Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Se você fez o Enem desse ano, com certeza sabe o que é a nota de corte, certo? Agora, caso você ainda está se preparando para fazer o vestibular e não tem ideia do que estamos falando, vamos explicar tudo!
Usada por muitas instituições e programas de acesso ao ensino superior, a nota de corte hoje é um dos instrumentos de maior importância para quem quer entrar na universidade.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, acompanhe!
Leia mais: Como funciona a nota do Enem? Entenda em detalhes aqui!
MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!
O que é nota de corte?
A nota de corte é a menor nota necessária do exame do Enem para se conseguir a aprovação em um processo seletivo. Em outras palavras, é a nota do Enem que o último candidato classificado para aquele curso, naquela instituição, recebeu.
Além dos programas do governo, alguns grandes vestibulares também utilizam a nota de corte para selecionar os candidatos para uma próxima fase.
Ela varia de acordo com cada processo seletivo, cada curso e a cada edição. Dessa forma, quando temos como base uma nota de corte de um processo anterior, ela servirá para ter uma ideia de como será a do atual, já que provavelmente mudará.
No entanto, quando você já tem noção das notas dos últimos anos, sabe que precisa estudar para tirar uma maior para que sua classificação seja mais provável.
Como funciona?
Durante a seleção para as instituições de ensino superior, os candidatos se inscrevem para as vagas, preenchendo seus cadastros com a nota que tiraram no Enem.
Quando o curso é escolhido, o candidato entra em uma espécie de fila classificatória de acordo com sua nota. Essa fila é a quantidade de vagas que o curso possui disponíveis para aquela seleção.
Então, se um curso tem 40 vagas, por exemplo, o processo de seleção classifica da vaga 1 até a vaga 40 os candidatos que se inscreveram para esse curso e que têm as melhores notas. Naquele momento, a nota de corte daquele curso naquela instituição é a nota do candidato da última posição, ou seja, o número 40.
E é por conta disso que elas variam tanto! Já que a nota será muito específica pois depende do candidato que se inscreveu para aquela vaga.
Além disso, a nota de corte ainda pode variar com o tipo de concorrência daquele estudante, podendo ser geral ou por cotas.
Como é a variação?
A nota de corte varia todos os dias até a finalização das inscrições. Pois, a qualquer momento, um candidato pode se inscrever para aquele curso específico e, se ele tiver uma nota mais alta que a do último colocado, por exemplo, vai tirar a vaga daquele que já estava na fila e além de tudo, aumentar a nota de corte geral para aquele curso.
Por isso que os candidatos têm que ficar de olho na nota de corte do curso todos os dias. Pois se hoje estão classificados, pode ser que amanhã não estejam mais. Dessa forma, dá tempo de fazer a inscrição para alguma outra instituição ou curso que esteja dentro das suas possibilidades de nota.
Como calcular?
Para saber a sua nota do Enem, você precisa somar as notas obtidas em cada uma das áreas de conhecimento da prova, que são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a Redação. A soma dessas notas deve ser dividida por cinco.
No entanto, algumas instituições de ensino superior aplicam pesos para disciplinas específicas do Enem. Por isso, você vai precisar saber qual peso que cada uma está utilizando para que você possa multiplicar pelo peso atribuído.
Qual a nota de corte do Sisu?
O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é o maior e mais concorrido processo seletivo do Brasil. Ele é um programa do MEC, Ministério da Educação, e é o responsável por distribuir vagas nas universidades públicas.
Para participar do Sisu é preciso ter realizado a última edição do Enem e não ter zerado na redação.
Baseado em anos anteriores, alguns cursos têm nota de corte bem alta, como Medicina, por exemplo, que costuma ser de 769, ou Odontologia, com 719. No entanto, algumas são mais acessíveis como Matemática, com 515, Física, com 517, Letras, com 518, ou Ciências Biológicas, com 526.
Conforme mencionamos, durante o período de inscrições, que costuma durar cerca de 4 dias, o sistema exibe as notas de corte para cada uma das vagas oferecidas, atualizando diariamente. Dessa forma, a verdadeira nota de corte só é revelada no final das inscrições.
Sendo assim, é importante saber que a nota de corte não é garantia de seleção. Isso porque você pode ser o último classificado para aquele curso e no mesmo dia, outra pessoa se inscrever e tomar o seu lugar.
Qual a nota de corte do ProUni?
O Programa Universidade para Todos também é um programa do MEC. Nesse caso, ele distribui bolsas de estudo em instituições privadas. Para participar do ProUni é necessário ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e também não pode ter zerado a redação.
As bolsas oferecidas pelo ProUni podem ser parciais, de 50% de desconto, ou totais e exigem que o estudante comprove sua renda familiar para poder atender os requisitos socioeconômicos do programa.
As notas de corte do ProUni costumam ser menores que as do Sisu, sendo que, baseado nos anos anteriores, para os mesmos cursos que citamos anteriormente, temos como nota de corte do ProUni: 708 para Medicina, 519 para Odontologia nos mais concorridos e para os menos concorridos temos outros cursos, como Marketing com 453, Nutrição com 460 e Psicologia com 465, por exemplo.
Já a divulgação das notas também segue o mesmo padrão do Sisu, com mudanças diárias de acordo com as inscrições dos candidatos.
Qual a nota de corte do FIES?
O FIES, Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, também é mais um dos programas do MEC. Ele oferece financiamento para os estudantes com juros baixos e prazo facilitado, podendo ser pago depois da formatura.
Ele também usa a nota do Enem para selecionar os classificados, bem como exige um mínimo de 450 pontos na média das notas. Até 2020 era necessário somente não zerar na redação, hoje o FIES está exigindo uma nota mínima de 400 pontos nela.
Outra exigência do FIES é comprovar renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa, não pode ter concluído nenhum outro curso superior e precisa ter estudado por todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa em escola particular.
A nota de corte do FIES também costuma ser mais baixa que a do Sisu, sendo que os cursos que citamos como Medicina e Odontologia, tem nota 760 e 630 respectivamente.
Já as notas mais baixas entre os cursos mais procurados estão em 500 pontos para o curso de Segurança do Trabalho, 505 para Gestão Hospitalar e 510 para Rede de Computadores.
Assim como os demais programas, é possível alterar o grupo de preferência e curso até o encerramento das inscrições.
Qual a nota de corte do vestibular?
Como mencionamos, alguns vestibulares utilizam a nota de corte do Enem para determinar os candidatos que foram selecionados para a segunda fase.
Além disso, muitas universidades particulares permitem utilizar a nota do Enem como forma de ingresso e até para oferecer bolsas de estudo, conforme o desempenho do candidato.
A Estácio, por exemplo, possui o Enem por nota, onde o candidato recebe bolsa de estudos proporcional ao seu desempenho.
UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!
Leia também: Matérias para estudar para o Enem: veja 57 conteúdos essenciais!
Agora que você já sabe tudo sobre a nota de corte do vestibular, já pode se programar para utilizar sua nota em algumas das opções que citamos. Você já sabe qual delas vai conseguir? Conta pra gente!
E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!