Se você já está atrasado nos estudos desse ano e quer focar principalmente no que pode ser mais importante, é sempre bom ter uma ideia das matérias para estudar para o Enem. Isso porque, considerando que já estamos chegando perto da prova, talvez não dê tempo de você estudar todos os temas pedidos.

Ou, ainda, se você já está o ano inteiro se preparando mas quer focar nas disciplinas que considera mais importante, essas dicas também podem servir para você. Afinal, são três anos do Ensino Médio resumidos em uma prova, é bastante matéria para estudar!

Se você quer saber mais sobre as matérias para estudar para o Enem, continue acompanhando.

Leia mais: Vai fazer Enem? Confira 40 filmes para estudar história

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Matérias para estudar para o Enem: estrutura da prova

Primeiramente, você tem que saber como funciona a prova do Enem.

São 180 questões objetivas dos seguintes temas, sendo 45 de cada um: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Além disso, o candidato também precisa fazer uma redação de, no máximo, 30 linhas.

Além disso, por mais que cada tema tenha as suas disciplinas relacionadas, as questões podem ser interdisciplinares e contextualizadas. Em outras palavras, isso significa que uma mesma questão pode envolver o conhecimento de mais de uma área.

Seguem as disciplinas de cada área de conhecimento:

  • Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática;
  • Redação: diversos temas da atualidade.

No edital do Enem, existe a chamada Matriz de Referência do Enem. Nela são apresentadas as diretrizes de como as provas são elaboradas e descreve as competências e habilidades que são esperadas dos estudantes que farão a prova.

Nessa matriz estão algumas exigências dos estudantes, como por exemplo, dominar a norma culta da língua portuguesa, compreender fenômenos naturais, interpretar dados e informações e saber elaborar propostas.

Então, além de saber as disciplinas é importante saber interligá-las e interpretar cada questão.

Quando serão as provas do Enem 2020

As provas são sempre feitas no final do ano, no entanto, por conta da pandemia de Covid-19, o Enem 2020 será feito em janeiro e fevereiro de 2021. Sendo assim, a previsão das datas das provas é a seguinte:

  • Provas impressas: no domingo dia 17 de janeiro de 2021 com as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, e no domingo seguinte, dia 24 de janeiro de 2021 com as provas de Ciências da Natureza e Matemática;
  • Prova digital: no domingo, dia 31 de janeiro de 2021 e no domingo seguinte, dia 7 de fevereiro de 2021;
  • Reaplicação da prova: para pessoas que foram afetadas por problemas de estrutura, a prova será reaplicada na quarta, dia 24 de fevereiro de 2021 e na quinta, dia 25 de fevereiro de 2021;
  • Resultados: a partir de 29 de março.

Leia também: Descubra quando sai a nota do Enem e prepare-se para a faculdade!

Quais as matérias para estudar para o Enem

O Colégio Poliedro junto com o site Brasil Escola desenvolveu um interessante estudo com base nas provas do Enem de 2008 até 2018 para saber os temais que mais caíram em cada uma das disciplinas. Saiba quais são os principais temas de cada uma delas:

Ciências da Natureza

  • Biologia: Sistema imunitário; Ecossistema; Fundamentos da Ecologia; DNA e RNA e Genética;
  • Química: Ligações Químicas, Polaridade e Forças; Reações Orgânicas; Compostos Orgânicos; Eletroquímica e Leis Ponderais e Estequiometria;
  • Física: Acústica; Energia, Trabalho e Potência; Resistores; Calorimetria e Impulso, Quantidade de Movimento e Análise Dimensional.

Ciências Humanas

  • História: Segunda Guerra Mundial; Segundo Reinado; Governos Pós-Regime Militar; Era Vargas e a República Velha;
  • Geografia: Questões Ambientais; Climatologia; Urbanização; Globalização e Cartografia;
  • Filosofia: Aristóteles e Escola Helenística; Racionalismo Moderno; Escola Sofística, Sócrates e Platão; Filosofia Contemporânea e Escola de Frankfurt;
  • Sociologia: Sociologia Contemporânea; Cidadania; Cultura e Educação; Capitalismo e Economia e Sociedade.

Linguagens

  • Língua Portuguesa e Literatura: Tendência Contemporâneas; Estrutura e Formação das Palavras; Pontuação; Classe de Palavras e Verbo;
  • Interpretação de Texto: Textualidade; Tipos de Texto; Análise da Pessoa, do Espaço e do Tempo; Funções da Linguagem e Narratividade;
  • Educação Física: Esporte e Espetáculo e Influência da Mídia no Corpo;
  • Artes: Arte Contemporânea; Arte nos Séculos XV e XVI; Elementos Básicos das Artes Plásticas; Elementos Básicos de Música e Música no Século XX.

Matemática

Matemática: Problemas de 1º e 2º Graus; Grandezas Proporcionais e Médias Algébricas; Porcentagem e Matemática Financeira; Funções e Noções Básicas de Estatística.

Dicas de organização das matérias para estudar para o Enem

Não basta saber as principais matérias para estudar par ao Enem, tem que também saber se organizar. Dessa forma, separamos algumas dicas para você que não quer perder tempo.

Faça uma programação até o dia da prova

Primeiramente, calcule quantos dias faltam para a prova e divida as matérias que você tem que estudar durante esses dias. Essa é a maneira mais fácil de saber se você vai conseguir dar conta de estudar tudo e, se não, em seguida pode focar no que você julga mais importante.

Para isso, você cria um cronograma de estudos, organizando seus horários de estudo, lazer, descanso, entre outras atividades.

Refaça provas anteriores

Uma das melhores maneiras de se habituar à prova do Enem, é realizando os testes anteriores.

Além de ter uma ideia do estilo das questões, você ainda pode cronometrar seu tempo resolvendo a prova de tal forma que pode saber se está conseguindo dar conta de tudo. Dessa maneira você não chega no dia de fato sem saber como funciona.

Simulados também podem ser úteis. Você encontra vários disponíveis na internet.

Pratique a Redação

A Redação do Enem é, definitivamente, uma das provas mais importantes. Primeiramente porque você não pode zerar, senão não concorre às vagas do Sisu, por exemplo.

Dessa forma, você precisa praticar bastante. Existem alguns sites que você enviar sua redação para que ela seja corrigida.

Também é importante estar sempre atualizado nas notícias do Brasil e do mundo, já que muitos temas são retirados dos problemas cotidianos e sociais. Sendo assim, você vai precisar entender bastante sobre argumentação para propor soluções.

Além disso, é fundamental saber escrever a redação no formato exigido. Desse modo, aprenda bem todas as competências exigidas para um texto dissertativo-argumentativo, que é o formato da redação do Enem.

Leia

Não só para ficar em dia com o possível tema da redação, mas também para melhorar a sua capacidade de análise e interpretação de texto, leia bastante!

Mesmo que a leitura não tenha a ver diretamente com o estudo para a prova, ler sempre melhora nossa capacidade de entendimento e, por consequência, ajuda nos estudos para o Enem.

Você pode ler notícias, livros de literatura, ficção, biografias, o que você preferir.

Aproveite as redes sociais para estudar para o Enem

Você já ouviu falar dos Studygrams? São perfis em redes sociais dedicadas aos estudos. Muitos deles são administrados por vestibulandos ou jovens que já entraram na faculdade e compartilham seu conhecimento e experiência no Instagram.

São diversos conteúdos gratuitos e algumas apostilas pagas que você pode ter acesso pelos diversos perfis disponíveis na rede social.

O YouTube também pode ser um grande aliado na hora de estudar. São incontáveis perfis que disponibilizam videoaulas gratuitas sobre todas as matérias para estudar para o Enem. Você pode assistir às aulas quantas vezes quiser, no horário e local que você preferir.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Como utilizar o resultado do Enem para conseguir uma bolsa?

Matérias para estudar para o Enem: captou todas?

Agora que você já sabe as principais matérias para estudar para o Enem, já pode planejar fazer um dos cursos que a Estácio oferece. Dessa forma faça agora mesmo a sua inscrição na Estácio e conheça todas as maneiras de ingresso, inclusive como ganhar bolsas de estudo!

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui