As bolsas de graduação são fundamentais para que grande parte dos alunos consigam ingressar em uma universidade e completar os seus estudos. Afinal de contas, pagar as mensalidades de um curso nem sempre é fácil. É por isso que instituições de ensino de todo o país tem oferecido bolsas de graduação para ajudar os estudantes. Nesse post, vamos detalhar cinco modalidades de bolsas de graduação que podem interessar a você.

Em resumo, as bolsas de graduação visam atrair os estudantes e dar a oportunidade para que muitas pessoas realizem o sonho de ter um curso superior. Desse modo, melhorar as oportunidades no mercado de trabalho. É possível, por exemplo, utilizar o resultado do Enem para isso.

Nesse post, você conhecerá melhor sobre essas formas de se manter na universidade. Além disso, vai entender como funcionam e qual delas é a ideal para você conquistar o diploma.

Vamos lá?

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Como conquistar uma bolsa 100% na faculdade?

5 principais modalidades de bolsas de graduação

Investir em educação demanda planejamento, esforço e alguns cortes no orçamento, certo? 

Por outro lado, instituições de ensino como a Estácio oferecem programas especiais de bolsas de graduação para facilitar o seu acesso ao ensino superior.

Confira cinco modalidades de bolsas de graduação oferecidas na Estácio e que podem mudar o seu futuro:

PAR – Parcelamento Estácio

Uma das facilidades oferecidas pela Estácio para quem deseja fazer uma graduação sem que isso signifique sacrificar as finanças é o PAR – Parcelamento Estácio.

Essa modalidade de bolsa de graduação é, na verdade, uma facilidade de pagamento oferecida pela Universidade Estácio de Sá que permite ao aluno ter o dobro de tempo para pagar o seu curso. E tudo isso totalmente sem juros.

O PAR funciona da seguinte maneira: o aluno inicia a graduação pagando apenas 30% da mensalidades nos dois primeiros períodos. E depois, pode parcelar os demais semestres da graduação.

Além disso, a contratação do Parcelamento Estácio não requer nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e é pré-aprovado para estudantes.

Processo sem burocracia

Para conseguir o benefício, basta o aluno ser aprovado no vestibular e todo o processo de adesão é realizado sem burocracia e sem complicação.

E para saber se o Parcelamento Estácio é o benefício que você precisa para realizar a sua graduação, no portal da Estácio você consegue fazer uma simulação e entender qual a melhor forma de parcelar o seu curso superior de maneira simples e rápida.

Entre outras vantagens de se optar pelo Parcelamento Estácio estão:

  • Sem taxa de juros;
  • Não é necessário fiador;
  • Não é exigida conta em banco.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma das bolsas de graduação mais populares no Brasil.

Criado e mantido pelo Ministério da Educação (MEC), o FIES tem como público os estudantes que precisam de melhores condições de pagamento para que possam concluir suas graduações.

Regulamentado pela  Lei nº 10.260, de 2001, o FIES só pode ser solicitado para estudantes de graduação na modalidade presencial e de cursos não gratuitos com boa avaliação no SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Com o auxílio do FIES, o aluno pode financiar toda a graduação com juros mais baixos ou mesmo juros zero. No entanto, é bom destacar que o programa é bastante concorrido.

Conheça mais detalhes sobre o Programa de Financiamento Estudantil:

Quais as regras do FIES?

Para participar se inscrever no FIES o aluno precisa:

  • Ter realizado o Enem a partir de 2010;
  • Ter uma média de 450 pontos na prova objetiva e nota de redação maior que zero no Enem;
  • Ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Durante a graduação, o estudante aprovado no FIES precisa apenas pagar um valor mensal que irá cobrir o seguro de vida e taxas bancárias. Esse valor é bem abaixo daquele que geralmente é pago em uma mensalidade da graduação.

Esse financiamento só é pago após o aluno concluir a graduação e o valor das parcelas é cobrado conforme a sua renda. Ou seja, ao conquistar o seu primeiro emprego depois da graduação, as parcelas do FIES são cobradas diretamente na folha salarial do profissional.

Porém, caso o recém-formado não tenha como comprovar renda, um valor mínimo de pagamento é acordado e cobrado.

Como se inscrever para o FIES?

O processo de seleção para o FIES acontece duas vezes ao ano e as inscrições são realizadas pela Internet no Portal FIES Seleção.. O prazo das inscrições costuma durar 4 dias e pessoas do Brasil inteiro buscam essa oportunidade. Por isso, muitas vezes, o sistema fica sobrecarregado.

No FIES Seleção o aluno realizará um cadastro completo e informar a renda familiar. Uma curiosidade é que, ao cadastrar o seu CPF o sistema já informa a nota do Enem e prossegue ou não com a inscrição.

Além disso, o aluno ainda precisa participar de outras etapas como:

  • Questionário;
  • Grupo Familiar;
  • Grupo de Preferência (onde você seleciona os cursos que deseja concorrer o financiamento).

Caso o FIES seja aprovado, o aluno deverá reunir alguns documentos e levá-los a universidade escolhida. A última etapa é assinar o contrato junto ao banco.

DIS –  Diluição Solidária da Estácio

O programa de Diluição Solidária da Estácio (DIS) é mais uma forma que a Estácio oferece para facilitar o ingresso e manutenção dos alunos na graduação.

O DIS funciona da seguinte maneira: o aluno paga apenas R$ 49 no primeiro mês e a diferença do valor integral da mensalidade é diluída ao longo de todos os semestres até o fim do curso.

O programa é oferecido a todos os alunos da graduação, seja na modalidade presencial, EaD ou Ead Flex. Com o DIS, a Estácio vem conseguindo facilitar o sonho de milhares de estudantes de todo o país, de forma prática e barata.

Além disso, caso o aluno queira, ele pode antecipar o pagamento da Diluição Solidária. Como? Buscando as orientações na Secretaria ou no Campus Virtual do Aluno.

Seguro Educacional

Já o Seguro Educacional é uma garantia que o aluno conquista caso fique sem emprego.

O benefício, oferecido pela Estácio, garante um crédito de até 6 vezes o valor da mensalidade em caso de desemprego involuntário. Ou ainda, morte do responsável financeiro.

Para ter acesso ao Seguro Educacional, o aluno matriculado em um dos cursos da Estácio deverá fazer uma solicitação através do Campus Virtual.

Os pré-requisitos para conseguir aprovar a solicitação são:

  • Contrato de Trabalho indeterminado, em regime de CLT, pelo período mínimo de 12 meses ininterruptos com o mesmo empregador;
  • A demissão não deverá ter sido motivada por justa causa, término de vigência ou PDV – Plano de Demissão Voluntária;
  • Responsável pelo pagamento da mensalidade não poderá contrair novo vínculo empregatício antes de decorridos 30 (trinta) dias a partir da data da perda do evento (Franquia).

É importante lembrar que esse benefício é exclusivo para o pagamento das mensalidades dos alunos. Não é permitido o reembolso das mensalidades pagas. 

Caso o aluno esteja com todas as suas mensalidades pagas até o momento da liberação do benefício, o valor do seguro será utilizado para pagar as mensalidades futuras da graduação.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal é tão popular quanto o FIES. A diferença é que, ao invés de oferecer financiamento, o Prouni oferece bolsas de estudos, integrais e parciais de até 50% em instituições particulares de educação superior.

Podem se inscrever no Prouni:

  • Estudantes brasileiros que não possuem diploma de curso superior;
  • Estudantes que tenham realizado a edição mais recente no Enem e ter alcançado uma média acima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação;
  • Alunos que tenham cursado todo o ensino médio da rede pública ou na condição de bolsista integral na rede particular;
  • Estudantes com deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública (sem a necessidade de comprovação de renda);
  • Alunos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

A inscrição ao processo de seleção do Prouni acontece em etapa única. Em seguida, os estudantes são classificados conforme as opções e notas do Enem. E a classificação é realizada em duas chamadas, ocorrendo também a possibilidade de lista de espera.

Agora que você já conhece algumas facilidades para conquistar o seu diploma, a realização do seu sonho fica ainda mais fácil.

Conheça as graduações oferecidas pela Estácio e garanta o seu diploma com a qualidade de uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui