Criatividade e inovação: conheça cursos que aprimoram essas qualidades

Você costuma ouvir que é muito criativo? Gosta de escrever e de trabalhar com imagens? Então saiba que criatividade e inovação são elementos essenciais para quem deseja atuar em diversas profissões. Não dá para projetar uma casa, produzir um filme ou mesmo vender um produto para o novo perfil de consumidor – mais participativo e crítico – sem esses atributos. Então, aproveite a sua criatividade e inovação e utilize essas qualidades a seu favor ao escolher qual carreira seguir.

Lembre-se que é difícil ensinar alguém a ser criativo e inovador. Se você já possui essas características, você tem algo muito valioso. No entanto, no mercado competitivo em que vivemos, não basta apenas ter essas qualidades. Para diferenciar-se, nada melhor do que investir em cursos de graduação que ajudam a aprimorar as habilidades e a moldá-las de acordo com a sua atividade profissional. Saiba como!

Confira profissões que dependem do uso de criatividade e inovação

1. Design Gráfico

Ao contrário do que muita gente pensa, o design não tem a estética como principal preocupação, mas sim a funcionalidade. Assim, conseguir comunicar visualmente é a principal atribuição de um designer gráfico. Isso pode ocorrer por meio de imagens, desenhos, diagramação e animações. Você se depara diariamente com o trabalho de um designer quando vê logos, marcas, embalagens, revistas, jornais, anúncios, camisetas, aplicativos e uma grande afinidade de produtos.

Quem quer cursar Design Gráfico precisa, acima de tudo, ter criatividade e inovação no seu DNA. Porém, outros atributos são necessários, como capacidade de organização, boa comunicação, além de se dar bem com a tecnologia. Essas habilidades serão aprimoradas durante a faculdade, já que a grade curricular do curso conta com disciplinas como Desenho Artístico, Produção Gráfica, Tecnologia da Informação e Comunicação, Estética Aplicada ao Design Gráfico, Ilustração e Comunicação e Expressão.

2. Design de Moda

O profissional formado em Design de Moda precisa de criatividade e inovação para desenhar roupas, acessórios e estampas, além de criar tendências utilizando estética e ergonomia. Na faculdade, os futuros designers de moda têm disciplinas como Modelagem, Desenho Artístico, Oficina de Criatividade, Ateliê de Costura, Design de Superfície, Identidade Visual, Técnicas de Fotografia, Planejamento de Coleção e Novas Tecnologias.

3. Marketing

O profissional de Marketing deve ter criatividade para encontrar diferentes formas de divulgar um produto, serviço ou empresa. Todas as estratégias desenvolvidas por esse profissional terão como objetivo o incremento das vendas de seus clientes. Por isso, o principal ativo do profissional de Marketing é o consumidor e as suas necessidades.

Por ter essas características, o setor de Marketing deve antecipar e satisfazer os desejos dos clientes por meio das estratégias de comunicação que terão como base estudos de mercado. Fazem parte da grade curricular dessa graduação disciplinas como Análise do Comportamento do Consumidor, Comunicação Organizacional, Marketing Digital e Novos Negócios.

4. Publicidade e Propaganda

Uma propaganda só se diferencia das outras e chama atenção do público quando há muita criatividade e inovação envolvidas no projeto. O publicitário é quem cria essas campanhas, que podem ter o objetivo de apresentar um produto ou serviço ou de construir uma boa imagem de determinada marca.

Além da criação de artes, o profissional formado em Publicidade e Propaganda precisa fazer pesquisas para definir o perfil do público-alvo de cada ação. Entre as disciplinas que fazem parte dessa faculdade estão as de Fotografia, Computação Gráfica e Editoração Eletrônica, Semiótica, Redação Publicitária, Comportamento do Consumidor, Direção de Arte em Publicidade e Propaganda, Estética e História da Arte Contemporânea, Mídias Digitais, entre outras.

5. Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto precisa lidar diariamente com criatividade e inovação ao projetar e coordenar a construção de casas, prédios e espaços internos, levando em conta a estética, a funcionalidade e o conforto dos ambientes. Como o trabalho do arquiteto tem essas características, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem mais disciplinas criativas e humanísticas do que a formação de um engenheiro civil, por exemplo, que aprende questões mais técnicas, como resistência de materiais e cálculos estruturais.

Assim, enquanto o arquiteto tem a função de planejar a utilização de cada espaço, o engenheiro será o profissional responsável pela execução do projeto elaborado por ele. Entre as disciplinas que fazem parte da faculdade de Arquitetura e Urbanismo estão a de Desenho de Observação, Representação Gráfica, Conforto Ambiental e Artes.

6. Cinema

O profissional formado na graduação de Cinema precisa ter múltiplas habilidades. Entre outras, estão as que envolvem criatividade e inovação – indispensáveis em todas as etapas de produção de um filme.

Quem atua na área também deve conseguir detectar tendências e ter conhecimento de cultural geral, além de saber trabalhar em equipe. O curso de Cinema ajuda o acadêmico a desenvolver todas essas características com aulas de Direção, Fotografia e Roteiro, por exemplo. A grade curricular traz ainda disciplinas como Ciências Sociais, Práticas Audiovisuais, Teoria da Imagem, Dramaturgia e Som do Filme.

Você se identificou com algum dos cursos acima? Então fique de olho em nosso blog e se mantenha atualizado sobre vestibulares e mercado de trabalho. A gente se encontra na faculdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *