Há quem pense que o estudante que cursa a faculdade de Letras está destinado a ser somente professor da língua escolhida. É claro que muito do conhecimento adquirido durante esses cursos está voltado para a docência. Mas existem muitas outras opções no mercado de trabalho para depois da formatura da faculdade de letras.

Em resumo, esse profissional está muito associado à sala de aula. No entanto, é preciso considerar que há um amplo mercado de trabalho à frente de quem se forma em Letras. Podemos citar, por exemplo, a carreira de escritor, ou ainda de colaborador em veículos de imprensa. Ou ainda ser um nômade digital.

Por essa razão, nesse post, você vai conhecer os cursos que a Estácio oferece no campo de Letras e também detalhes sobre as possibilidade de atuação em cada área.

Confira!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DA ESTÁCIO!

Leia também: Graduação para concursos: seis cursos para entrar no serviço público

Faculdade de Letras da Estácio

Letras – Espanhol

O curso de Letras Espanhol da Estácio tem duração de 4 anos e pode ser feito tanto presencialmente quanto à distância.

Habilita o profissional para que seja capaz de fazer reflexão crítica e criativa em relação à linguagem no contexto sócio-cultural. Além disso, capacita profissionais para proporcionarem visão abrangente da utilização da linguagem.

Bem como, o curso também traz conhecimento de novas tecnologias. Através delas o formando será capaz de gerir sua formação nos âmbitos da pesquisa e extensão.

Mercado de Trabalho

Na prática, muitos profissionais tendem a atuar no magistério. Porém, há grande atuação em outras funções. Algumas delas: revisor de textos ou tradutor em editoras ou entidades particulares que necessitem desse serviço.

Também pode atuar como escritor em editoriais de jornais, revistas, de periódicos literários ou pedagógicos. Além disso, pode confeccionar relatórios ou outros documentos de redação em empresas. Outra opção é atuar com pesquisador linguístico.

Ainda pode trabalhar em programas comunitários que necessitem de supervisão ao trabalho do alfabetizador, auxílio na organização de bibliotecas comunitárias e programas de leitura.

Além disso, a faculdade de Letras – Espanhol tem mais duas variações:

Letras – Espanhol – Formação Pedagógica

Tem duração de 1 ano e 6 meses na modalidade à distância. Essa formação, de um modo geral, habilita à docência. O profissional torna-se apto a na área da educação escolar e não escolar, em todo o ensino básico. Além disso pode fazer concurso público. O mercado de trabalho é focado no campo educacional, empresas e ONGs.

Letras – Espanhol – Segunda Licenciatura

É também um curso digital da Estácio com duração de 1 ano e meio. O curso tem como foco ampliar a formação do professor para que este possa ter mais condições de contribuir com seus alunos e inseri-los na socialização. O foco do mercado de trabalho é a atuação dos profissionais como professores.

Além disso, o mercado procura profissionais capacitados. Por conta disso, quanto mais qualificados e mais ampla for sua possibilidade de atuação no mercado, mais fácil será seu ingresso no mesmo.

Leia também: Licenciatura ou bacharelado: qual modalidade escolher?

Letras – Inglês

A Estácio oferece o curso de Letras – Inglês nas modalidades presencial e EAD com duração de 4 anos. Tem como foco a formação de professores, através de competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

Forma profissionais pedagogicamente preparados para atuar no ensino, tanto em escolas, quanto cursos e projetos vinculados a educação.

A faculdade Estácio tem como metodologia ancorada na formação e um professor autônomo e capaz de estimular seus alunos na busca pelo conhecimento. A educação é pautada em metodologias ativas, favorecendo a formação de um profissional que entende que os espaços educacionais.

Mercado de trabalho

Por conta de ser a língua mais falada do mundo, o mercado para quem faz faculdade de Letras – Inglês é bem amplo. Hoje, os cursos de inglês fazem parte dos custos das famílias e cada dia crescem mais as escolas bilíngues.

Enfim, tanto para para relações de trabalho, como para o lazer, são necessários profissionais capazes de formar, direcionar e fundamentar conhecimentos. Diante desta demanda, o mercado para os professores de inglês mostra-se aquecido.

O mercado ainda necessita de profissionais capazes de edições, traduções e suporte em língua inglesa, em que são valorizados os sujeitos graduados na língua.

A faculdade de Letras – Inglês tem mais duas modalidades de formação:

Letras – Inglês – Formação Pedagógica

É um curso da Estácio de formação pedagógica com 1 ano e meio de duração na modalidade EAD. Assim como na faculdade de Letras – Espanhol, esse curso de um modo geral, habilita à docência. O mercado de trabalho é focado no campo educacional e ensino básicos. Além de empresas e ONGs.

Letras – Inglês – Segunda Licenciatura

Curso digital da Estácio com duração de 1 ano e meio. O curso também tem como foco ampliar a formação do professor para que este possa ter mais condições de contribuir com seus alunos. Assim como na faculdade de Letras – Espanhol – Segunda Licenciatura, o principal foco do curso é a atuação dos profissionais como professores.

Letras – Libras – Língua Portuguesa

É um curso de graduação da Estácio totalmente digital com formação em 4 anos e meio.

O curso de Letras – Libras – Língua Portuguesa tem por finalidade habilitar profissionais para o ensino, disseminação e uso da língua brasileira de sinais. Relacionado com as diferentes manifestações culturais, identitárias, históricas, sociais, políticas, educacionais da comunidade surda brasileira.

Além disso, torna os docentes aptos para o ensino do português, na modalidade escrita e para surdos sob perspectiva de segunda língua.

Também a formação de docentes em Libras/língua portuguesa enfatiza-se pela necessidade de profissionais para atuar na educação básica e em diversos segmentos da sociedade.

O curso possibilita aos discentes conhecimentos também nas áreas da Educação, da Linguística da Libras, da Literatura Surda e dos Estudos Culturais Surdos.

Leia também: Estácio Flex: o que é e quais os cursos disponíveis nessa modalidade

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho, além de ser voltado para o magistério na educação básica e no ensino superior, também atua no desenvolvimento de projetos com impactos sociais, educacionais, artísticos, culturais, acadêmicos, científicos.

Esses profissionais podem atuar na produção de materiais didáticos digitais sob abordagem de Pedagogias da Visualidade para diferentes modalidades de ensino da educação formal, não-formal e informal e para a promoção da inclusão, acessibilidade, diversidade humana e direitos humanos.

Pode atuar na criação de glossários de novos termos para a Libras (lexicografia, neologismo). Esses são comumente chamados de sinalários na comunidade surda.

Tem havido também maior demanda de vagas em concursos públicos para a rede federal de ensino.

Letras – Língua Portuguesa – Licenciatura

É um curso da Estácio com duração de 4 anos, tanto presencial quanto EAD.

Forma profissionais que trabalhem com o eixo estruturador da cognição e da linguagem. Esta vem aperfeiçoando-se para atender também às necessidades do entorno social e à diversificação do mercado de trabalho. Promove ao estudante um processo contínuo de reflexão sobre o papel da linguagem, na constituição do homem e da sociedade.

O professor de língua materna tem um papel transformador, pois deve apresentar ao aluno a norma culta, propiciando o acesso à modalidade escrita da língua e aos diferentes estratos sociais.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Mercado de trabalho

O profissional de Letras poderá atuar como professor de língua portuguesa e de literaturas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio, podendo inserir-se em configurações empresariais que requisitarem o seu conhecimento e formação técnica.

Poderá desempenhar também a tarefa de revisor editorial, participar de editoriais de jornais e periódicos literários ou pedagógicos, supervisionar relatórios que exijam conhecimento da língua, além da possibilidade de ser redator dos mais variados meios de comunicação.

A faculdade de Letras – Língua Portuguesa tem mais 3 opções:

Letras – Língua Portuguesa – Formação Pedagógica

Assim como a formação pedagógica em Espanhol ou Inglês, na Língua Portuguesa, tem duração de 1 ano e meio na modalidade EAD e é um curso que habilita à docência. O mercado de trabalho é focado no campo educacional e ensino básicos, tato públicos quanto privados, além de empresas e ONGs.

Letras – Língua Portuguesa – Bacharelado

Curso digital da Estácio com uma formação consolidada em produção textual, cultura literária e estrutura linguística. O bacharel em língua portuguesa está habilitado a trabalhar em diversas áreas que privilegiam a comunicação, formal e informal. Pode atuar como revisor, consultor em publicidade, assessor de comunicação e mídias, inclusive mídias digitais.

Letras – Língua Portuguesa – Segunda Licenciatura

Curso digital da Estácio com duração de 1 ano e meio. O curso também tem como foco ampliar a formação do professor para que este possa ter mais condições de contribuir com seus alunos.

Escolha qual faculdade de letras fazer e venha garantir um diploma de qualidade na Estácio. Faça já sua inscrição.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui