Preparar-se para o Enem é uma tarefa que envolve muita organização e estudo. Um processo muitas vezes cansativo. Só que, você já parou para pensar que filmes para estudar história podem tornar essa matéria mais interessante e atrativa? 

E você pode até desconfiar o porquê: filmes e documentários podem ajudar, e muito, na compreensão daquilo que se lê! Na prática, podem servir de motivação e podem ser uma ótima saída de reforço. Ou seja, além da sua rotina de estudos habitual, uma boa dica é incluir os filmes como complemento.

A imaginação já contribui muito, mas nada como um pouco de pipoca e ação para colaborar na memorização e retenção do aprendizado! Claro que a revisão e estruturação de um material é fundamental, mas os filmes podem ser uma maneira de estudar. Principalmente, para quem está se preparando para o Enem.

Foi pensando nisso que levantamos uma lista com 40 filmes imperdíveis para estudar história e conseguir uma vaga tão sonhada na faculdade. E, porque não, na Estácio? Confira!

Leia também: Quer empreender na faculdade? Conheça a Empresa Júnior da Estácio!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Filmes para estudar história: Você pode ir além das aulas!

Para se preparar para a prova do Enem, o repertório não precisa ser apenas o das aulas. Ir além delas, dos livros e anotações pode agregar no seu modo de fazer o link entre os fatos que compõem a história. Contudo, fique atento às partes que podem ser adaptadas, já que filmes são sempre releituras de fatos reais.

Então, se você está se preparando para o Enem, aqui vai uma lista de 40 filmes para complementar os estudos. Assim, você pode melhorar o entendimento dos assuntos e acontecimentos relevantes de diversos períodos históricos.

Confira a lista:

  • A guerra do fogo: este filme retrata o encontro de duas tribos pré-históricas em que uma se apresenta mais evoluída do que a outra. 
  • O elo perdido: o roteiro conta uma história que se passa na África Ocidental, em que um antropólogo encontra pigmeus e acredita ter se deparado com o elo entre o homem e os primatas.
  • Spartacus: conta sobre o escravo de guerra Romano que se tornou gladiador e liderou a famosa revolução da Roma Antiga.
  • Gladiador: retrata o período imperial Romano, com seus problemas internos de divisão de poder – ganhador do oscar de 2001.
  • 300: o roteirista se apoia em situações históricas para contar a invasão dos Persas vivida pelos Gregos, quando o Rei espartano Leônidas convocou 300 dos seus melhores soldados para enfrentar um numeroso exército de Persas.
  • Ben Hur: aqui é possível conhecer a história de Judah um nobre injustamente acusado de traição ao Império Romano, que sobrevive a anos de escravidão. 
  • Alexandre: conta a biografia de Alexandre, O Grande, importante rei da Macedônia, que formou um enorme império. 
  • Tróia: esse filme referencia a guerra entre Tróia e Menessência pela trama entre Paris, Helena e Menelaus.  
  • O Nome da Rosa: mostra a Idade Média, em meados do século XVI, a partir de acontecimentos que se dão em um mosteiro. 
  • Gengis-Khan: imperador Mongol e sua trajetória de conquistas que reuniu um dos maiores impérios do planeta são retratados neste filme. 
  • Joana D’Arc: é uma jovem que consegue liderar o exército Francês e tem grandes feitos na Guerra dos Cem Anos, contra os Ingleses.

Quer mais? Então olha só:

  • Cruzada: Conta sobre a terceira cruzada, que se passa em 1189 a 1192. Lembrando que as cruzadas foram uma série de expedições com o  objetivo de assegurar o domínio cristão sobre os lugares sagrados que eram controlados pelos muçulmanos. 
  • O Imperador: o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que finaliza com a vitória do Norte na época do 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln que nesta mesma época tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos para acabar com a escravidão.
  • 1492: A conquista do Paraíso: neste filme você vê as viagens de Cristóvão Colombo para a América durante a expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI. É possível acompanhar todo o desenrolar para que o apoio financeiro da Coroa Espanhola desse certo para sua expedição, o descobrimento da América em si, e até o comportamento dos europeus ao chegarem no Novo Mundo.
  • A Missão: baseado em fatos reais, o filme trata dos conflitos entre os jesuítas e a coroa espanhola durante a Guerra Guaranítica, entre 1750 e 1756, envolvendo os índios guaranis, as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil após o Tratado de Madri.

Respira, porque ainda tem mais…

  • O Diário de Anne Frank: Para entender uma parte importante do Holocausto, esse filme mostra a história de Annelies Marie Frank (12 de junho de 1929 – fevereiro de 1945), uma adolescente alemã de origem judaica, que se tornou uma das figuras mais discutidas do século XX após a publicação do Diário de Anne Frank (1947)
  • Carlota Joaquina, a Princesa do Brasil: Neste filme você pode entender como Carlota Joaquina tornou-se parte da cultura popular e uma figura histórica importante.
  • Stalin: O filme retrata a carreira política e a vida pessoal do líder soviético Josef Stalin, demonstrando como ele foi capaz de transformar seu país numa grande potência,1967.
  • Pra frente, Brasil: Você pode estudar a Ditadura Militar no Brasil com o relato do filme, que acontece em 1970. Enquanto o país inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, prisioneiros políticos são torturados nos porões da Ditadura. Muitos inocentes sendo vítimas desta violência. O filme relata a prisão de um cidadão confundido com um ativista político durante o Regime Civil-Militar (1964-85).

E para fechar..

  • Mahatma Gandhi: Para retratar a importância de Mahatma Gandhi e sua trajetória política na independência indiana, o filme começa com a cena da morte de Gandhi. Volta no tempo para contar sua experiência na África do Sul, ainda colonizada pela Inglaterra e, posteriormente, sua volta para Índia até a independência do país e a divisão entre Índia e Paquistão.
  • Mandela: O filme aborda todo o percurso traçado pelo líder sulafricano em sua luta pelo fim do Apartheid, mostrando os 27 anos de cárcere vividos pelo que acreditava. Foi inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994.
  • Nascido em 04 de Julho: Para falar da guerra do Vietnã, o filme narra o regresso de um jovem soldado aos EUA, que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a guerra. Além disso, aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista.

Outras dicas além de ver filmes para estudar história

Além de assistir filmes para estudar história e agregar em seus estudos e memorização, você pode criar diversos métodos para se preparar para o Enem. Esses métodos vão além da própria leitura de livros e resumos.

É preciso criar estratégias para se manter firme durante este processo para o Enem!

Leia também: Faculdade com bolsa: 5 formas de ingresso para estudar na Estácio!

Exemplos práticos

Aqui vão alguns exemplos para te ajudar – além dos filmes para estudar história – com o objetivo de manter uma rotina eficiente e produtiva. Além de menos cansativa, garante  bom aproveitamento do tempo, a construção de conhecimentos e a fixação das matérias.

São também compatíveis com variados perfis de alunos.

Anota aí!

  • Escolha um modelo intercalado de estudos. Você pode distribuir as áreas de estudos entre os dias da semana, intercalando entre humanas, exatas e biológicas. Dessa forma você garante que elas tenham uma distribuição de tempo equivalente entre si. É uma maneira de não se cansar e garantir o entendimento. 
  • Explicar a matéria para si mesmo e gravar para ouvir depois. Essa tática colabora para que você entenda em que partes ainda está falhando, e também quais são as partes que já tem plena compreensão. 
  • Outra técnica é separar a matéria através de perguntas principais. Você faz estas perguntas e deixa as respostas prontas, de modo que seu pensamento fique mais organizado sobre as grandes questões envolvidas em cada assunto.
  • Existe também o estudo mnemônico. Mas o que é isso? É pensar em siglas das principais palavras de um conceito. E então, a partir do momento que você lembrar-se das siglas, automaticamente o conteúdo se desenrola em sua mente! 
  • Não se esqueça também de organizar a releitura de seus resumos. Isso deve ser feito com frequência, para que a matéria esteja sempre fresquinha e pronta para a realização da prova do Enem!

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Graduação para concursos: 6 cursos para entrar no serviço público

Filmes para estudar história: gostou das sugestões?

Assim como os filmes para estudar história, estas técnicas podem deixar a vida do estudante mais simples e dinâmica. Procure descobrir o seu estilo de aprender, porque cada pessoa fixa melhor a matéria de um jeito diferente.

Seja vendo filmes para estudar, lendo em voz alta, se ouvindo, desvende esse terreno! E dica final importante: não procrastine para não precisar sair correndo depois. Organização garante descanso e maior tranquilidade!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui