O curso de formação em Tecnólogo EAD é sim uma graduação de ensino superior! Por ser um curso com duração de 2 ou 3 anos com a facilidade do ensino à distância, essa pode ser a sua chance de ter uma grande ascensão profissional. Assim, você pode obter um diploma tão válido quanto o presencial e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). 

Os cursos tecnólogos EAD, realizados na modalidade a distância, são uma das opções de curso superior, que também englobam Bacharelado e Licenciatura. Para que você tome a melhor decisão sobre qual curso escolher: vamos falar sobre como funciona o curso, as diferenças entre tecnólogo EAD, Bacharelado e Licenciatura, além das vantagens e opções de cursos. 

Muitas pessoas confundem a formação superior em Tecnólogo EAD com um curso de nível técnico. Mas vale ressaltar que são coisas diferentes! Ao final do curso tecnólogo EAD você terá um diploma de graduação, enquanto que os cursos técnicos não permitem isso.

Ao término desta formação você terá a possibilidade de realizar uma pós-graduação, prestar concursos ou quaisquer outras opções que profissionais formados em um cursos superior possam realizar. Vamos explicar tudo a seguir e ainda dar dicas de cursos tecnólogos oferecidos pela Estácio.

Confira!

Leia também: Quer empreender na faculdade? Conheça a Empresa Júnior da Estácio!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Como funciona o Tecnólogo EAD

Para quem não pode se deslocar todos os dias até a faculdade, precisa de uma formação rápida e eficaz, com foco no mercado de trabalho, existe a opção do curso na modalidade tecnólogo e a distância, o popular EAD.

Para fazer o curso de formação em tecnólogo à distância é preciso ter concluído o último ano do ensino médio. E então, é só realizar o vestibular. Contudo, assim como para os outros cursos de graduação, existem as aulas teóricas e práticas bem como os estágios obrigatórios. E, claro, a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

O curso de tecnologia da informação EAD é uma modalidade de ensino superior bem consolidada. Foi criada pela Fatec, em 1970 e, segundo a Fundação Getúlio Vargas, a taxa de empregabilidade é ótima, chegando a 90%. 

As aulas acontecem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), onde se encontra todo o material necessário para o estudo, como as apostilas, os fóruns de discussão, a programação das aulas e o contato com o tutor do curso. 

É preciso ter atenção ao polo da faculdade ao escolher o curso. Leve em consideração a distância e como será seu deslocamento até o local de realização das provas. Isso, porque elas tem realização presencial.

Leia também: Faculdade com bolsa: 5 formas de ingresso para estudar na Estácio!

Vantagens do curso Tecnólogo à Distância 

O curso de Tecnólogo EAD pode ser a solução perfeita para quem já está no mercado de trabalho e precisa de uma graduação para ter ascensão na carreira e salário. Isso porque é um curso realizado à distância, que pode se adaptar à sua rotina mais facilmente. Desse modo, é possível conciliar trabalho e estudo. 

Vale ressaltar que esta modalidade de curso também traz economia, já que o transporte até a faculdade não será necessário, além da alimentação. A economia inclui as mensalidades, mais acessíveis uma vez que o curso é realizado à distância. 

O acesso ao conteúdo do curso pelo ambiente virtual se torna um aliado nos estudos, porque todo o material fica disponível para acesso pelo AVA a qualquer momento. A maioria das atividades é realizada a distância. 

E não se esqueça que parte das atividades tem realização presencial! Exemplos dessas atividades são: provas, laboratórios eventualmente previstos na grade curricular e a apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC). 

O aluno precisa se organizar, então, tudo é estruturado e programado com antecedência, como em qualquer outro curso superior. Portanto, escolha o polo presencial mais próximo de você. 

Outra vantagem é que o diploma obtido em menos tempo. Como já comentamos, a formação se encerra com 2 ou 3 anos de graduação. É portanto um curso de tempo muito menor quando comparado a licenciatura ou bacharelado. São até 6 semestres para concluir e ter seu diploma em mãos!

O diploma vale tanto quanto os demais cursos superiores

O MEC autoriza e reconhece os curso de formação superior tecnólogo EAD, quando cumprem com todos os seus requisitos a respeito dos recursos didáticos, infraestrutura tecnológica, grade curricular, entre outros critérios. 

O órgão federal avalia os cursos atribuindo notas de 1 a 5, você pode checar essa nota para escolher seu curso. Quanto maior a nota, melhor classificado e portanto qualificado o curso está.

Desse modo, a instituição de ensino deve cumprir com os critérios que garantem excelência na formação acadêmica e preparo do profissional para o mercado de trabalho. 

E, na sequência, quem concluir este curso superior pode seguir naturalmente para a pós-graduação ou prestar concursos. Isso garante que o diploma tenha validade em todo o território nacional, uma vez que seja reconhecido pelo MEC. 

O curso de formação superior tecnólogo EAD cumpre com o atendimento do mercado de trabalho de forma eficaz. Por ser uma formação rápida e objetiva, está sempre atualizada com as necessidades das empresas, de profissionais com competências específicas. 

A grade curricular desses cursos é bastante específica. É um direcionamento estratégico com a teoria e a prática necessárias e requeridas pelos mais diversas empresas. Você obtém uma formação bem estruturada, apenas com aquilo que é essencial, sem ficar dando voltas desnecessárias. 

Opções de Cursos 

O MEC classifica os cursos Tecnólogo EAD em diferentes áreas de conhecimento: Desenvolvimento educacional e social, informação e comunicação, produção industrial, segurança, ambiente e saúde, produção cultural e design e recursos naturais são alguns exemplos dessas áreas. 

São mais de 100 cursos de formação em tecnólogo EAD pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores Tecnológicos, que incluem os cursos EAD. Diante disso, preparamos aqui uma lista com alguns cursos tecnólogos EAD que podem te ajudar em sua escolha! Muitos deles são oferecidos pela Estácio!

  • Análise e desenvolvimento de Sistemas
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Processos gerenciais 
  • Produção Publicitária
  • Automação Industrial
  • Gestão Hospitalar
  • Comércio Exterior
  • Gastronomia
  • Gestão Comercial
  • Marketing
  • Gestão Ambiental
  • Secretariado
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Estética e Cosmética
  • Gestão da qualidade

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Diferença entre Tecnólogo e as demais formações

As outras possibilidades de formação no ensino superior são o bacharelado e a licenciatura. Ambos tem maior tempo de duração, com 4 ou mesmo 5 anos para finalizar o curso e obter o diploma. 

É diferente do curso de tecnólogo, que tem foco nos aspectos práticos da profissão, não dando atenção extra à questões que são estritamente teóricas. Então, o diferencial para quem busca a formação em Tecnologia da Informação EAD é que serão profissionais capacitados para cargos específicos.

A formação em bacharelado é generalista. Já o profissional que opta pelo tecnólogo tem perfil especializado. Portanto, isso permite a entrada rápida no mercado de trabalho. Isso se dá pela sua capacidade de adaptação à rotina profissional com a solução de problemas relativos à sua área de estudo. Na Estácio você pode encontrar diversas opções.

Tecnólogo EAD: diversas possibilidades

Para quem já está no mercado de trabalho, a formação superior com cursos EAD tecnólogo representa uma oportunidade de dar continuidade na carreira. Essa modalidade ajuda na obtenção da promoção. E para quem ainda está começando sua carreira, é uma maneira de economizar tempo e dinheiro, otimizando seus estudos. 

Contudo, apesar das diferenças, tanto bacharéis quanto tecnólogos têm os mesmos direitos e deveres. E isso faz sentido, já que todas essas modalidades têm o reconhecimento pelo Ministério da Educação. Além do que, como portadores de um diploma de ensino superior todos os formandos devem exercer sua função pautados na ética e qualidade de seu trabalho. 

Então, para que não restem dúvidas e você tome a melhor decisão para a sua carreira, pesquise bem! Anote todas as opções de curso que te agradam. Do mesmo modo, veja a grade curricular e liste os prós e contras de cada curso tecnólogo EAD que você tem em vista.

Assim, você poderá encontrar o que mais se encaixa com a carreira que você deseja seguir!

Leia também: Graduação para concursos: 6 cursos para entrar no serviço público

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui