4 cursos de pós-graduação em TI para você ficar de olho

Se você é formado em algum curso de Tecnologia da Informação (TI), como Ciência da Computação e Sistemas da Informação, dificilmente ficará desempregado no Brasil. O setor tem ótimas perspectivas de crescimento para os próximos anos, assim como a demanda por profissionais da área. Porém, se você quer se destacar no mercado, será preciso investir em um curso de pós-graduação em TI.

Os profissionais especializados nos segmentos em alta em TI são os mais bem remunerados e os mais disputados pelas empresas. Porém, antes de fazer qualquer pós-graduação em TI é importante verificar quais habilidades o mercado está buscando, bem como pesquisar universidades de referência que ofereçam cursos de qualidade. Se você está nessa busca, confira algumas opções de cursos de especialização oferecidos pela Estácio, uma das maiores instituições de ensino do País.

Pós-graduação em TI: quais cursos estão em alta?

Alguns dados do mercado ajudam a mostrar como a área de TI é promissora, especialmente para quem investe em qualificação constante através de cursos de pós-graduação em TI.

Em fevereiro de 2019, por exemplo, houve um aumento de 300% no número de vagas abertas no ramo em relação ao mesmo período de 2018, segundo pesquisa feita pela Assespro-PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná) e o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Outro indicador é dado por um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que aponta como os profissionais de TI são os que mais se beneficiam com cursos de pós-graduação. Isso ocorre porque a tecnologia está em constante mudança e os profissionais da área precisam estar atualizados. O salário de quem é especializado em TI chega a ser 42% maior do que dos colegas que têm apenas a graduação.

Se você está procurando cursos de pós-graduação em TI, confira algumas das opções oferecidas pela Estácio que preparam o profissional para atuar em segmentos que estão em alta no mercado:

1. Administração de Banco de Dados

Conceitualmente, um banco de dados é qualquer conjunto de dados organizados de forma consistente e acessível. Encarado dessa forma, um banco de dados pode ser desde um caderno recheado de informações até um software complexo.

Sob esta perspectiva, os sistemas de banco de dados são muito importantes porque são úteis a qualquer organização. Desde um pequeno mercado até chegar a uma multinacional, todos precisam armazenar dados, sejam eles financeiros ou dos clientes.

A pós-graduação em TI da Estácio nessa área tem como objetivo especializar e qualificar profissionais de informática em arquitetura de SGBD, uma estrutura de software que permite que os dados sejam armazenados, organizados e protegidos.

Para o profissional especializado nessa área, existem oportunidades em administração de bancos de dados nas companhias dos mais diversos segmentos de atuação, como indústrias, bancos, seguradoras, área educacional, mineradoras e prestadoras de serviços.

Entre as disciplinas ministradas nesse curso de pós-graduação em TI estão:

  • Segurança, Contingência e Recuperação;
  • Sistemas de Armazenamento;
  • Banco de Dados de Informações Geográficas;
  • Banco de Dados Distribuídos;
  • Projeto e Implementação de Data Warehouse.

2. Ciência de Dados e Big Data Analytics

Com a aprovação da nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais brasileira, todas as empresas que coletam dados de seus clientes precisam ter um profissional para fazer o tratamento dessas informações. Por isso e pela necessidade das organizações em entenderem a grande quantidade de dados que geram diariamente, a carreira de cientista de dados está em ascensão dentro e fora do País.

A pós Estácio em Ciências de Dados e Big Data Analytics capacita os estudantes para analisar projetos com grandes volumes de dados. Essa qualificação faz com que os profissionais da área sejam buscados por instituições de todos os setores.

Confira algumas das disciplinas que integram a grade curricular dessa pós-graduação em TI:

  • Linguagem Python 2.7;
  • Design Thinking;
  • Ferramentas de Inteligência de Negócios;
  • Teorias Analíticas Avançadas;
  • Ciclo de Vida e Introdução à Linguagem R.

3. Segurança de Redes de Computadores

Quando uma organização não investe em segurança de rede, ela pode ter as suas informações roubadas, deturpadas ou destruídas, o que pode levar inclusive a uma interrupção de seus serviços.

Para evitar isso, são implementados recursos como criptografia, autenticação, assinatura digital, controle de acesso, controle de roteamento, entre outros.

A pós-graduação em TI de Segurança de Redes de Computadores da Estácio habilita o profissional a planejar, implantar e fazer a manutenção dessas e de outras medidas de segurança.

Veja algumas das principais disciplinas desse curso:

  • Criptografia;
  • Fundamentos em Sistemas Operacionais;
  • Segurança em Ambientes Linux;
  • Segurança em Ambientes Windows;
  • Análise de Riscos e Vulnerabilidades;
  • Sistemas de Controle de Acesso.

4. Engenharia de Software

A pós-graduação em TI de Engenharia de Software torna os alunos capazes de desenvolver programas de computador e aplicativos. Essa qualificação fornece embasamento teórico sólido e apresenta as principais técnicas e ferramentas em uso, bem como as tecnologias emergentes no cenário mundial.

O mercado de trabalho para o profissional especializado nessa área está em ascensão, principalmente nas empresas de tecnologia da informação que podem desenvolver softwares para qualquer segmento.

Confira algumas das matérias desse curso de pós-graduação em TI:

  • Arquitetura da Informação e User Experience;
  • Gestão Estratégica de TI;
  • Modelagem de Dados;
  • Gerenciamento de Projetos de Software;
  • Qualidade de Software.

Você se interessou por alguma pós-graduação em TI apresentada acima? Então confira no site da Estácio as condições, modalidades e câmpus que oferecem cada um destes cursos. No site também é possível encontrar mais informações sobre pós-graduações e outros cursos de tecnologia. E se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *