O boleto Fies é o documento que possibilita o pagamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Esse tipo de financiamento é concedido pelo Governo Federal do Brasil para que estudantes possam cursar a graduação em instituições de privadas de Ensino Superior.

Na prática, o Fies é um dos principais caminhos para se obter financiamento estudantil na faculdade. É um recurso precioso para quem precisa de ajuda para custear as mensalidades.

Nesse sentido, manter o pagamento do boleto Fies em dia é essencial mesmo depois da formatura para que os custos não aumentem. Solicitar a segunda via do documento pode ser uma necessidade dos atendidos pelo financiamento por diferentes razões.

Neste post, nós vamos apresentar o boleto Fies, como emitir a segunda via e efetuar o pagamento. Confira!

Leia também: Financiamento para graduação: conheça as modalidades disponíveis

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

O que é o Fies e o boleto Fies?

O Fies foi instituído pelo Governo Federal do Brasil no ano de 2001. O programa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes ao Ensino Superior.

Participam do Fies cursos presenciais de ensino superior com conceito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) igual ou maior que 3. As vagas para o financiamento são disponibilizadas duas vezes ao ano no site do Fies.

Os candidatos do Fies precisam ter realizado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Além disso, é preciso ter a média das notas da avaliação maior que 450 pontos e não ter zerado a redação. A inscrição é realizada inteiramente online.

Dessa forma, o Fies funciona como um empréstimo. A vantagem é que a dívida do financiamento só começará a ser efetivamente cobrada quando o aluno estiver atuando no mercado de trabalho após a formatura.

Ou seja, durante o curso de graduação o fundo universitário realizará o pagamento à instituição de ensino. Somente quando estiver empregado o formado devolverá à instituição financeira através do boleto Fies o valor das mensalidades do curso.

No entanto, o estudante realizará esse pagamento em um maior número de parcelas. Sendo assim, o valor do boleto Fies é mais baixo do que uma mensalidade em uma faculdade de ensino superior privada. É um custo que vai se encaixar bem no orçamento do graduado com emprego.

Leia também: Novo Fies: confira as regras e tire dúvidas sobre esse financiamento

Entenda o boleto Fies durante o curso de graduação

O boleto Fies estará presente durante o curso para pagamentos mensais de acordo com a modalidade do Fies.

Atualmente, o Fies possui duas modalidades o Fies e o P-Fies. Financiamentos da modalidade Fies são destinados a pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos. Os estudantes com essa faixa salarial pagarão durante o curso boletos Fies referentes a taxas bancárias e seguros de vida.

Os alunos atendidos pelo P-Fies possuem renda familiar de até 5 salários mínimos. Por conta disso, eles pagarão todos os meses o boleto Fies com taxas bancárias mais juros e seguro de vida.

Cada instituição bancária que participa do Fies possui suas próprias taxas bancárias. Entretanto, elas são definidas desde o início do financiamento e constam no contrato assinado pelo estudante. O aluno então está ciente dos valores que lhe serão cobrados pelo banco durante todo o período de validade do contrato.

Os juros para quem tem mais de três salários mínimos na família não correspondem à dívida do Fies em si. O boleto Fies traz nesse período a cobrança da correção dos juros calculados anteriormente no contrato.

Os seguros de vida são serviços a parte e seus valores apresentarão variações de acordo com a instituição financeira que oferece.

Como emitir a 2ª via do boleto Fies?

Diferentes instituições financeiras podem realização a contratação do Fies. No entanto, as mais comuns são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Ambas são bancos públicos administrados pelo Governo e possuem as menores taxas de juros de todo o mercado brasileiro.

O boleto Fies é enviado pela Caixa através dos Correios direto para sua casa. No entanto, se por algum motivo a entrega dos Correios não chegar ou você não encontrar o documento, é possível solicitar a segunda via online. Ela também é válida para situações de atraso.

Para emitir a segunda via do boleto Fies através da Caixa é preciso acessar o site do banco clicando neste link. Nele, você precisará efetuar o login utilizando seu CPF e senha.

Na página inicial, vão existir as opções “Renegociação” e “Contrato Fies”. Você deve clicar em “Contrato Fies” e irá visualizar suas informações contratuais. Logo em seguida, é preciso clicar no link “boletos em aberto” localizado no canto inferior direito da tela.

Nesse momento, todos os boletos em aberto serão mostrados e você deve clicar na opção “emitir o seu boleto Fies” no canto inferior direito. O arquivo PDF do documento será então baixado.

A emissão da segunda via também pode ser feita ligando para 0800 726 8068, esse é o número da Central de Atendimento da Caixa.

Bancos privados também podem oferecer o Fies. É preciso verificar direto com eles seus métodos de acesso aos boletos.

Leia também: Mude para a Estácio: graduação com até 70% de desconto

Como consultar o extrato de pagamentos do Fies no Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) não emite boletos. A cobrança dos valores é realizada diretamente na conta bancária criada e vinculada com o financiamento. É possível consultar o Extrato de Pagamentos através do site do Banco do Brasil e do aplicativo para ver o que já foi pago do financiamento e o que está pendente.

No site, você deve acessar sua conta do BB e clicar na guia “Empréstimo”. Em seguida clicar em “Solicitações Diversas” e selecionar a opção “Extrato de Pagamentos”. Através do aplicativo é preciso logar na sua conta, selecionar opção “Empréstimo” e “Extrato de pagamentos” logo após.

Como pagar o boleto Fies?

O boleto Fies emitido pela Caixa Econômica Federal pode ser pago em agências da Caixa, caixas eletrônicos, casas lotéricas e pelo internet banking.  

As formas de pagamento são semelhantes em outras instituições financeiras. No entanto, vale verificar com elas as suas especificidades.

Boletos Fies vencidos, em alguns casos, só poderão ser pagos presencialmente na instituições que o geraram.

Entenda as mudanças do boleto Fies após a conclusão do curso

O estudante passa a pagar efetivamente o financiamento através do boleto Fies ao concluir a graduação e entrar no mercado de trabalho. Ou seja, agora serão cobrados: a mensalidade do financiamento, o seguro de vida, as taxas bancárias e os juros bancários preestabelecidos no contrato.

O pagamento será reduzido ao valor mínimo em casos de perda de emprego. O beneficiário deverá quitar todos os boletos Fies em no máximo 14 anos. Dessa forma, não existe um padrão na duração do financiamento.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Formou Pagar Meia: sua meia entrada para a graduação

Porque é importante não atrasar o pagamento?

Estudantes que não pagam o boleto Fies possuem uma dívida com o setor público federal. Sendo assim, seus nomes acabam fazendo parte das listas de empresas que buscam proteger o crédito como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos).

Por conta disso, os inadimplentes não podem contratar novos serviços de créditos como empréstimos, cartões de créditos ou outras formas de financiamento. O caminho para resolver essa situação é realizando uma renegociação da dívida imediatamente.

Lembrando que todo atraso no pagamento do boleto Fies é responsabilidade sua! Se os Correios atrasarem a entrega do documento, por exemplo, você não poderá usar isso como justificativa para não o pagar. Ou seja, ainda terá que arcar com os juros por atraso que são atualizados diariamente.

Por conta disso, a melhor solução é emitir a segunda via dentro do prazo padrão de pagamento mensal do boleto Fies.

Gostou das nossas informações? Então continue acompanhando o nosso blog para se manter sempre atualizado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui