Nem sempre é preciso realizar um teste vocacional para identificar quais cursos de graduação podem ser boas opções para você. Existem alguns sinais que aparecem já durante o ensino médio regular e costumam indicar quais áreas combinam com o seu perfil. 

Para quem vê de fora, é muito fácil perceber quem tem aptidão para ser o artista, o professor e o advogado do grupo, para dar apenas alguns exemplos. Todavia, na hora de analisar a si mesmo, nem sempre o processo é tão fácil. Se você está na busca pela melhor faculdade para você, confira algumas dicas para avançar no seu autoconhecimento e, com as informações que você encontrar, escolher a carreira que tem mais a ver com você!

Ensino médio regular: como o perfil dos estudantes de uma turma pode ser indicativo de carreiras para seguir?

Veja abaixo algumas habilidades que aparecem em alunos do ensino médio regular e descubra se você se encaixa em alguma das descrições que relacionamos!

Pensamento científico

Você gosta das aulas de Biologia, Física e Química? Fica empolgado quando chega a época da feira de ciências do colégio? Quem tem afinidade com essas disciplinas no ensino médio regular e gosta de realizar experimentos para provar ou desafiar teorias costuma ter uma boa propensão para ser cientista. 

As graduações nessas áreas podem ser voltadas ao bacharelado, modalidade de ensino na qual o aluno é preparado para resolver problemas em campo, ou para a licenciatura, quando o profissional é formado para atuar em salas de aula e com pesquisas acadêmicas. 

O artista da classe

Todo mundo conhece este perfil: ele sabe desenhar, dá um show nas peças da escola ou participa da banda do colégio. 

Os artistas da sala são fáceis de reconhecer porque eles logo se destacam pelo talento. E por que não transformar isso em profissão? Existem graduações em diversas áreas artísticas, como Teatro, Artes Visuais e Música. 

De humanas

Também sempre há na turma aqueles que se apaixonam por disciplinas como Filosofia, Sociologia e História, que estudam as relações humanas e todos os aspectos relacionados a elas. 

Esses alunos costumam ser pessoas sensíveis, que escrevem bem e são bons conselheiros. Além dessas áreas específicas, alguns outros cursos que combinam com os estudantes que gostam das disciplinas de humanas são Psicologia e Letras.

Apaixonados por tecnologia

E os “nerds” da sala? Aqueles colegas do ensino médio regular que passam boa parte do tempo jogando no computador ou comentando sobre videogame mas que, além disso, também costumam tirar as melhores notas da sala. 

Não é incomum que essa galera se dê bem no segmento de tecnologia, unindo trabalho e diversão. Graduações como Sistemas da Informação, Jogos Digitais e Ciências da Computação são boas alternativas para quem se identifica com esse perfil. 

Senso crítico apurado

Se você faz parte do grupo que não consegue deixar de mostrar o seu ponto de vista e de defender as suas ideias, saiba que a argumentação é uma característica valiosa em algumas carreiras. 

Que tal seguir a profissão de jornalista ou de advogado? Essas são duas ótimas opções de carreiras para quem gosta de argumentar e expressar suas opiniões.

O professor

Sabe aquele colega com quem todo mundo tira as dúvidas antes das provas? E que explica as matérias tão bem quanto muitos professores do ensino médio regular? Ele tem uma qualidade que se chama didática, algo que é ensinado nas faculdades de licenciatura

Quem já possui essa qualidade naturalmente tem boas chances de “se encontrar” seguindo a carreira de professor. Existem diversas faculdades de licenciatura. Você pode optar, por exemplo, por Pedagogia, Geografia, Matemática, Letras ou Biologia, entre muitas outras.

Conseguiu se identificar com algum dos perfis acima? Vale perguntar para os seus amigos e colegas de classe como eles enxergam você — o que eles vão dizer pode ser surpreendente! Lembre-se também que algo que você vê como hobby pode muito bem virar a sua profissão. 

Fique de olho em nosso blog e conheça os detalhes de cursos de graduação de todas as áreas. Até o próximo conteúdo! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui