Se você não está satisfeito com seu trabalho, de tal forma que ele não te dá mais a mesma satisfação de quando você era recém formado, talvez seja a hora de considerar mudar de carreira. Ao contrário do que se pensa, é normal querer mudar de carreira em um ponto da vida. Quando escolhemos a nossa profissão não sabemos muito sobre ela. Para isso, fizemos uma lista com 8 livros que pode ajudar nesse momento.

Sem dúvida, aos 17 ou 18 anos é muito difícil saber o que se quer para os próximos 30, 40 anos. Dessa maneira, é importante que você saiba que não tem nada de errado em querer mudar e nós vamos te ajudar nessa empreitada. A leitura desses livros é importante para dar motivação e identificar se é esse mesmo o caminho.

Pode ser que você descubra, por exemplo, que o melhor é fazer uma segunda graduação. E, se você for mesmo mudar de carreira, saiba que a Estácio tem inúmeras vantagens para quem quer fazer uma segunda graduação.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: Vai mudar de área? Veja as vantagens da segunda graduação na Estácio

8 Livros para quem quer mudar de carreira

1. A coragem de ser imperfeito (Brené Brown)

Começamos por esse livro pois ele fala sobre o medo que temos de nos arriscar e quer coisa mais arriscada que mudar de carreira? Fala também de como achamos que não somos bons o suficiente para poder realizar nossos desejos e como esse sentimento pode atrapalhar nossa criatividade e autenticidade. Isso faz com que nunca tenhamos um diferencial na vida.

Este livro está no topo da lista do The New York Times. Ele fala sobre vulnerabilidade, vergonha e de ser quem você realmente é. A pesquisadora Brené Brown vem inspirando profissionais há muitos anos.

No livro ela sugere diversas estratégias emocionais que podemos adotar para irmos atrás do que realmente queremos.

2. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Uma das habilidades do futuro, inteligência emocional é saber lidar com as próprias emoções de um jeito saudável e produtivo. Além disso, também saber identificar o sentimento dos outros, motivar e gerir bem as emoções nos relacionamentos.

Esse livro foi escrito pelo psicólogo Daniel Goleman em 1995. Ele tinha o objetivo de desenvolver mecanismos para que as pessoas pudessem controlar melhor suas emoções.

De acordo com ele, já há muito tempo não se mede a inteligência das pessoas pelo seu QI. Ele considera que as emoções são fundamentais para sermos profissionais de sucesso.

3. Desperte seu gigante interior (Anthony Robbins)

Tony Robbins, como o autor é conhecido, é um dos maiores especialistas em PNL – Programação Neurolinguística do mundo. Além de ser coach, estrategista, escritor e palestrante. PNL é uma técnica que permite compreender o funcionamento interno de cada um e, assim, identificar modelos mentais, refletir sobre eles e saber se é preciso ressignificá-los.

Esse livro foi escrito em 1992 e fala sobre assumir o controle da sua própria vida. Perfeito para quem quer mudar de carreira. Nele, o autor trabalha com testes e ferramentas para alcançar o sucesso, tocando o leitor bem no fundo para extrair dedicação e força de vontade para mudar.

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Dale Carnegie escreveu esse livro em 1936 e depois de tanto tempo ainda é citado por diversos profissionais de sucesso como sendo um livro atual e que inspira muita gente. É considerado um dos livros mais lidos do planeta.

O livro é dividido em princípios a serem seguidos para que você seja uma pessoa inspiradora e admirada, capaz de fazer amigos e influenciar pessoas.

Alguns desses princípios: nunca critique, condene ou reclame; demonstre interesse; faça com que o outro se sinta importante; evite discussões; coloque-se no lugar do outro e elogie antes de criticar.

5. Motivação 3.0 (Daniel H. Pink)

Nesse livro, o autor fala sobre o modelo antigo de motivação que ainda é muito utilizado, como recompensas em dinheiro, promoção ou punição, em caso de erros. Isso já está ultrapassado e é um modelo que cada vez tem menos efeito nos resultados dos profissionais.

Como o título do livro fala: Motivação 3.0 se trata de 3 elementos que trazem motivação às pessoas: Autonomia, que é o desejo de estar no controle da própria vida; Excelência, que é a necessidade dos humanos de serem bons em alguma coisa e Propósito, que é o desejo de se basear em algo muito maior do que nós mesmos.

6. Fora de série (Malcom Gladwell)

Esse livro escrito em 2008 ficou 242 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times. Nele, o autor Malcom Gladwell escreve sobre sua pesquisa onde tenta comprovar que são inúmeras as variáveis que levam uma pessoa ao topo.

Nós costumamos achar que para uma pessoa fazer muito sucesso ela precisa ter um talento especial. Porém, o autor nos mostra que existem outras variáveis que ajudam as pessoas a atingirem esse local, como: oportunidades, herança cultural, amigos e família.

Além disso, são necessárias 10 mil horas de prática para se tornar uma pessoa excepcional no que faz. Isso equivale a três horas de treinamento, por dia, durante 10 anos.

7. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen R. Covey)

Considerado um dos livros sobre carreira mais influentes do século XX, ele é resultado de pesquisa feita em duzentos anos de outros livros que tratam sobre sucesso, como biografias, manuais e livros de auto-ajuda. Além disso, permaneceu por oito anos na lista dos mais vendidos do mundo.

Ele trata de 7 hábitos que podem melhorar a atuação dos profissionais. São eles: seja proativo; comece com o objetivo em mente; foque primeiro o mais importante; pense ganha-ganha; procure primeiro compreender, depois ser compreendido; crie sinergia e afine o instrumento.

Leia também: Formou pagar meia: sua meia entrada para a graduação

8. Sem Medo da Rejeição (Jia Jiang)

O livro ideal para quem quer mudar de carreira. Ele conta a história do autor, que aos 30 anos tinha um bom emprego e ótimo salário. Só que não estava feliz.

Jia Jiang foi da China para os Estados Unidos com o objetivo de ser o próximo Bill Gates. Porém, não teve coragem de se arriscar e se tornar empreendedor. Quando a sua esposa, grávida de 8 meses, o desafiou a largar o emprego ele resolveu ir atrás do sonho. Mas tudo que dava errado já era um motivo para ele querer desistir.

Foi assim que ele criou o projeto 100 dias de rejeição onde ele propositalmente buscou motivos para ser rejeitado. Ele passou a tomar atitudes inusitadas, como pedir para plantar uma flor no quintal de uma pessoa desconhecida ou querer fazer o procedimento de segurança em um voo.

Dessa maneira ele foi adquirindo segurança e autoconfiança para lidar com seu medo de ser rejeitado.

Se acaso, você que quer mudar de carreira, já pensou em fazer uma segunda graduação? A Estácio tem inúmeras vantagens para você!

Faça uma segunda graduação na Estácio para mudar de carreira

Primeiramente, para fazer uma segunda graduação na Estácio e mudar de carreira, você já deve ter um diploma de ensino superior. Dessa maneira, você não vai precisar um novo vestibular para ingressar na graduação da Estácio. E tem mais vantagens: os créditos do curso anterior são aproveitados ao máximo.

Assim sendo, o estudante que optar por cursar uma segunda graduação na Estácio, tem 50% de desconto durante o primeiro semestre letivo de graduação. Depois o desconto passa a ser 40% no restante do curso. A primeira mensalidade de 2020.2 pode ser com adesão à diluição solidária (“DIS”). Essas regras não são válidas para o curso de Medicina.

DIS é a Diluição Solidária da Estácio. Nela, o estudante paga R$ 49 no primeiro mês e a diferença do valor integral dessa mensalidade é diluída ao longo de todos os semestres até o fim do curso. É válido para todos os alunos na graduação presencial ou a distância com esse incentivo. Assim como os outros descontos, o DIS não é válido para os estudantes do curso de Medicina.

Aposte na mudança de carreira: faça uma graduação na Estácio

E se você quer ter acesso a todas essas vantagens e a um ensino de qualidade, a dica é se inscrever em uma das graduações da Estácio.

Não perca mais tempo e garanta um diploma de qualidade em uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui