Você já fez aquela parada estratégica na sua rotina para traçar a carreira vitoriosa dos seus sonhos? Pois saiba que planejar é um hábito fundamental para quem quer atingir os seus objetivos. Além disso, essa prática é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho. Como toda jornada pode começar com um pequeno passo, é possível traçar sua trajetória profissional, desde os estudos, considerando quais conhecimentos e habilidades vão agregar valor no seu rol de competências no futuro.

Saber aquilo em que você é bom – como calcular ou planejar – irá ajudá-lo a escolher um caminho a percorrer na educação formal. Esse autoconhecimento auxiliará você a decidir, por exemplo, entre um curso de graduação ou de pós-graduação. Ao reconhecer suas habilidades e optar por uma faculdade, será sua atitude, movida pelo desejo de realização, que fará a diferença para uma carreira vitoriosa.

6 dicas para você que está iniciando sua jornada conquistar uma carreira vitoriosa

Você está começando a sua faculdade e parece que o sonho de uma carreira vitoriosa ainda está distante? Bem, tenha em mente que as escolhas feitas durante a sua formação serão fundamentais para que você consiga abrir portas e obter oportunidades no futuro.

Seja a escolha da graduação correta, da instituição que apresenta ótimas oportunidades de estágio ou de intercâmbio ou mesmo a sua participação em projetos de extensão, em seminários e outras atividades da faculdade, a carreira vitoriosa começa nessa fase inicial. E tenha certeza: seguirá por toda a sua vida.

Confira 6 dicas que poderão ajudá-lo a fazer as suas escolhas durante a faculdade:

1. Inclua atividades práticas na sua rotina de estudos

A Teoria da Escolha, do psiquiatra americano William Glasser, considera que quanto mais podemos interagir com os conteúdos que nos são repassados, mais somos capazes de aprender. Em outras palavras, a teoria de Glasser é a validação científica para aquele velho ditado: aprender fazendo.

Segundo a Teoria da Escolha, nós aprendemos na seguinte proporção:

  • 10% quando lemos;
  • 20% quando ouvimos;
  • 30% quando observamos;
  • 50% quando vemos e ouvimos;
  • 70% quando discutimos com outros;
  • 80% quando fazemos;
  • 95% quando ensinamos aos outros.

Isso coloca a vivência de experiências de um aluno durante a graduação como o centro ideal do processo de aprendizagem. É por isso que participar de projetos de extensão durante o curso é uma das iniciativas que pode fazer uma grande diferença para o aprendizado do acadêmico e, consequentemente, para a sua carreira vitoriosa.

Os projetos de extensão são atividades acadêmicas em que o estudante pode ter uma vivência prática de sua área de conhecimento durante a graduação. As atividades que o aluno desenvolve nesses projetos são registradas no currículo e ajudam a abrir as portas para o mercado de trabalho.

Esses projetos também servem como teste de carreira, fornecendo ao estudante muitas informações e vivências em diferentes segmentos de atuação do curso que ele escolheu para fazer. Assim, fica mais fácil definir exatamente no que você gostaria de trabalhar depois de formado.

2. Coloque um pé no mercado fazendo estágio

Além das atividades de extensão que você pode realizar na faculdade e que vão ajudá-lo a ter contato com a sua futura atividade profissional, também será importante, dentro da sua estratégia de busca de uma carreira vitoriosa, fazer um estágio na sua área.

Através do estágio ficará mais fácil prever todas as oportunidades e dificuldades que você poderá ter depois de formado. Com essa experiência, você aprenderá o “fazer” do seu ofício e receberá um auxílio remunerado para atuar na área que escolheu.

3. Enxergue o mundo com outros olhos participando de um intercâmbio

Outro passo importante para além da graduação e da pós-graduação, para quem está em busca de uma carreira vitoriosa, é a vivência de novas culturas em outro país. O intercâmbio amplia sua visão sobre o mundo e a sua área de conhecimento. Além disso, ele dará para você a oportunidade de viajar e, assim, propiciará um upgrade na sua formação profissional e qualificação do seu currículo acadêmico.

Entrar em contato com pessoas que atuam e fazem as coisas de um modo diferente do seu, assim como passar por uma universidade que seja referência em outro país, podem ser fatores determinantes para uma carreira vitoriosa. Aproveite as oportunidades de intercâmbio e os incentivos que surgirem ao longo de seu curso para isso.

4. Participe de iniciativas como o Portal de Carreiras da Estácio

Para você que é aluno ou egresso da Estácio, o portal Estácio Carreiras é aquela mão na roda para o seu posicionamento profissional. Através dele, você pode acelerar a sua trajetória em busca de uma carreira vitoriosa.

A universidade que tem a formação de profissionais para o mercado de trabalho no DNA oferece esse canal digital exclusivo, o qual apresenta os seguintes serviços:

  • Orientador online para melhorar seu currículo;
  • Dicas sobre processos seletivos;
  • Cursos;
  • Informações sobre empresas juniores e empreendedorismo;
  • Busca por vagas, que envolve milhares de empresas parceiras da universidade em todo o Brasil.

O portal Estácio Carreiras sintetiza a preocupação da faculdade com a empregabilidade de seus alunos, conectando-os a uma ampla rede de apoio e com contatos diversificados no mercado de trabalho.

5. Projete sua carreira a curto, médio e longo prazo

Se você entende que uma carreira vitoriosa é formada por uma sucessão de tomadas de decisão acertadas, você perceberá que planejando é possível enxergar além – mesmo antes de iniciar o seu curso de graduação.

Explicamos: antes mesmo de definir o seu curso de graduação, encontre uma forma de “visualizar” como será a sua vida profissional após a formatura. Procure falar com professores ou com profissionais da área para saber como é o começo da carreira, as dificuldades que você enfrentará e quanto tempo poderá levar a sua colocação no mercado. Tendo essas informações bem claras desde o início, você não será pego de surpresa quando passar pela formatura.

Depois de fazer essa pesquisa, comece a definir metas sobre quais cursos irão complementar a sua formação inicial. Estabeleça os seus objetivos, como, por exemplo, o aprendizado de idiomas ou as ações que você irá adotar rumo ao emprego dos sonhos e à sua carreira vitoriosa. O efeito desse planejamento será prático e psicológico, uma vez que as metas ajudam você a manter o foco, a ter consciência de propósito e a desenvolver a sua autoconfiança.

6. Amplie a sua rede de contatos

A universidade irá ajudar – e muito – a conhecer pessoas novas nos campos de trabalho do seu interesse. Mas, para que você utilize esse networking a seu favor, será importante fazer a nutrição da sua rede de contatos para que eles não se percam com o passar do tempo.

Contar com colegas, professores e gestores que passarão por seu caminho durante a faculdade trará muitos ensinamentos, apoio e novas experiências. Além disso, esses contatos poderão significar oportunidades de trabalho no futuro e ajudá-lo com a meta de conquistar uma carreira vitoriosa.

Por mais incrível que pareça, esses contatos valiosos para uma carreira vitoriosa podem ser encontrados até mesmo na sua vida pessoal, através de grupos de prática de esportes ou hobbies, comunidades, trabalho voluntário e em muitas outras situações.

Quando você for escolher a profissão dos seus sonhos, tenha em mente que ela é apenas parte de um projeto maior, que é a sua própria vida. Lembre-se que você encontrará a harmonia necessária para uma carreira vitoriosa exercendo todos os seus papéis como indivíduo, desde o seu trabalho até as suas aspirações pessoais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui