Orçamento curto? Veja como conseguir uma bolsa de estudo para faculdade

Atualmente existem diversos programas e iniciativas que buscam incentivar o acesso ao diploma de nível superior. Muitas vezes, esses incentivos surgem em forma de parcelamentos, facilidades para o pagamento das primeiras mensalidades e bolsa de estudo para faculdade. Essas são maneiras que as faculdades encontraram para fazer com que, mesmo passando por dificuldades financeiras ou tendo “orçamentos curtos”, as pessoas consigam realizar o sonho de ter um canudo do ensino superior em mãos.

A Estácio disponibiliza o PAR, uma forma de parcelamento facilitada; o DIS, que permite iniciar a faculdade pagando apenas R$ 49, além de diversas bolsas de estudo. Todos esses programas e iniciativas são o foco deste post. O valor da bolsa oferecida pela Estácio depende da forma de ingresso do aluno e varia de acordo com o curso e unidade em que ele pretende estudar. Reunimos e respondemos abaixo algumas das principais dúvidas sobre bolsa de estudo para faculdade da Estácio.

Bolsa de estudo para faculdade: como a Estácio pode ajudá-lo a realizar o sonho do diploma de nível superior

Nem sempre é simples entrar em uma faculdade. Não é apenas a falta de tempo que impede muitas pessoas de acessar o ensino superior, mas também o orçamento doméstico, que parece “não chegar” para isso.

Pensando nas pessoas que buscam um diploma universitário para se qualificar, ampliar seus horizontes e ganhar mais – já que quem tem uma graduação pode ganhar até três vezes mais do que quem tem apenas o ensino médio, segundo o IBGE –, a Estácio oferece bolsas de estudo, matrícula facilitada e possibilidade de parcelamento das mensalidades.

Tire as suas dúvidas sobre bolsas de estudo e as iniciativas PAR e DIS da Estácio:

1. Qual o tipo de bolsa de estudo para faculdade oferecida pela Estácio?

Como comentamos antes, a Estácio oferece bolsas de estudo para as diferentes modalidades de acesso ao ensino superior disponibilizadas pela faculdade. Essas bolsas podem variar conforme o curso e a unidade de ensino, mas todas partem de uma base única. Veja qual é o padrão das bolsas da Estácio conforme a forma de ingresso:

– Se você foi aprovado no Vestibular da Estácio: ao ingressar na universidade por meio do vestibular da Estácio, você pode ganhar bolsa de estudo para faculdade de até 30%. Essa oferta vale para todo o curso e as inscrições para esse processo seletivo são gratuitas. A prova tem data agendada e é realizada na unidade em que o candidato tem interesse em estudar.

– Utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): no caso da inscrição na faculdade utilizando a nota do Enem, o valor da bolsa irá variar de acordo com a pontuação do candidato no exame. Nessa modalidade, o mínimo de bolsa oferecido é de 40% para todos os semestres, mas pode chegar a 100% no primeiro período e a 50% nos outros semestres no caso de o candidato ter tirado as notas mais altas no Enem.

A regra das bolsas da Estácio a partir da nota do Enem é a seguinte: notas entre 300 e 500 ganham 40% de bolsa durante todo o curso; de 501 a 700, 45% de bolsa; de 701 a 900 pontos, 50% de desconto; notas acima de 900 têm direito a 100% de bolsa no primeiro semestre e 50% no restante da graduação.

– Alunos de transferência externa: ao mudar para a Estácio por meio de Transferência Externa (TE), o acadêmico ganha pelo menos 40% de bolsa para todo o curso. Dependendo da campanha feita pela Estácio durante o ano, esse benefício pode chegar a 60% para todos os semestres, com as três primeiras mensalidades custando apenas R$ 49.

Além do desconto, ao transferir o curso para a Estácio, a instituição de ensino garante 100% de aproveitamento das disciplinas que foram cursadas na sua faculdade de origem. As matérias que eventualmente não forem aproveitadas são convertidas em desconto nas mensalidades da Estácio.

– Megavestibular: além dos tipos de bolsa de estudo para faculdade normalmente oferecidas pela Estácio, existem algumas ações especiais, como é o caso do Megavestibular. Quando esse evento é divulgado, o candidato que ingressa no curso por esse processo seletivo pode concorrer a bolsas de 100% e complementar seu desconto no primeiro semestre – que passa do desconto usual, de 30%, para 50%.

2. Como garantir a bolsa de estudos conquistada?

Ao ser aprovado no processo seletivo escolhido – Vestibular Estácio, Enem, Transferência Externa ou Megavestibular –, você irá receber o boleto para pagar a sua matrícula. Feito isso, basta levar o comprovante de pagamento e os seus documentos no campus onde você irá cursar a faculdade e efetivar a matrícula acadêmica. Ao concluir a sua matrícula, a bolsa está garantida.

3. A bolsa de estudo para faculdade variam em cada unidade da instituição de ensino?

Apesar dos tipos de bolsa de estudo para faculdade enumeradas acima serem válidas para todas as unidades da Estácio, instituição que está presente em todo o Brasil, o valor dessas bolsas pode variar. A porcentagem de desconto dependerá do curso, do campus e da modalidade de ensino (presencial, educação a distância ou flex).

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre as bolsas de estudo oferecidas pela Estácio? Se você quiser saber mais, vale conferir um FAQ sobre o tema na página de matrículas da Estácio.

E se quiser saber mais sobre outros benefícios oferecidos pela Estácio, assim como obter informações sobre cursos de graduação, processos seletivos e mercado de trabalho, fique de olho em nosso blog. Além disso, estamos à disposição em nossos câmpus para apresentar a faculdade para você e ajudá-lo com eventuais questões. Até o próximo conteúdo!

 

2 responses to “Orçamento curto? Veja como conseguir uma bolsa de estudo para faculdade

  1. Queria saber quais seriam as vantagens para pagamento da minha segunda graduação. A primeira foi um curso de licenciatura na Estácio. Já sou pós graduada, também pela Estácio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *