EaD Estácio: 5 dicas para encontrar o seu curso a distância

Opções não faltam. Há cursos a distância a um clique e em todas as áreas de conhecimento. Mas como escolher aquele que se encaixa exatamente com seus planos profissionais e seu perfil? Alguns aspectos devem ser analisados para que a graduação ou pós-graduação seja muito bem aproveitada.

Nos cursos EaD Estácio há diversas possibilidades e facilidades. Por isso, é importante avaliar antes qual é a melhor opção para a sua trajetória para que a experiência seja bem-sucedida. Neste post você irá aprender quais aspectos devem ser analisados para ajudar a escolher seu curso a distância.

EaD Estácio: um mundo de possibilidades

No EaD Estácio existem inúmeros cursos. Tem graduações como Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Gestão de Turismo, Jornalismo, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários e Pedagogia.

Quando vamos para a pós-graduação, o leque se amplia ainda mais com cursos como Design Digital, Direito Tributário, Políticas e Gestão em Segurança Pública, Engenharia de Segurança do Trabalho, Docência e Gestão do Ensino Superior, Educação Física Escolar, Gestão Empresarial, Marketing, Ciência de Dados e Big Data Analytics e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Ou seja, o que não faltam são alternativas em todas as áreas de conhecimento. Mas como decidir em qual curso investir? Vamos a algumas dicas para auxiliar nesse processo:

1. Faça uma autoanálise

O primeiro passo para tomar qualquer tipo de decisão é fazer uma autoanálise. Esse momento é importante para definir o que de fato você almeja e gosta, sem interferências externas.

Para isso, pare um momento e reflita. Pese os prós e contras e tente se imaginar daqui alguns anos. Aonde você quer chegar? Em que tipo de empresa ou órgão se imagina trabalhando? Sonha em ter um negócio próprio?

Também é importante avaliar quais as suas habilidades e com qual área você tem afinidade. Por isso, veja em quais disciplinas tem mais facilidade, quais temas o motivam mais e quais suas principais atividades de lazer. Tudo isso pode ajudar a escolher o curso ideal para você.

2. Pesquise o mercado de trabalho

A partir do momento em que você decidiu em qual área quer atuar, chegou a hora de definir o curso. Para isso, também é fundamental avaliar como está o mercado de trabalho. Se você quer atuar no campo da tecnologia, por exemplo, há diversas opções de cursos EaD Estácio.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Ciências da Computação, Defesa Cibernética e Gestão da Tecnologia da Informação são apenas algumas das graduações a distância disponíveis. Para definir qual delas cursar, tenha o apoio de pesquisas de mercado que mostram quais áreas estão aquecidas no momento.

É importante verificar quais são as tendências e os profissionais do futuro. Algumas áreas sofrem com a falta de profissionais capacitados e devem ter alta da demanda nos próximos anos, o que pode ser uma boa oportunidade de crescimento e sucesso profissional. Então, fique de olho!

3. Aprofunde seu conhecimento sobre o curso

É comum as pessoas criarem uma imagem do curso que pretendem fazer e idealizarem a profissão. Para evitar arrependimentos ao longo da graduação ou da pós e até da carreira, vale fazer uma pesquisa minuciosa sobre o curso.

O primeiro passo é verificar a grade curricular, ou seja, quais disciplinas são oferecidas e quais os conteúdos abordados, além da carga horária.

Outro ponto importante é conversar com estudantes que já estão cursando aquela graduação para saber mais sobre o ensino, professores e avaliações. Também vale pedir aos coordenadores e professores informações sobre o ambiente virtual do curso, quais os materiais de apoio e como são feitas as atividades.

4. Tenha contato com a área

O momento é de testar possibilidades para ver em qual curso investir os próximos anos de estudo. Assim, aproveite para participar de atividades que envolvam a graduação ou pós-graduação desejada e que são abertas à comunidade.

Pesquise e participe de oficinas e seminários do curso, por exemplo. Ter esse contato prévio com trabalhos acadêmicos, disciplinas e professores pode ajudar a ter uma noção daquela área de conhecimento.

Procurar profissionais que estão atuando na área para ver como está o mercado é outro aspecto importante para saber como é o dia a dia da função e os maiores desafios. Todo esse conhecimento pode auxiliá-lo a tomar uma decisão mais acertada e a alinhar as expectativas em relação ao curso EaD Estácio, bem como ao seu futuro profissional.

5. Conheça a infraestrutura do curso

Dependendo do curso escolhido, há algumas aulas práticas que são desenvolvidas em laboratórios. Por isso, é importante visitar o polo de apoio presencial do curso EaD Estácio para saber como são essas disciplinas e conhecer a infraestrutura.

Isso pode ajudar caso você esteja em dúvida entre dois cursos ou mais. Além disso, esse polo é onde você irá fazer algumas avaliações, então visitá-lo pode ser uma boa oportunidade de já se sentir inserido no ambiente acadêmico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *