Iniciando a sua trajetória profissional? 7 dicas para qualificar o seu currículo

Ter um bom currículo é como causar uma boa impressão à primeira vista. Geralmente é a partir dele que as empresas decidem ou não entrar em contato com você para aquela oportunidade de trabalho. Quem está ingressando no mercado agora pode tão ter uma trajetória profissional muito grande para destacar, porém, há formas de chamar atenção e de se diferenciar dos outros candidatos.

Muitas atividades – algumas oferecidas durante a faculdade mesmo – dão um up no currículo e fazem você largar na frente. Saiba quais são essas atividades e veja como se destacar em uma seleção através de um currículo turbinado!

Está começando agora a sua trajetória profissional e tem pouca experiência? Saiba como chamar a atenção dos recrutadores

Confira como aproveitar o tempo da faculdade para melhorar o seu currículo e ampliar as suas chances de ter uma trajetória profissional de sucesso em um tempo mais curto:

1. Estágio

O estágio costuma ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. Além de possibilitar que você adquira experiência e conheça mais pessoas da área, ele é um incremento importante para o seu currículo, principalmente no momento de procurar o primeiro emprego e iniciar a sua trajetória profissional.

Fazer um estágio durante a faculdade demonstra vontade de aprender e de assumir mais responsabilidades. E se você fizer um bom trabalho, ainda tem a chance de ser contratado ou recomendado para outra vaga de emprego.

2. Intercâmbio

Aproveite as oportunidades de intercâmbio que a sua instituição de ensino oferece. Estudar em outro país proporciona uma excelente troca de experiências, trazendo novos insights sobre o seu campo de atuação – já que você estará em contato com uma cultura diferente, na qual as pessoas estão acostumadas a pensar e a fazer as coisas de outra forma.

Além disso, passar por uma universidade de referência em outro país dará um peso diferenciado para o seu currículo e será um diferencial na sua trajetória profissional durante toda a sua vida.

3. Projetos de extensão

Os projetos de extensão da faculdade servem para aproximar a Academia da comunidade e fazem os alunos aprenderem na prática ao mesmo tempo em que oferecem um serviço valioso às pessoas.

Alguns exemplos de projetos de extensão são os escritórios-modelo do curso de Direito, as consultas prestadas pelos alunos com a mentoria dos professores nos cursos de Psicologia e de Farmácia, bem como os jornais-laboratório do Jornalismo. Além de serem importantes para a sua trajetória profissional, pois possibilitam o aprendizado prático, com esses projetos você também estará ajudando a sua comunidade – e isso conta pontos na hora da seleção de profissionais para um novo emprego.

4. Línguas

Atualmente, um pré-requisito em quase qualquer vaga para quem tem ensino superior é o domínio das línguas inglesa ou espanhola. Mesmo se esse aspecto não for obrigatório para a função que você deseja, saiba que quem é fluente nesses idiomas será escalado para viajar ou acompanhar palestrantes internacionais, por exemplo.

Assim, ser fluente em outras línguas fará você se diferenciar no mercado e ter a possibilidade de conquistar oportunidades dentro e fora do Brasil.

5. Cursos de extensão

Fazer uma graduação não é mais o suficiente para garantir boas oportunidades profissionais. Para conseguir uma boa trajetória profissional, você precisará investir em atualizações constantes.

Para atender a esse perfil profissional existem os cursos de extensão. Normalmente curtos, os cursos de extensão trazem conhecimentos específicos e têm preços atrativos. Ao finalizá-los, você recebe certificados que podem ser mencionados em seu currículo e também no seu LinkedIn.

6. Pós-graduação

Uma pesquisa da Catho Educação mostrou que um trabalhador com pós-graduação em uma função de coordenação pode ganhar até 53% mais do que alguém que possui apenas nível superior. Já em cargos operacionais ou de assistente, o aumento no salário com essa qualificação profissional pode ser de até 25%.

As pós-graduações lato sensu compreendem as especializações e MBAs, que focam justamente no aprimoramento profissional por meio de um conteúdo mais prático. Já os cursos de mestrado e de doutorado são as pós-graduações stricto sensu, que normalmente formam pesquisadores e professores universitários, sendo indispensáveis para quem quer fazer uma trajetória profissional no meio acadêmico. Porém, muitos mestres e doutores atuam em empresas privadas, principalmente nos ramos de Tecnologia e de Farmácia.

7. Projetos voluntários

Sim, os projetos voluntários também são importantes para a sua trajetória profissional. Ao fazer um voluntariado na sua área de atuação, você aprende novos métodos de resolver problemas e vê os desafios da sua carreira sob uma outra perspectiva.

Os projetos voluntários são uma forma de ingressar no mercado de trabalho quando você não consegue um estágio ou o primeiro emprego no segmento que gostaria de seguir. Além disso, mesmo projetos voluntários em outras áreas costumam ser valorizados pelos recrutadores quando eles estão fazendo um processo seletivo.

Gostou das nossas dicas para incrementar o seu currículo e ter sucesso na sua trajetória profissional? Então acompanhe o nosso blog e saiba mais sobre o mercado de trabalho e como aproveitar da melhor forma a sua faculdade. Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *