Rotina de estudos viável: 8 estratégias para conciliar trabalho e faculdade

Fazer uma faculdade e ter que trabalhar ao mesmo tempo é sempre um desafio. Para conseguir conciliar essas duas atividades, portanto, é essencial ter uma rotina de estudos. Ao se organizar, você consegue diminuir a ansiedade, ter controle das atividades que precisam ser feitas no seu dia a dia e definir quanto tempo tem disponível para os estudos.

Ninguém precisa bancar o super-herói: é importante respeitar os seus próprios limites, comer bem e dar espaço para o lazer. Sendo assim, separamos algumas dicas simples que irão ajudá-lo a terminar a sua graduação e trabalhar evitando desgastes. Confira, a seguir, como fazer uma rotina de estudos que seja viável para você.

8 dicas para acertar na rotina de estudos e conciliar trabalho e faculdade

1. Opte por cursos a distância

As graduações a distância são uma ótima opção para quem trabalha durante dois períodos. Estudar nessa modalidade facilita a rotina de estudos, uma vez que você pode fazer seus próprios horários e assistir às aulas quando quiser e tiver mais tempo disponível – não importando se é de manhã cedo, antes mesmo do expediente, ou de madrugada, sendo possível colocar os estudos em dia também durante o fim de semana.

2. Saia de casa preparado para o trabalho e a faculdade

Tente conciliar os horários para não precisar voltar para casa sem necessidade. Por exemplo: se o seu expediente é das 8h às 17h, tente negociar para começar um pouco mais tarde e sair às 18h, indo direto para a instituição de ensino depois.

Ou, no caso de você entrar no trabalho à tarde, procure um curso de graduação no período da manhã e siga para a empresa logo depois do almoço. Isso poupa tempo e evita desgastes maiores com deslocamento. Além de otimizar os seus percursos, não se esqueça de levar tudo o que você precisa para o seu dia na sua bolsa ou mochila.

3. Aproveite o fim de semana para estudar

É difícil sobrar tempo durante a semana para quem trabalha e faz faculdade. Por isso, uma boa saída é aproveitar o sábado e o domingo para colocar as atividades em dia e revisar o conteúdo aprendido durante a semana. Com essa estratégia você conseguirá ficar mais tranquilo de segunda a sexta-feira.

4. Procure alimentar-se bem

Ninguém aguenta uma rotina pesada por muito tempo se não comer direito. Além disso, o seu cérebro precisa de nutrientes para que você se concentre e seja produtivo. Para aprimorar a sua rotina de estudos, procure consumir alimentos com ômega 3, como peixes e sementes; vitaminas do complexo B, encontradas na carne vermelha, em ovos e leguminosas; ferro, presente no feijão e no fígado bovino; e cafeína (com moderação), presente no café e em chocolates.

5. Revise as matérias constantemente

Não deixe para estudar todo o conteúdo de uma disciplina na véspera da prova. Como as faculdades geralmente têm uma semana inteira de avaliações, se você for revisar os conteúdos apenas na véspera da prova, ficará com muita matéria acumulada. Tente organizar sua rotina de estudos de forma que todos os dias você consiga ler pelo menos um pouco do conteúdo ministrado em aula ou que tenha sido indicado pelo seu professor.

6. Não fique sobrecarregado com trabalhos em grupo

Se você tem um perfil de liderança, é comum acabar assumindo a maior parte das responsabilidades nos trabalhos em grupo. Tente se livrar desse hábito, porque ao trabalhar e estudar é fácil ficar sobrecarregado. Aproveite suas características de liderança e divida as tarefas igualmente com cada membro da sua equipe. Isso também trará benefícios para os seus colegas, que aprenderão mais.

7. Respeite os seus próprios limites

Não deixe de dormir e nem de ter atividades de lazer por conta dos seus estudos. Descanse quando estiver cansado e desacelere se a rotina estiver muito puxada. Ninguém é obrigado a completar a graduação em quatro anos. Caso você não consiga dar conta de todas as disciplinas nesse período de tempo, tudo bem. Termine os estudos aprendendo o máximo possível dentro da sua realidade de tempo.

8. Tenha uma agenda

Ao conseguir se organizar, será mais fácil conciliar a sua rotina de trabalho e estudos. Escrever suas tarefas em uma agenda ajuda não apenas a lembrar-se delas como também a diminuir a ansiedade, pois você terá um controle maior dos compromissos que precisa cumprir. Se carregar uma agenda física é inviável para você, é possível utilizar os calendários online, como os disponibilizados pelo Gmail e as plataformas de gestão de tarefas como Trello e Asana.

Esperamos que essas dicas ajudem você a ter uma rotina de estudos e de trabalho mais saudável. Caso tenha interesse em outras dicas sobre graduação e produtividade, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais.

Lembre de cuidar de você antes de tudo! Só assim você conseguirá se concentrar e aproveitar melhor a sua faculdade. Até o próximo conteúdo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *