5 dicas para conciliar a sua carreira profissional e os estudos

Trabalhar de dia e estudar à noite não é fácil. Mas é cada vez mais comum para muitos estudantes. Apesar do dia a dia puxado, é possível conciliar os dois compromissos e ter sucesso tanto na carreira profissional quanto na faculdade. Para ajudar a organizar a rotina de quem trabalha porque precisa e estuda para ter um futuro melhor, preparamos estas cinco dicas. Confira!

Estratégias que vão ajudar você a ter sucesso nos estudos e na carreira profissional

1. Seja organizado

Com pouco tempo disponível, manter a organização é fundamental tanto para os estudos quanto para lidar com os compromissos da sua carreira profissional. Montar uma tabela com os horários de estudos é um ótimo começo para isso. Anotar as datas de entregas de trabalhos e provas e colocar em algum lugar visível da casa é outra medida que costuma ser bastante eficiente. Outra ação prática que beneficia o processo de aprendizado é dormir, acordar e comer em horários regulares.

2. Tenha foco

Seja no trabalho ou em casa, distrações sempre estarão presentes. E não há fórmula mágica: estudar e trabalhar exige sacrifício. Diminua o tempo nas redes sociais e, se necessário, evite assumir compromissos que não sejam urgentes para a sua carreira profissional ou para a trajetória na faculdade. Sair à noite no meio da semana, por exemplo, pode prejudicar seu rendimento por até dois dias.

3. Aproveite a tecnologia

Recursos como gravar as aulas no celular e ouvir novamente depois pode ser uma medida muito útil para quem passa longas horas se deslocando entre a casa, o trabalho e a faculdade, por exemplo. Além de permitir repassar o conteúdo a qualquer momento, esse recurso ajuda você a lembrar de tópicos importantes que você poderá aprofundar ao fazer pesquisas na internet.

4. Tenha tempo livre

Quem trabalha e estuda ao mesmo tempo acaba, invariavelmente, comprometendo uma parte significativa do fim de semana em prol do avanço da sua carreira profissional. E é difícil que isso seja diferente. Mesmo assim, é muito importante ter momentos de lazer e descanso. Normalmente esse é o período em que o nosso cérebro está mais propenso a ter ideias criativas e a encontrar soluções para problemas.

5. Procure alternativas

Muitas vezes o modelo tradicional de ensino, que exige presença em sala de aula todos os dias, pode não ser o ideal para que você consiga concilicar com qualidade a sua carreira profissional e o seu aprimoramento na faculdade. Uma forma de enfrentar isso é optando por uma faculdade que ofereça um sistema misto de ensino (combinação de aulas presenciais e a distância). Dessa forma, sobrará mais tempo para estudar e também para que você consiga dedicar-se para o trabalho. Além disso, ficará mais fácil para fazer as tarefas da faculdade nas suas noites livres.

 

3 responses to “5 dicas para conciliar a sua carreira profissional e os estudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *