Veja qual profissão seguir de acordo com seu perfil

Chegou o momento de escolher a sua carreira. São muitas as opções e é possível que você se sinta atraído por boa parte delas. É normal ficar em dúvida sobre qual profissão seguir, mas analisar alguns pontos podem ajudá-lo a se decidir. Você já parou para pensar, por exemplo, quantas horas gostaria de dedicar ao trabalho por dia, se prefere ganhar bem ou ter tempo livre e como está o mercado de trabalho onde você quer morar?

Além de buscar respostas para essas perguntas, é muito importante se conhecer e procurar saber mais sobre cada um dos cursos que você está considerando. Assim, é possível escolher qual profissão seguir de acordo com o seu perfil. Para auxiliá-lo nessa jornada, separamos algumas das profissões mais populares no Brasil e qual o perfil requisitado para cada uma delas. Confira!

Qual profissão seguir de acordo com o meu perfil?

Veja as características das profissões mais populares do Brasil e descubra se alguma delas se encaixa com o seu perfil:

Administrador

O administrador pode empreender ou trabalhar para terceiros nas áreas de Finanças, Logística, Recursos Humanos, Vendas, Marketing, Produção, entre outras. Para que o administrador consiga atuar nesse leque diversificado, a grade curricular da faculdade de Administração traz matérias de Ciências Exatas, como Cálculo e Estatística, e de Ciências Humanas, como Psicologia e Sociologia.

Quem deseja optar por essa profissão deve ter capacidade de planejamento, organização, coordenação e liderança. É importante ainda ter uma boa noção de Matemática, ser comunicativo e conseguir trabalhar em equipe.

Advogado

O advogado é o profissional que defende os interesses dos clientes tendo como base as leis do país. Sua atuação passa por várias etapas, como conversas com os clientes e/ou partes envolvidas em um processo, consultoria, análise da situação, elaboração do caso, acompanhamento do processo, entre outras.

Para seguir essa carreira é necessário fazer um curso de Direito, que é indicado para quem gosta de pesquisar, ler e escrever, é sociável, ético e tem um bom raciocínio lógico. Entre as disciplinas do curso estão as de Ciência Política, Psicologia Jurídica e os diversos ramos do Direito, como Direito Civil, Penal, Tributário e Empresarial.

Arquiteto

O arquiteto é quem projeta espaços internos e externos, que podem ser de residências, hospitais, áreas de lazer, entre outros. Sua função não é apenas estética – o projeto arquitetônico deve levar em consideração o meio ambiente, a iluminação, a ventilação e a funcionalidade, por exemplo.

Se você está em dúvida sobre qual profissão seguir e tem a Arquitetura entre as suas opções, deve levar em consideração que para cursar essa graduação é necessário saber desenhar bem, ter facilidade com números e geometria, assim como ter criatividade, bom senso estético, interesse em tendências e ser inovador.

Designer gráfico

Comunicar visualmente é a principal atribuição de um designer gráfico. Isso pode ocorrer por meio de imagens, desenhos, diagramação e animações. Você se depara diariamente com o trabalho de um designer quando vê logos, marcas, embalagens, revistas, jornais, anúncios, camisetas, aplicativos, etc.

Quem quer cursar Design Gráfico precisa, acima de tudo, ser criativo. Porém, outros atributos são necessários, como habilidades de organização, comunicação, além de se dar bem com a tecnologia.

Engenheiro

É comum que quem se identifique mais com as Ciências Exatas busque as carreiras de Engenharia. Elas são várias e diversificadas, incluindo a Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, de Materiais, entre outras. O engenheiro, independentemente da sua área específica, aplica conhecimentos científicos, técnicos e matemáticos para criar ou melhorar estruturas, máquinas, materiais e sistemas.

Além de gostar de Matemática, os acadêmicos de Engenharia precisam ter interesse em aprender sobre a sociedade e o meio ambiente. Eles também devem ser curiosos, inovadores, saber trabalhar sob pressão e entender de tecnologia.

Jornalista

Na hora de escolher qual profissão seguir, aqueles que gostam de escrever costumam chegar ao Jornalismo. Porém, mais do que produzir bons textos, os jornalistas devem saber se comunicar com clareza, ter interesse por diversos assuntos – já que eles poderão escrever sobre qualquer área –, ser curiosos e observadores.

E agora, mais do que nunca, os jornalistas devem gostar da comunicação em todas as mídias e aprender a se comunicar dessa forma, ou seja, serem multimídias. Quem opta pelo Jornalismo poderá trabalhar em meios de comunicação tradicionais, como jornais, revistas e emissoras de TV e rádio, ou em outros locais que necessitam da expertise de um jornalista, como assessorias de imprensa, com marketing digital e outros cargos que exigem habilidade de comunicação.

Médico

O curso de Medicina normalmente é o mais concorrido nos vestibulares. Quem se forma nessa área poderá fazer residência médica e atuar em uma área específica da Medicina, como é o caso dos psiquiatras, ginecologistas, oncologistas e cirurgiões, por exemplo, ou trabalhar como médico generalista em hospitais, clínicas e postos de saúde.

O médico pode ainda optar pela vida acadêmica e dedicar seu tempo à pesquisa. Para seguir essa profissão, é preciso ter facilidade com Ciências Biológicas, gostar muito de estudar – já que é preciso estar sempre se atualizando – e de interagir com outras pessoas.

Programador

A tecnologia está em alta. Existem centenas de vagas abertas para profissionais da área, o que tem aumentado o interesse das pessoas em estudar programação. O programador ou desenvolvedor é o profissional que atua com linguagens de códigos e instruções lógicas que compõem os softwares.

Alguns cursos superiores, como o de Sistemas da Informação e o de Ciências da Computação, formam profissionais para atuar nessa área. Para essa carreira é necessário ter bom raciocínio lógico, ser persistente, inovador e ter facilidade com números.

Esperamos que as informações sobre algumas das principais carreiras do mercado tornem um pouco mais fácil a missão de descobrir qual profissão seguir de acordo com o seu perfil. Se você sentiu falta de alguma, compartilhe conosco nos comentários. Continue acompanhando nossos conteúdos e saiba mais sobre os cursos oferecidos pelas faculdades, vestibulares e orientação vocacional.

 

3 responses to “Veja qual profissão seguir de acordo com seu perfil

    1. Olá, Canuto! Tudo bem? Infelizmente não enviamos o boleto impresso, mas podemos enviar para o seu e-mail! Aguardamos o seu e-mail 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *