No Brasil, uma carreira em Gestão de Segurança Pública é uma que oferece diversos desafios, assim como muitas oportunidades. Os diversos ramos de atuação incluem desde departamentos de segurança, empresas especializadas, e claro, secretarias de Segurança Pública e afins.

Mesmo que a área não seja a mais disputada, ainda é uma que requer o mais alto nível de preparo, habilidades afiadas e uma grande responsabilidade de todo o profissional envolvido na área. O que torna fundamental que esse profissional seja o mais preparado para atuar no mercado e ser capaz de construir uma carreira de sucesso como defensor da paz.

Nesse sentido, a Estácio oferece a sua graduação de Gestão de Segurança Pública, um curso com o objetivo de preparar o profissional para lidar com grandes responsabilidades.

Tire todas as dúvidas sobre o que faz o gestor de segurança pública e como fazer a sua graduação na Estácio agora. 

Vamos lá!

O que se estuda no curso de Gestão de Segurança Pública?

No curso de Gestão de Segurança Pública o aluno aprende tudo o que ele precisa para ser um agente promotor da paz e civilidade, capacitado para administrar conflitos locais e internacionais.

O objetivo é preparar o profissional da segurança pública com todo o domínio dos dispositivos administrativos, penais e processuais penais para melhor realizar as ações ligadas à sua função.

É fundamental ter em mente que, para exercer qualquer cargo de segurança pública é absolutamente necessário conhecer e respeitar princípios de Cidadania e Direitos Humanos.

Dessa forma, o curso foi desenvolvido para abranger teorias e abordagens sociais e psicológicas. Compreender o desenvolvimento de habilidades para lidar com situações complexas, incertas e de risco.

O objetivo é uma melhor preparação e especialização dos profissionais já em exercício de função na carreira da segurança pública.

Quais são as características da Gestão de Segurança Pública?

O curso de Gestão de Segurança Pública tem uma duração mínima de dois (2) anos, ou quatro (4) períodos. Tem como objetivo preparar da melhor forma possível o agente do estado que atua com a manutenção da paz. 

O currículo é condensado, porém completo, e inclui  disciplinas teóricas mescladas a atividades práticas voltadas à atuação no mercado de trabalho.

Uma vez que este curso é voltado para a qualificação de profissionais que já atuam na área da segurança pública, ele foi desenvolvido com objetivo de ampliar o conhecimento do profissional.

A Estácio também oferece a oportunidade de realizar a graduação em EAD, e uma vez que o aluno pode assistir todas as aulas online, o curso se adapta ao aluno e não o contrário.

Algumas das cadeiras oferecidas na graduação de Gestão de Segurança Pública são:

  • Abordagens Sóciopsicológicas da violência e do crime;
  • Criminologia;
  • Fundamentos dos Estudos Jurídicos em Segurança Pública;
  • Mobilização Comunitária;
  • Relações Humanas;
  • Metodologia Científica;
  • Governo e Gestão: Estrutura do Setor Público;
  • Tecnologia, Informação e Comunicação em Segurança Pública;
  • Uso Legítimo da Força;
  • Fundamentos de Ciências Sociais;
  • Prevenção e Mediação de Conflitos;
  • Psicologia Social.

Podemos observar na lista acima que o curso é desenvolvido especificamente para enfatizar os processos intelectuais do agente. Ou seja, o aluno que cursar Segurança Pública na Estácio estará preparado para salvaguardar a população e melhor promover a paz.

Como funciona o Curso de Gestão de Segurança Pública?

O Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública é destinado a profissionais de carreira da área de Segurança Pública. 

Tem como pré-requisito a comprovação de vínculo aos órgãos ou Instituições de Segurança Pública: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agente Penitenciário e Guarda Municipal.

O curso tem uma carga horária de cerca de duas mil trezentas e setenta e seis (2376) horas/aula em média divididas em quatro (4) semestres, ou seja, cerca de dois (2) anos.

A grade curricular é constituída de trinta e uma (31) cadeiras, voltadas a desenvolver todas as qualificações e conhecimentos necessários para evoluir na carreira da Segurança Pública.

E na modalidade EAD, o aluno poderá compatibilizar seus horários de estudo conforme seus horários livres, possibilitando uma flexibilidade muito grande para facilitar a conclusão de sua graduação.

Qual o perfil do estudante de Gestão de Segurança Pública?

Para exercer bem sua função na Gestão de Segurança Pública, o profissional deve demonstrar uma verdadeira capacidade de desenvolver relacionamentos e exercer liderança na função. Saber trabalhar em equipe é fundamental, dadas as situações complexas que esse profissional enfrenta em seu dia a dia. 

O agente de segurança deve ter bom senso, iniciativa e criatividade para poder lidar com situações inesperadas e ações não planejadas. Pensamento analítico e a capacidade de avaliar cenários a fim de estabelecer planos de ação.

Postura ética e senso de responsabilidade social são esperados do profissional da segurança pública, pois ele deve respeitar os cidadãos que constituem a sociedade onde ele trabalha. 

Também deve possuir habilidades de comunicação e negociação a fim de facilitar a sua circulação entre diferentes indivíduos, equipes e organizações, além de garantir clareza em sua comunicação.

Quais são os mercados de atuação do Gestor de Segurança Pública?

A Segurança Pública é um setor vasto, que tem seu crescimento determinado pelo aumento das populações em áreas urbanas, assim como a necessidade dos governos de criar programas de administração de conflitos sociais ou de supressão da criminalidade.

Vamos agora conhecer quais as áreas em que esse profissional pode atuar:

Esferas Federal, Estadual e Municipal

O profissional formado em Gestão da Segurança Pública tem várias possibilidades de atuação dentro das diversas esferas do poder público. Podendo ser em níveis municipais, estaduais ou federais, como por exemplo:

  • Polícia Militar; 
  • Polícia Civil;
  • Penitenciárias;
  • Polícia Rodoviária Federal;
  • Polícia Federal;
  • Guarda Municipal;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Secretarias de Segurança Municipais e Estaduais;
  • Ministérios.

Segurança Privada

Outra área da segurança em constante crescimento, assim como possibilita também o empreendedorismo. As atividades dos agentes de segurança privada são fiscalizadas pela Polícia Federal.

Algumas das áreas em que o profissional da segurança privada pode atuar são:

  • Transporte de valores;
  • Vigilância patrimonial;
  • Segurança pessoal;
  • Escolta armada.

Quais os desafios de cursar Gestão de Segurança Pública?

O sistema de segurança pública brasileiro é repleto de situações que são indesejadas em um cenário ideal, encontrando-se em eterna evolução, uma vez que a segurança, assim como a educação, a saúde e a defesa dos direitos de todos os cidadãos brasileiros, é um dos pilares da organização social.

 Vejamos alguns dos maiores desafios da segurança pública.

Compreensão da função da segurança pública 

A segurança pública é a garantia da proteção aos direitos individuais de cada cidadão, fazendo com que possam exercer seu direito de cidadania em segurança, como trabalhar, conviver em sociedade e se divertir. É dever do estado garantir essa proteção, conforme garante a Constituição Federal de 1988.

Segurança e sociedade

A desigualdade social afeta diretamente o trabalho do agente de segurança pública, o que faz da aplicação efetiva de qualquer norma pública um grande desafio.

A gestão pública 

Segurança é apenas um dos diversos aspectos da gestão pública, e uma mudança na mentalidade do gestor, para uma abordagem mais abrangente e humana, é necessária com urgência, assim como a eliminação de conceitos pré concebidos na atuação dos agentes públicos.

Quais as vantagens de estudar Gestão de Segurança Pública?

Assim como toda e qualquer carreira, além dos desafios, a gestão de segurança pública traz várias vantagens.

Ajudar pessoas

É a verdadeira satisfação de qualquer profissional atuando no setor público. A capacidade de exercer um papel verdadeiramente relevante na vida de uma população, assim como possibilidade de retorno financeiro, são reais atrativos da profissão.

Crescimento profissional

A carreira na segurança pública é uma área que, ao mesmo tempo, de grande possibilidade de crescimento e de risco para o profissional que a exerce. Dito isso, é fácil perceber que a graduação abre diversas portas que garantem o futuro do profissional.

Uma vez que todas as dúvidas foram respondidas, basta agora ter a certeza de que o melhor caminho da carreira na segurança é a graduação em Gestão da Segurança Pública.

Para fazer a sua matrícula no curso Gestão de Segurança Pública, basta clicar nesse link! Seja uma pessoa de sucesso na Estácio!