Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Todos temos capacidade de adquirir certos aprendizados de maneira individual. No entanto, existem aqueles que preferem “ensinar a si mesmos”, os chamados autodidatas. Mas você sabe como ser autodidata?
De uma certa maneira, todos temos a capacidade da aprender sem necessidade de um professor. Com o acesso à internet e o compartilhamento de conteúdo, ficou muito mais fácil hoje em dia aprender em casa.
Você tem vontade de desenvolver a habilidade de ser um autodidata? Acompanhe as nossas dicas!
Leia mais: Quer se tornar um poliglota? Comece fazendo inglês
MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!
O que é autodidata?
A palavra autodidata vem do termo grego autodidaktikos, sendo que auto quer dizer “a si mesmo” e didaktos, significa “ensino”.
Em outras palavras, o autodidata é aquele que ensina a si mesmo, ou se instrui por esforço próprio.
Grande parte dos autodidatas são motivados. Ou seja, para buscar um conhecimento sem a ajuda de outra pessoa, é necessário um estímulo, uma vontade.
O que é ser autodidata?
Ser autodidata é ter a capacidade de aprender um conteúdo de forma autônoma, ou seja, administrando seu próprio processo de estudo.
Dessa forma, uma pessoa autodidata organiza os recursos de aprendizagem que possui à disposição, bem como suas habilidades e conhecimentos.
Ser um autodidata não quer dizer não ter nenhum tipo de auxílio, mas sim, não ter uma pessoa da qual você dependa para aprender.
Dessa forma, pessoas autodidatas podem utilizar os recursos disponíveis na internet, como vídeos ou textos que são, muitas vezes, ministrados por outra pessoa.
Ou seja, alguém elaborou aquele material. Por isso dizemos que mesmo o autodidata precisa do auxílio de outras pessoas, nem que seja dessa maneira.
Sendo assim, o que define quem é autodidata é o fato de não depender de uma escola, curso ou instituição formal para aprender.
Muitos de nós somos autodidatas. Quem aqui nunca aprendeu a fazer alguma tarefa utilizando um vídeo no YouTube, por exemplo? Seja aprender a tocar um instrumento, costurar uma peça de roupa ou trocar uma lâmpada, todos temos capacidade de aprender algo sem a “ajuda” de outra pessoa.
Famosos autodidatas
Certamente você conhece várias pessoas que são autodidatas. Entretanto, alguns famosos que se tornaram grandes nomes em suas profissões como autodidatas são:
- Abrahan Lincoln: como só estudou por apenas 18 meses, teve que ler muitos livros para complementar sua aprendizagem. O 16º presidente americano, que veio de família pobre, conseguiu se tornar advogado aos 25 anos;
- Albert Einstein: um dos autodidatas mais conhecidos do mundo, o pai da teoria da relatividade tirava notas baixas quando era criança em matérias como história e geografia. Já em matemática e física ele era muito bom, habilidades que ele desenvolveu durante toda a vida;
- Santos Dumont: considerado o maior inventor brasileiro, ele adquiriu interesse em mecânica ainda quando era criança, desenvolvendo estudos na área de construção de equipamentos para o voo. Na adolescência observava pássaros para estudar sua constituição física.
Quer saber como ser autodidata? Confira nossas dicas!
Faça cursos online
Diversas universidades tanto no Brasil quanto no exterior, disponibilizam videoaulas e cursos de curta duração em seus site. Alguns, inclusive, são gratuitos.
O YouTube é uma grande ferramenta para o autodidata, já que reúne uma quantidade praticamente infinita de assuntos que podem ser aprendidos.
Leia muito
Claro que essa não é bem uma dica, já que todo autodidata tem que ler bastante. Mas você sabe onde achar material para isso?
Existem inúmeras bibiliotecas espalhadas por aí. Seja em universidades ou até as públicas, estão abertas à comunidade e a todos que têm interesse em aprender.
Leia livros online também. Muitos sites disponibilizam material gratuito de inúmeros assuntos.
Organização
Para ser autodidata é preciso muita organização. Seja do tempo, dos estudos, das atividades de lazer. Todas as suas tarefas precisam ser pensadas para que você consiga dar conta de tudo.
Afinal, não existe uma sala de aula com um professor no horário e local marcado esperando por você. Se você não se organiza, quando vê já está ocupado com algo que não acrescenta nada no seu conhecimento.
Isso inclui também, ter foco nos seus objetivos e saber o porquê você está adquirindo esse conhecimento.
Saiba o que você quer
É muito mais fácil estudar e aprender temas do seu interesse, certo? Tanto que muitas vezes nem parece que estamos estudando, e sim, nos divertindo.
A rotina do autodidata é muito cansativa e pode ser entediante. Dessa forma, o ideal é se dedicar a algo que você realmente goste.
Um pouco de autoconhecimento será fundamental para que você seja bem sucedido nessa empreitada. Afinal, como saber o que você gosta sem conhecer a si mesmo?
Seja curioso
Essa é praticamente uma característica inata dos autodidatas. Afinal, quem consegue aprender sozinho sem ter curiosidade sobre algum tema?
Dessa forma, é fundamental se manter curioso e motivado para ir atrás do conhecimento. Coloque o foco no resultado, e corra atrás!
Coloque o conhecimento em prática
Normalmente os autodidatas gostam de aprender conteúdos que possam ser colocado em prática.
Aprender a tocar um instrumento, por exemplo, não adianta você ler todas as teorias do mundo e não ter acesso ao instrumento para praticar o seu conhecimento.
Além disso, colocar o conhecimento em prática é outra maneira de manter o interesse e a motivação na continuidade do aprendizado.
Outra dica também é fazer atividades relacionadas aos seus estudos.
Se você está aprendendo um novo idioma, por exemplo, assistir a filmes, ouvir músicas e outras atividades que envolvam a nova língua podem também te ajudar a continuar interessado no assunto.
Tenha iniciativa
Proatividade é também uma das principais características de quem é autodidata. Afinal, se você não tem iniciativa, é muito difícil que aprendizado caia diretamente no seu colo, não é mesmo?
Quando fazemos um curso superior, por exemplo, recebemos todo o conteúdo, datas, horários e cronogramas definidos pelos professores ou pela instituição. Quando não temos acesso a esse tipo de organização, precisamos ter iniciativa para nos mantermos organizados.
Entenda que a responsabilidade pelo aprendizado é somente sua
É preciso bastante maturidade para poder dar conta de um estudo autodidata. Isso porque, como já mencionamos, não teremos os professores ou a universidade nos cobrando se aprendemos ou não.
Saber que você não se limita ao que é aprendido na sala de aula ou em um livro é o primeiro passo para procurar aprender através de novos materiais ou de novas metodologias.
Sendo assim, você deve ir atrás desses novos métodos para dar conta de tudo já que não terá o auxílio de alguma instituição.
É melhor ser autodidata ou fazer faculdade?
Na verdade, essa resposta depende. O que você quer fazer da vida?
Claro que se você deseja exercer uma profissão tradicional como engenharia, medicina, direito, odontologia, entre outras, você precisa fazer uma faculdade. Imagino que ninguém vai aceitar se operado por um médico autodidata, não é mesmo?
No entanto, existem diversas profissões que hoje em dia podem ser exercidas por pessoas sem nenhum tipo de formação oficial. Basta ter habilidade e vontade de aprender!
Mesmo assim, algumas profissões que não exigem curso superior ainda assim podem ter um bom complemento se você estudar mais a fundo. Afinal, existem diversas vantagens em ser universitário e nem todo mundo quer perder a chance de passar por essa fase da vida.
Sendo assim, avalie o que vale mais a pena para você e aproveite as oportunidades que a vida te dá!
UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!
Leia também: Faculdade com bolsa: 5 formas de ingresso para estudar na Estácio
E você, aprendeu como ser autodidata?
Agora que você sabe que ser autodidata não é uma qualidade exclusiva de gênios e que é uma habilidade que só requer organização e esforço, você também pode se tornar um!
E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!