Com um mercado de trabalho em constante mudança e o surgimento de funções, cargos e necessidades nas empresas é cada vez mais comum as pessoas se decidirem por uma nova carreira. E o caminho mais buscado por essas pessoas é, geralmente, realizar uma segunda graduação. É uma opção também aos profissionais que buscam complementar sua formação inicial.

Tudo isso a fim de conseguir uma melhor posição dentro de uma organização, maior satisfação com a vida profissional e, consequentemente, melhorias salariais. No entanto, fazer uma segunda graduação essa não é uma decisão simples. Visto que fazer um curso superior exige dedicação, organização e perseverança.

E como já sabemos, escolher um curso superior não é uma tarefa assim tão simples. Sabemos também que a Estácio oferece muitos cursos de graduação de qualidade,

Confira o que você deve considerar ao optar por uma segunda graduação para uma nova carreira. Saiba as principais razões para buscar esse caminho e quais os passos você deve seguir ao escolher a sua nova carreira profissional.

COMECE SUA SEGUNDA GRADUAÇÃO EM UM CURSO DA ESTÁCIO

O que observar ao optar por uma nova carreira

A transição de carreira acontece, na maioria das vezes, quando o profissional não está satisfeito com sua posição em uma empresa ou busca uma nova função no mercado de trabalho que atenda às suas necessidades.

Em ambos os casos, quem busca por uma nova carreira está a procura também de:

  • Novos desafios;
  • Melhoria salarial;
  • Maior satisfação no trabalho;
  • Mais estabilidade financeira.

Por isso, um dos primeiros pontos a se analisar é o mercado de trabalho onde se pretende atuar. Isso significa pesquisar as vagas de emprego disponíveis, as exigências dos cargos, as expectativas para aquela carreira a médio e longo prazo e, é claro, a média salarial oferecida pelo mercado.

Outro ponto de extrema importância neste caso é  entender qual a formação necessária para se ocupar a vaga ou a carreira almejada. E feito isso, entender como é a graduação, as principais disciplinas, a modalidade de estudo (se presencial ou a distância) e as instituições de ensino.

Dessa forma é possível compreender melhor se a nova carreira irá atender as suas necessidades, se está relacionada com o seu perfil profissional e se é viável buscar uma segunda formação no seu atual momento de vida.

Entendimento e pesquisa

A fase de entendimento e pesquisa é fundamental para que você possa fazer uma escolha assertiva e investir seu tempo e seus recursos financeiros em algo que realmente atenda as suas expectativas.

É importante destacar que esses passos também são válidos para você que busca uma nova carreira como empreendedor. 

Afinal de contas, entender o comportamento do mercado e o que fazem os concorrentes é um passo básico para estruturar o seu plano de negócios e compreender a viabilidade de seu novo projeto profissional.

5 razões para fazer uma segunda graduação

Como você já deve ter percebido, a qualificação profissional deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito obrigatório para quem busca por uma colocação do mercado de trabalho.

Por isso, optar por uma segunda graduação é sempre um passo importante para quem quer se destacar no mercado profissional, seja na sua área de atuação ou mesmo para quem busca uma nova área de trabalho.

Conheça alguns dos principais benefícios de se fazer uma segunda graduação e quais os impactos disso em sua carreira profissional:

1. Unir carreiras semelhantes

Se você está satisfeito e realizado com a profissão que escolheu, mas busca ascender na carreira ou progredir em sua função, se tornando um gestor por exemplo, nada melhor do que complementar sua qualificação com uma formação semelhante a sua.

Por exemplo um jornalista pode complementar sua formação com uma graduação em publicidade, ou dependendo de sua área de atuação, se graduando em direito. Já um administrador pode optar por uma graduação em contabilidade e um bacharel em Letras pode optar por uma licenciatura.

Dessa forma, você pode expandir suas possibilidades profissionais, complementar suas qualificações e conhecimentos e ainda acumular mais um diploma em sua área de atuação.

2. Ampliar as oportunidades de trabalho

Uma segunda graduação amplia consideravelmente as possibilidades de se iniciar uma nova carreira, mesmo em áreas diferentes.

E como já citamos no início do artigo, uma qualificação profissional é fundamental para se conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho. E duas formações ampliam ainda mais essa possibilidade.

Além disso, durante a nova graduação, as possibilidades de networking e encaminhamento profissional pela própria instituição de ensino colaboram diretamente para a abertura de novas oportunidades de trabalho.

3. Formação mais rápida e facilidade de ingresso 

Quem opta por uma segunda graduação tem a possibilidade de concluir o curso escolhido em menos tempo. Afinal de contas, algumas disciplinas da grade já terão sido feitas durante a primeira graduação.

É válido lembrar que a análise da grade curricular e das matérias que serão eliminadas é feita pela faculdade escolhida..

Além disso, em muitas instituições de ensino, como na Universidade Estácio de Sá, o ingresso aos estudos para uma segunda graduação é facilitado, eliminando por exemplo a necessidade de um novo vestibular.

Esse fator é de extrema importância para quem busca uma segunda graduação, pois está relacionado a otimização do tempo do estudante, além de significar uma boa economia.

4. Ampliar as chances de obter uma melhoria salarial

Um profissional com duas graduações é qualificado duas vezes e isso facilita muito a conquista de promoções, o destaque dentro da equipe de trabalho e, é claro, as chances de melhorias salariais.

Em determinadas empresas que possuem Planos de Cargos e Salários (PCCs), toda qualificação profissional é pontuada e auxilia o colaborador a melhorar sua posição na empresa, aumentar seus benefícios e, é claro, melhorar o seu salário.

Por isso, para quem busca progredir na carreira, uma segunda formação complementar é um ótimo caminho. Por outro lado, quem está investindo em uma carreira completamente diferente da sua formação inicial poderá encontrar salários mais baixos. No entanto, deve levar em consideração a sua progressão na nova carreira.

5. Tornar-se um profissional versátil

Independente da área de atuação da empresa, é cada vez mais comum percebermos organizações que buscam por colaboradores que sejam capacitados para atuar em diferentes setores ou transitar por funções complementares.

Por isso, uma segunda graduação é ideal para capacitar você a desempenhar esse papel com maior qualificação. E, assim, estar ainda mais próximo de conquistar uma promoção ou novo cargo dentro da própria organização.

9 dicas para escolher uma segunda graduação

Agora que você já sabe a importância e os benefícios de uma segunda graduação para iniciar uma nova carreira. Confira algumas dicas para ajudar você a escolher qual será a sua próxima formação profissional:

  1. Realize testes vocacionais;
  2. Avalia suas preferências e habilidades;
  3. Considere o tempo de duração da nova graduação;
  4. Pesquise sobre o mercado de trabalho relacionado a nova graduação;
  5. Escolha uma instituição de ensino reconhecida;
  6. Pesquise e entenda as modalidades de ensino oferecidas;
  7. Conheça quais serão os custos de realizar uma nova graduação;
  8. Conheça as possibilidades de bolsas de estudos;
  9. Saiba se a empresa onde você trabalha possui incentivo a qualificação profissional;

Onde buscar por uma segunda graduação

Se a decisão por seguir uma nova carreira já está definida, é hora de pensar em como realizar uma segunda graduação.

A boa notícia é que a Universidade Estácio de Sá possui um programa de ingresso especial para você que pretende fazer uma segunda graduação. E o melhor: sem a necessidade de fazer um novo vestibular.

Acesse agora mesmo o link de inscrição da instituição e faça a matrícula no curso escolhido.

Na Estácio você ainda tem a possibilidade de conquistar 40% de bolsa de estudos. E, assim, optar pelas modalidade de ensino presencial, a distância e semipresencial.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui