Cursos EaD: aulas online pelo celular e outras facilidades dessa modalidade

Imagine a cena: você está no ônibus a caminho do trabalho, pega o celular e assiste a uma aula da faculdade. E tem mais: no intervalo do almoço debate alguns conceitos com os colegas e o seu professor, também utilizando o smartphone. Difícil imaginar? Então é porque você ainda não está familiarizado com as aulas online, que permitem que você encaixe os estudos na sua rotina da maneira como citamos nesse exemplo.

A educação a distância, ou EaD, tem crescido muito no Brasil. Há diversas opções de cursos nessa modalidade. Hoje, você pode optar por cursos EaD de graduação, por licenciaturas, bacharelados, tecnólogos, assim como cursos de pós-graduação. Neste post você vai saber mais sobre educação a distância e aulas online, descobrirá as vantagens dessa modalidade e as razões do aumento da procura pelos cursos EaD no País.

Mas, afinal, como funcionam as aulas online? Posso assisti-las em qualquer dispositivo?

A grande diferença das aulas online em relação às presenciais está na plataforma utilizada para a troca de conhecimentos entre os professores e os alunos. Enquanto no curso presencial o acadêmico se desloca até a faculdade para ter aulas, no EaD o conteúdo é transmitido através de vídeos, áudios e outros materiais virtuais. Ou seja, a mediação didático-pedagógica ocorre a partir do uso da tecnologia. Assim, o aluno assiste às aulas online no momento que for mais propício e como ele achar melhor.

Mas como as aulas online funcionam na prática? Depois de realizar a sua matrícula, o aluno fará o cadastro na faculdade e terá acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. A página que ele vai acessar é como se fosse uma sala de aula, porém online e com muitas opções.

Além de ter acesso aos conteúdos de cada disciplina do curso, o acadêmico terá acesso a exercícios e fóruns de discussão. Nesses espaços, feitos para a interação, ele poderá tirar dúvidas com professores ou tutores. Dependendo do curso, o estudante terá que fazer algumas aulas nos polos de apoio presencial. Essa necessidade de aulas presenciais geralmente está relacionada com disciplinas práticas em laboratórios, além das provas finais do curso.

Conheça as principais vantagens das aulas online

A facilidade de acompanhar o conteúdo na hora e local mais convenientes é uma das principais vantagens das aulas online, mas não a única. Confira outras vantagens de optar por um curso EaD:

1. Flexibilidade

Sem dúvida, como já comentamos antes, a flexibilidade é a grande vantagem das aulas online. Com elas, o acadêmico não fica “limitado” aos turnos e horários das aulas presenciais da faculdade. Além disso, o estudante não precisa se deslocar até a unidade de ensino.

O material didático do seu curso é disponibilizado pela universidade em vários formatos, como vídeos, arquivos de áudio e de texto. O aluno pode baixar as aulas online para assistir aos conteúdos no smartphone, no tablet ou no computador.

Outra facilidade dos cursos EaD é que o acadêmico pode rever os conteúdos quantas vezes desejar e imprimi-los se achar necessário. Essa modalidade de ensino permite, assim, que mesmo quem tem uma rotina atribulada, mora longe da faculdade ou não tem horários fixos possa fazer um curso superior ou de especialização.

2. Autonomia

Engana-se quem pensa que, por ter aulas online, o curso EaD é menos rigoroso que a formação presencial. O aluno tem que ter dedicação e comprometimento e precisa fazer uma boa gestão do seu tempo.

Para ter sucesso na graduação online, será fundamental que o estudante se organize para dar conta de todas as aulas online, do material que precisará estudar, das provas e dos exercícios. Isso tudo faz com que o acadêmico seja uma parte ainda mais ativa no processo de aprendizagem. Ou seja, as exigências do curso EaD podem ser uma ótima oportunidade para que ele se conheça e saiba o que funciona melhor para os seus estudos.

3. Novas formas de estudar

Esqueça aquela imagem de professor na frente da sala de aula com um giz na mão. O ambiente virtual permite uma infinidade de recursos pedagógicos para facilitar o aprendizado do estudante do ensino superior.

Você assistiu ao vídeo, ouviu o áudio, leu o conteúdo e ainda está com dúvidas? Então é hora de saná-las com os tutores e professores, que estão sempre disponíveis. Também há fóruns e chats para interação com os colegas e formação de grupos de trabalho.

4. Menos gastos

Por não necessitar de toda a estrutura física das graduações presenciais, muitos cursos a distância são mais baratos que os ministrados dentro das universidades. Além de economizar com as aulas online, o aluno não gasta com deslocamentos até a instituição de ensino e com alimentação fora de casa. Ele economiza, ainda, no material didático, já que boa parte dos conteúdos está disponível no ambiente virtual de aprendizagem.

5. Diversidade maior de cursos

Atualmente, muitos cursos são ofertados apenas na modalidade EaD. Há uma gama deles em todas as áreas de conhecimento. Assim, os cursos EaD podem ser fundamentais para a recolocação profissional, para conseguir uma promoção, alavancar a carreira ou conquistar o tão sonhado primeiro emprego.

6. Mesmo reconhecimento

Para oferecer cursos a distância, as instituições de ensino precisam do credenciamento por parte do Ministério da Educação (MEC). Essas graduações passam pelos mesmos acompanhamentos e avaliações dos cursos presenciais. Os alunos dos cursos EaD, por exemplo, também fazem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova que avalia o desempenho dos acadêmicos. O diploma tem a mesma validade do emitido pelos cursos presenciais.

7. Perfil do aluno

Além de precisar ter acesso à internet e uma noção básica de informática, será fundamental para o sucesso do aluno de um curso EaD que ele saiba administrar a sua rotina. Afinal, assim como nas aulas presenciais, nas aulas online não é nada recomendável acumular conteúdos.

Mas com uma boa gestão do tempo e da rotina, o acadêmico conseguirá cumprir o cronograma de conteúdos e finalizar os módulos no tempo certo. Aprender a administrar o próprio tempo pode ser o maior desafio, mas também a maior lição dessa modalidade de ensino.

Por que as aulas online estão em alta no Brasil?

É evidente o crescimento dos cursos de graduação a distância no Brasil nos últimos anos. Um dos termômetros desse fenômeno é o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e divulgado em 2018.

O levantamento – o mais completo do ensino superior no País – mostra que entre 2016 e 2017 as matrículas nessa modalidade aumentaram 17,6%. Em contrapartida, as matrículas no ensino superior presencial caíram 0,4%. Com esse resultado, os alunos de cursos EaD já respondem por 21,2% do total dos matriculados no ensino superior no Brasil. Ou seja, um a cada cinco acadêmicos estuda a distância.

E a tendência é essa proporção aumentar ainda mais. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O levantamento projeta que em 2023 o número de alunos novos na educação a distância irá superar os matriculados no ensino presencial nas universidades particulares brasileiras.

Conheça alguns cursos de graduação com aulas online

A Estácio tem vários cursos de graduação e especialização EaD nas mais diversas áreas. Confira alguns dos cursos de educação a distância da Estácio:

Como você pode começar o seu curso EaD?

Agora você já sabe mais sobre as vantagens e as facilidades oferecidas pelas aulas online. Ficou interessado? A Estácio tem duas formas de processo seletivo para alunos que estão fazendo graduação pela primeira vez: o Vestibular Estácio e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Caso você já tenha feito um curso de graduação, você pode ingressar em um curso EaD sem vestibular através do ingresso de segunda graduação. E se você está estudando em outra universidade, pode optar pela transferência externa.

A Estácio conta ainda com parcelamento facilitado, o PAR, com juro zero e sem necessidade de fiador, bem como diversas oportunidades de bolsas de estudo. Acesse o nosso site e verifique as opções oferecidas. A Estácio disponibiliza mais de 500 polos de educação a distância no Brasil.

Fique de olho no nosso blog e acompanhe as nossas atualizações sobre processos seletivos e novidades do mercado de trabalho, além de dicas de como conseguir bolsas de estudo e aumentar a sua produtividade. Até o próximo post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *