Estudo à distância: quando você deve optar por essa modalidade?

Há quem ame e quem odeie o estudo a distância. O fato é que essa modalidade realmente não é para todo mundo – assim como também pode ser muito melhor para pessoas com determinados perfis. Gostando ou não, é inegável que ela revolucionou a educação, uma vez que permitiu o acesso à capacitação a diversos alunos que não teriam como estudar por falta de horário ou dificuldade de acesso ao campus.

Se você nunca tentou fazer um curso EAD e está em dúvida se terá um bom aproveitamento, existem alguns aspectos que podem ajudá-lo a se decidir. Por exemplo, se você sempre aprendeu mais lendo a matéria em casa do que na sala de aula e caso seja mais produtivo em horários como a madrugada ou o início da manhã, é possível que o estudo a distância seja a melhor alternativa para você. Outros aspectos práticos também podem levá-lo a decidir por esse formato, como a economia de tempo e de dinheiro.

8 sinais de que o estudo a distância é a melhor alternativa para você

1. Você trabalha em período integral

Caso você trabalhe oito ou mais horas por dia, dificilmente terá um período inteiro disponível para assistir às aulas presencialmente. Algumas pessoas conseguem adequar o turno da noite para se dedicar ao curso, porém, muitos acham cansativo ou precisam utilizar esse tempo para outros afazeres, como cuidar da casa, das crianças e resolver pendências do dia a dia. Ao optar pelo estudo a distância, você faz o seu horário, estudando no momento em que achar mais adequado.

2. Você não costuma ter horários fixos

Se trabalhar em período integral já torna complicado fazer uma faculdade ou pós-graduação presencialmente, não ter horários fixos deixa isso quase impossível. Essa situação é comum em diversas profissões, como consultor de vendas, que precisa viajar a outras cidades a trabalho; ou profissionais da saúde que fazem plantão, por exemplo. Pode parecer impossível entrar em uma universidade tendo que cumprir esses horários, mas a saída está no estudo a distância.

3. Tem filhos pequenos

Quem tem crianças em casa precisa dedicar boa parte das horas do dia para cuidar delas. Além disso, provavelmente irá querer utilizar o seu turno livre para ficar na companhia dos pequenos. Nesse caso, estudar à distância é vantajoso porque você pode assistir às aulas de casa, perto deles. Ou ainda, aproveitar o tempo em que eles estão dormindo para isso.

4. Mora longe da faculdade

O tempo é o nosso ativo mais precioso. Por isso, muita gente que mora longe da faculdade escolhe o estudo à distância para não gastar um tempo precioso do dia a dia no congestionamento. Com o trânsito cada vez pior, as pessoas que optam por um curso EAD economizam algumas horas do dia que seriam necessárias para ir e voltar da aula.

5. Quer gastar menos

O estudo a distância garante economia por diversos fatores: não será necessário gastar gasolina para assistir às aulas; as mensalidades são mais baratas; evita-se comer fora de casa; são poucos os trabalhos que precisam ser entregues em materiais físicos. Ou seja, se você quer fazer uma graduação ou pós-graduação mas não tem ou não quer desembolsar muito dinheiro, um curso EAD é uma ótima alternativa.

6. Segunda graduação

Quem está entrando em sua primeira faculdade possivelmente irá querer passar pelas experiências de calouro presencialmente, como conhecer gente nova, fazer trabalhos em grupo e participar das diversas atividades que uma instituição oferece no campus. Porém, se essa é a sua segunda graduação, talvez esses aspectos já não sejam tão importantes e adquirir o conhecimento e conquistar o diploma sejam suas únicas preocupações. Nesse caso, novamente, um curso a distância pode fazer mais sentido que um curso presencial.

7. Facilidade de estudar sozinho

Sabe aquela pessoa que sempre aprendeu melhor lendo o conteúdo em casa do que indo para a aula? Ela é o tipo de aluno ideal para o ensino à distância. Muita gente tem mais facilidade para se concentrar e entender a matéria sem muitos estímulos externos. Esses estudantes costumam ser superfocados, tendo melhor aproveitamento na EAD.

8. Mais produtivo em horários alternativos

Cada organismo funciona de um jeito diferente. Algumas pessoas são muito mais produtivas em horários alternativos, como de madrugada ou nas primeiras horas da manhã. Para elas, o estudo a distância é o ideal porque elas estarão livres para estudar na hora em que quiserem, o que resulta em um aproveitamento muito maior de sua capacidade.

Aqui no nosso blog traremos sempre conteúdos sobre educação. Fique de olho e saiba mais sobre ensino à distância e outros temas!

2 responses to “Estudo à distância: quando você deve optar por essa modalidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *