Calouro na faculdade: diferenças entre ensino médio e superior

Ser calouro na faculdade é uma mistura de dois sentimentos: entusiasmo e ansiedade. É normal se sentir inseguro ao iniciar uma nova etapa da sua vida, ainda mais sendo o ensino superior um dos principais marcos de uma trajetória acadêmica e profissional. Porém, sabendo quais serão as principais mudanças que ocorrerão ao ingressar na universidade, fica mais fácil lidar com esse sentimento e se preparar para esse novo ciclo.

Depois de passar pelo menos sete anos na escola, entrar na faculdade significa sair da sua zona de conforto. Por mais assustador que isso possa parecer no início, essa fase e mudança também são muito positivas! Na faculdade, um mundo novo se abre, trazendo novos amigos, conhecimentos e oportunidades.

Mas, na prática, como é o dia a dia de um calouro na faculdade?

Você está nessa fase de transição – entrando em uma faculdade – e quer saber um pouco mais sobre o que muda para um estudante quando ele ingressa no ensino superior? Confira alguns pontos que caracterizam essa nova etapa de aprendizado:

1. Estudar o que você escolheu

A gente passa o ensino médio se perguntando por que é preciso estudar aquelas disciplinas que não tem nada a ver conosco. Questionamos isso apesar de, no fundo, sabermos que conhecimentos básicos sobre vários temas são necessários para a nossa formação.

Ao entrar na universidade, finalmente chega o momento de estudarmos apenas o que é relacionado à profissão que escolhemos. Embora na grade curricular existam matérias mais abrangentes, principalmente no início do curso, elas são minoria e, de alguma forma, oferecem conhecimentos que serão aplicáveis no cotidiano da sua futura ocupação.

2. Início da vida adulta

Se você é um calouro na faculdade que acabou de sair do ensino médio, provavelmente é agora que a sua vida adulta irá começar. Muitas vezes, entrar no ensino superior acaba sendo o momento em que o jovem sai da casa dos pais para morar mais perto do campus, por exemplo, ou em que ele começa a trabalhar para pagar a sua mensalidade.

Além dessa mudança importante na sua rotina, que pode acontecer nessa nova fase, seu desempenho e relações na instituição de ensino farão toda a diferença em sua futura trajetória profissional. Tudo isso aumenta o senso de responsabilidade, fazendo com que o acadêmico se distancie aos poucos do adolescente que era durante a vida no ensino médio.

3. Estágios

Um dos passos mais importantes para iniciar uma carreira profissional é o estágio. É nele que você começará a trabalhar na área que você escolheu, fazendo novos contatos e aprimorando as habilidades que você desenvolveu até esse momento.

Em muitos cursos, principalmente nos que são mais teóricos, é na fase do estágio em que você terá a oportunidade para realmente colocar a mão na massa. Também é possível estagiar nas diversas áreas que sua profissão abrange. Ao fazer isso, ficará mais fácil para você entender em qual dessas áreas você se encaixa melhor e escolher onde você atuará depois de formado.

Além disso, se você for um bom estagiário, há grandes chances de ser contratado após ter o diploma em mãos e, assim, ter um emprego garantido logo que sair da faculdade. Se não houver vagas na mesma instituição ou for necessário um processo seletivo mais elaborado, como um concurso público, ainda assim você poderá ser indicado por quem gostou do seu trabalho – e uma indicação vale muito na hora de procurar por um emprego.

4. Projetos de extensão

Assim como os estágios, os projetos de extensão são uma boa forma de colocar em prática aquilo que você aprendeu nas aulas da faculdade. Alguns cursos contam com iniciativas que simulam exatamente o que você fará depois de formado.

É comum, por exemplo, a faculdade de Psicologia oferecer consultas para a comunidade, enquanto a graduação de Direito possui o escritório-modelo e atendimentos supervisionados. No curso de Jornalismo, por outro lado, existem os jornais-laboratório, onde os alunos exercitam a apuração e a produção de reportagens.

5. Networking

Fazer novos amigos costuma ser uma das principais preocupações do calouro na faculdade. A vantagem dessa fase é que você estará convivendo com pessoas com interesses muito parecidos com os seus, o que facilita a convivência e os novos contatos. Saiba também que é comum as amizades de universidade se estenderem para toda a vida. Muitas vezes, os amigos feitos nessa fase se tornam sócios ou colegas de trabalho.

A faculdade, portanto, é também uma poderosa rede de networking, na qual colegas e professores podem indicá-lo para oportunidades em empresas ou até mesmo o convidarem para projetos em conjunto.

São muitas as portas que se abrem para um calouro na faculdade. Embora exista um certo receio do que é novo, esse sentimento logo dará lugar à euforia que novos conhecimentos e contatos e o início de uma vida profissional podem proporcionar.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre o que esperar desse início de jornada acadêmica. Se você deseja ler sobre algum assunto específico, compartilhe conosco as suas dúvidas e interesses nos comentários desses textos. Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *