No segundo trimestre de 2018, o Ministério da Educação (MEC) já havia autorizado 690 mil vagas para graduação EaD na área da saúde. Os cursos disponíveis nessa modalidade são Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Gestão Hospitalar, Nutrição, Radiologia e Terapia Ocupacional.

Se você se interessa pela área da saúde, é importante observar quais cursos estão autorizados e quantos deles são aprovados ou não por suas respectivas entidades de classe. Apesar de algumas entidades serem contrárias aos cursos de saúde na modalidade a distância, a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) garante que todos os cursos EaD nessa área exigem pelo menos 30% de carga presencial nas disciplinas teóricas e práticas. Ou seja, qualquer graduação EaD em saúde prevê tempo de contato com pacientes e práticas laboratoriais.

Graduação EaD: saiba mais sobre alguns dos principais cursos de saúde oferecidos a distância

Você quer atuar na área da saúde mas tem uma rotina de trabalho que já ocupa boa parte do seu tempo? Então uma boa alternativa para você seguir o seu sonho de se formar nessa área será optar por uma graduação EaD.

Confira informações sobre as disciplinas, o mercado de trabalho e qual perfil o estudante deve ter para cursar cada um dos cursos mais procurados dessa área:

1. Biomedicina

O biomédico é o profissional que coleta e analisa amostras de materiais biológicos nos hospitais, clínicas, laboratórios e órgãos públicos da área da saúde. Ele também pode produzir vacinas, operar equipamentos de diagnóstico por imagem, fazer a emissão e a liberação de laudos, realizar reprodução assistida, desenvolver pesquisas científicas e atuar nos bancos de sangue e de células-tronco.

A maioria dos profissionais de Biomedicina trabalha nas instituições de saúde, mas boa parte deles também opta por seguir carreira acadêmica. As oportunidades dependem muito de onde o profissional está morando ou deseja residir.

Nas cidades maiores, quem se especializa em Genética e Biologia Molecular pode encontrar vagas nas clínicas de reprodução assistida, por exemplo. Já nos locais onde a indústria alimentícia é uma atividade econômica importante, como na Região Sul do País, são necessários biomédicos que atuem com análise de qualidade.

Se você pensa em se matricular em uma graduação EaD de Biomedicina, atenção: é preciso gostar muito de Ciências Biológicas, área que serve de base para a maior parte das matérias do curso.

Outra característica importante para quem quer seguir essa área é ter facilidade de trabalhar em equipe. Esse é um ponto importante porque os biomédicos devem atuar em conjunto com outros profissionais da saúde, como médicos, biólogos e farmacêuticos.

Também não dá para ser muito apegado à rotina, principalmente se você deseja trabalhar em hospitais. Nesse caso, não serão raros os momentos em que você precisará fazer plantões à noite e nos fins de semana. Já os que almejam dedicar-se à pesquisa devem ser metódicos e fluentes em inglês.

Algumas das disciplinas da graduação EaD em Biomedicina são: Biologia Celular, Biossegurança, Matemática Aplicada à Biologia, Química Geral e Físico-Química, Anatomia Humana, Bioestatística, Bioética e Deontologia Biomédica, Anatomia Médica, Ecologia e Evolução, Química Orgânica, Fisiologia, Histologia e Embriologia, Genética, Fundamentos de Parasitologia, Fundamentos de Saúde Pública, Microbiologia Geral, Epidemiologia, Farmacologia, Imunologia, Bacteriologia, Micologia e Virologia.

CONHEÇA O CURSO DE BIOMEDICINA DA ESTÁCIO

2. Gestão Hospitalar

Para trabalhar com saúde, não é necessário passar por seis anos de graduação, como é o caso do curso de Medicina. Você já pensou em investir em um curso tecnólogo? O de Gestão Hospitalar, por exemplo, tem duração de três anos e traz disciplinas das áreas de saúde e administração.

Ao optar por essa graduação EaD, o profissional desenvolverá habilidades para atuar em hospitais públicos e privados, em clínicas médicas, casas de repouso, laboratórios, SPAs, órgãos governamentais e até na indústria farmacêutica. O gestor de saúde é quem gerencia os processos, as pessoas, os materiais e os equipamentos desses ambientes. Quem se formar nessa graduação poderá também ser responsável pelo controle das compras, supervisão dos contratos e implementação de processos nos ambientes hospitalares.

Os sistemas de saúde sempre serão necessários. Por isso, esse profissional nunca terá dificuldade de encontrar emprego na área. Quem se forma em Gestão Hospitalar também pode empreender, abrindo a sua própria clínica ou hospital. Por conta da magnitude do SUS, também não faltam concursos públicos nesse segmento.

Para cursar Gestão Hospitalar é preciso ser organizado, ter capacidade de liderança e não se assustar com números. Apesar de estar dentro do segmento da saúde, quem seguir essa carreira terá um papel voltado à administração das instituições. Por isso, também é preciso conseguir se comunicar bem e ter aptidão para a negociação.

Entre as disciplinas que compõem a grade curricular dessa graduação EaD estão: Fundamentos da Gestão Hospitalar, Introdução à Administração, Língua Portuguesa, Matemática para Negócios, Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional, Políticas de Saúde, Tecnologia da Informação em Saúde, Administração de Serviços Hospitalares, Estatística, Legislação e Saúde, Psicologia nas Organizações, Redação de Documentos Técnicos, Competências Gerenciais, Comunicação Integrada na Saúde e Contabilidade Básica.

CONHEÇA O CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR DA ESTÁCIO

3. Nutrição

O nutricionista é o profissional que auxilia os pacientes a cuidarem da sua alimentação com o objetivo de promover, manter ou recuperar a saúde dessas pessoas. Ele também pode atuar fora dos consultórios, trabalhando, por exemplo, nas indústrias de alimentos, em academias e em laboratórios de análise alimentar.

Entre as atividades desempenhadas pelos profissionais formados em Nutrição estão prescrever dietas e, se necessário, indicar suplementação alimentar, cuidar do controle de qualidade dos alimentos nos locais que servem comida, desenvolver e inspecionar produtos alimentares, assim como fazer o diagnóstico nutricional dos pacientes.

O mercado de trabalho para os nutricionistas está em alta. Uma das demandas crescentes é formada pelas empresas privadas, que estão contratando esses especialistas para cuidar da qualidade de vida dos seus colaboradores.

Outro ramo que está recrutando esses profissionais é o de marmitas congeladas saudáveis. Como as pessoas têm rotinas cada vez mais pesadas e estão, ao mesmo tempo, em busca de uma alimentação mais equilibrada, esse é um mercado em ascensão que precisa de nutricionistas para garantir a qualidade do que é ofertado. Além disso, há sempre a opção de abrir o próprio consultório ou de trabalhar em uma clínica.

Nutrição é um dos cursos da saúde que é encontrado como graduação EaD. Ele conta com disciplinas como Anatomia Sistêmica, Bioquímica, Histologia e Embriologia, Biologia Celular, Exercício Profissional de Nutrição, Parasitologia Básica, Química dos Alimentos, História e Antropologia da Nutrição, Genética, Microbiologia, Fisiologia Humana, Avaliação Nutricional, Composição dos Alimentos, Educação Nutricional, Microbiologia de Alimentos, Nutrição Humana, Imunologia, Técnica Dietética, Tecnologia dos Alimentos e Nutrição Esportiva.

CONHEÇA O CURSO DE NUTRIÇÃO DA ESTÁCIO

4. Radiologia

Radiologia é outra alternativa de graduação tecnológica para quem busca ingressar na área da saúde. Os profissionais capacitados por esse curso são os responsáveis por preparar e operar os aparelhos de diagnóstico por imagem. Assim, são eles que deixam o ambiente pronto para a realização de cada exame, cuidando também das soluções químicas, das normas de radioproteção e da preparação dos pacientes.

Por conta do avanço da medicina, pela adoção de novas tecnologias e por causa da popularização dos planos de saúde, existem várias oportunidades para os formados em Radiologia. As vagas são oferecidas por hospitais, clínicas de radiologia, laboratórios, ambulatórios, clínicas odontológicas, entre outros locais que trabalham com diagnóstico por imagem. Os radiologistas também podem trabalhar em outros segmentos que usam técnicas radiológicas, como nas indústrias alimentícia e farmacêutica.

Se durante o ensino médio você teve facilidade nas disciplinas de Biologia, Química e Física, a carreira na radiologia pode ser uma boa opção. Também recomenda-se que o profissional que for atuar nessa área seja alguém metódico, que siga com precisão as regras de segurança e que saiba se comunicar bem. Essa última característica é necessária para que o profissional estabeleça um bom relacionamento com os pacientes e equipe de saúde e consiga, dessa forma, desempenhar o seu papel de manusear aparelhos e analisar imagens com facilidade e confiança.

Na graduação EaD em Radiologia serão ministradas matérias como Anatomia Humana Osteomuscular, Física Aplicada à Imaginologia, Matemática Aplicada à Imaginologia, Morfologia Geral, Anatomia Humana de Órgãos e Sistemas, Física das Radiações, Fisiologia Humana, Geometria da Imagem Radiológica, Radioterapia, Proteção Radiológica na Saúde, Mamografia e Densitometria Óssea, Radiologia Odontológica, Radiologia Intervencionista Humana, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.

CONHEÇA O CURSO DE RADIOLOGIA DA ESTÁCIO

5. Educação Física

A área de atuação do profissional formado em Educação Física dependerá da escolha entre a licenciatura e o bacharelado. Se ele tiver feito o curso de licenciatura, poderá atuar como professor na educação básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Já se optou pelo bacharelado, irá trabalhar com a manutenção e promoção da saúde, no condicionamento físico e no treinamento esportivo.

A procura por um estilo de vida mais saudável é uma realidade da nossa sociedade. Por isso, esse profissional tem sido muito requisitado. As vagas concentram-se principalmente nas escolas e academias.

Segundo pesquisa da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil é o segundo país com o maior número de academias do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Portanto, quem se forma em Educação Física pode atuar ainda em clínicas esportivas, projetos de recreação, clubes esportivos, hospitais, asilos, centros de referência para pessoas com deficiência e em empresas com ginástica laboral.

Para fazer uma faculdade de Educação Física, não basta gostar de esportes e exercícios físicos. É preciso se comunicar com clareza, conseguindo explicar as instruções das atividades; prestar atenção em várias situações ao mesmo tempo, evitando que alunos se lesionem por estarem desempenhando os exercícios de maneira inadequada; e ser paciente, sabendo que nem todos têm aptidão para a prática de atividades físicas e podem precisar de um apoio maior do instrutor.

A grade curricular da graduação EaD em Educação Física é composta por disciplinas como Anatomia Sistêmica, Bioquímica, Biologia Celular, Teoria e Prática da Recreação e Lazer, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Teoria e Prática da Ginástica Artística, Anatomia do Aparelho Locomotor, Fisiologia Humana, Medida e Avaliação em Educação Física, Aprendizagem e Controle Motor, Cinesiologia e Biomecânica, Teoria e Prática da Natação, Teoria e Prática do Atletismo, Corporeidade e Motricidade, Didática, Avaliação Morfofuncional, Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, Ética na Saúde e Fisiologia do Exercício.

Este post foi útil para você? Então fique de olho em nosso blog e saiba as últimas novidades relacionadas aos cursos de saúde. Talvez em breve novos cursos sejam disponibilizados a distância – a oferta de outras graduações EaD está sendo discutida pelo poder público, como é o caso dos cursos de Odontologia e Psicologia.

Acompanhe nossos posts e confira também dicas de estudos e produtividade, bem como informações sobre o mercado de trabalho e processos seletivos. Até a próxima!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui