Com dúvida entre fazer um curso EAD ou presencial? Escolha os dois!

Imagine cursar uma faculdade em que há um misto de aulas presenciais e online. Nesse modelo, o aluno não precisa estar em sala de aula todos os dias da semana. Parte do conteúdo pode ser aprendido online.

É o sistema de aprendizado flex, em inglês chamado de blended learning, que trabalha tanto aulas presenciais quanto virtuais, sempre usando o melhor dos dois formatos. Nessa metodologia, o ensino como conhecemos assume as melhores características de um curso EAD, como flexibilidade e acesso remoto aos conteúdos e aulas ao mesmo tempo em que oferece os recursos didáticos das aulas presenciais. Segundo Ronaldo Mota, chanceler do Grupo Estácio e ex-secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no futuro, educação a distância e presencial não irão mais se diferenciar.

Curso EAD e curso presencial: por que no futuro eles não serão mais diferenciados?

A explicação é que as diferenças entre um aluno presencial e um que faz um curso EAD estão desaparecendo rápido em função do avanço das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizado. Para o especialista em Educação, a tendência é que as duas partes – escola e aluno – dominem cada vez mais esse modelo flexível de aprendizagem e também combinem o uso de tecnologias específicas.

Dois exemplos dessa mudança:

  • O primeiro é uma aula em que o professor consegue orientar de forma individual um grupo numeroso de alunos por meio de um software específico;
  • O segundo é um aparelho com touch screen e suporte multimídia que substitui o quadro-negro ou lousa tradicionalmente usados nas salas de aula. O dispositivo também se conecta com os tablets e smartphones dos alunos para a troca de informações em tempo real.

Esses exemplos já estão sendo colocadas em prática nas salas de aula. O futuro da educação já chegou e passa, de forma definitiva, pelo modelo que integra ensino presencial e a distância.

Confira as vantagens do sistema flex

  • Diversifica as formas de aprendizagem;
  • Transmite melhor o conteúdo;
  • Melhora a dinâmica das aulas;
  • Dá mais autonomia ao aluno;
  • Mais praticidade ao evitar deslocamentos;
  • Redução de custos para o aluno;
  • Melhora a gestão do tempo do aluno.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *