5 sinais de que você precisa escolher um curso presencial

Os cursos de educação a distância têm se multiplicado pelo país. Essa modalidade facilitou o acesso de muitas pessoas ao ensino, uma vez que normalmente as graduações e pós-graduações EAD são mais baratas, além de dispensar gastos com alimentação e transporte, e as aulas poderem ser assistidas em quaisquer horários. Porém, nem todo mundo consegue se adaptar a esse formato de conteúdo. Há quem prefira fazer o curso presencial e tenha um rendimento maior frequentando a sala de aula, ouvindo o professor e interagindo com os colegas.

Apesar de contar com menos flexibilidade, estar presencialmente na faculdade também tem algumas vantagens, como a possibilidade de fazer networking – muitas pessoas conheceram parceiros de negócios em aulas da pós-graduação, por exemplo – e de participar de atividades extracurriculares. Antes de escolher por qual modalidade de curso optar, analise os prós e contras de cada um, entendendo o seu perfil e o que você busca com a sua capacitação.

Confira os sinais que encaminham você para um curso presencial

Se você está em dúvida entre optar por um curso presencial ou por um curso a distância, confira uma lista de sinais e de preferências que poderão levar você a escolher pela primeira opção:

1. Você tem dificuldade de se concentrar ao estudar sozinho

Enquanto algumas pessoas aprendem muito mais sozinhas, lendo o conteúdo em casa, outras não conseguem se concentrar tempo suficiente para isso. Este segundo perfil precisa, normalmente, do contato com os professores e colegas para fixar melhor o conteúdo ao ouvir a explicação e participar das aulas.

Tente entender qual o seu estilo de aprendizagem: existe quem aprenda melhor pela visão, audição ou por meio do toque e das ações – precisando manipular materiais e gesticular enquanto fala, por exemplo. Se você se encaixa entre os dois últimos, provavelmente terá mais benefícios em um curso presencial.

2. Você não tem disciplina para cumprir o que você mesmo determina

O ensino a distância exige muita disciplina, uma vez que o próprio aluno irá determinar os momentos de estudar e precisará de concentração máxima ao assistir às aulas. O estudante de EAD precisa ainda separar um tempo para fazer os trabalhos. Se você tem necessidade de alguém guiando seus estudos e cobrando pela execução das tarefas, dificilmente se sairá bem no ensino a distância. Nesse caso, você deve buscar um curso presencial.

3. Você sente a necessidade de interagir

Seja por uma questão de aprendizagem ou mesmo pelo convívio social, quem quer interagir, fazer novas amizades, conhecer melhor os professores, executar trabalhos em grupo deve optar pelos cursos presenciais. Se você está se matriculando em sua primeira graduação, provavelmente irá querer passar por esta experiência de aproveitar ao máximo o convívio com os colegas e o que o campus oferece. Além disso, essa interação pode abrir novas portas profissionalmente, como indicações para estágios e empregos.

4. Você deseja fazer um curso com muitas aulas práticas

Caso você tenha escolhido um curso que exija muitas aulas práticas, como é o caso das graduações de Medicina, Fisioterapia, Educação Física e Biologia, o ideal é que você opte por um curso presencial – alguns deles nem existem no formato a distância justamente por este aspecto das aulas práticas. A prática irá fazer toda a diferença em sua formação como profissional e na faculdade, presencialmente, você terá acesso a toda estrutura necessária, como laboratórios e estágios supervisionados, por exemplo.

5. Você deseja participar também de atividades extracurriculares

Se você tem interesse em participar de empresas juniores, centros acadêmicos, entre outras atividades extracurriculares, deve se inscrever em um curso presencial. Além disso, há uma série de eventos que podem ocorrer no campus, como palestras, simpósios, atividades culturais, debates, etc. Eles complementam o que é ensinado em sala de aula e fazem com que você tenha novas experiências.

Conseguiu se decidir entre um curso presencial e um curso a distância? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos sobre educação. Esses textos poderão ser muito úteis nesta nova fase da sua vida. Até a próxima leitura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *