Os aplicativos de estudo podem ser grandes aliados, pois o celular é um item que geralmente as pessoas não largam. Se todos contabilizassem as horas em que passam conectados, certamente levariam um susto. Por outro lado, é possível fazer que esse hábito seja mais produtivo. Uma das formas é através de apps. Eles podem dar uma força na hora de reforçar um conteúdo ou aprender mais.

Utilizar os aplicativos para essa função também pode ser uma maneira de driblar a procrastinação. Se você é alguém que gosta muito de mexer no celular e tem dificuldades para deixar de fazer isso, uma estratégia interessante seria utilizar os aplicativos de estudo para tornar suas horas vagas mais produtivas.

Se você ficou curioso para saber mais, vamos trazer nesse post um lista de 10 aplicativos que podem dar aquela força para estudar com mais qualidade. Afinal de contas, aprender pode ser um hábito que está na palma de suas mãos e tudo pode ser feito de maneira prática e intuitiva.

Confira!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: 6 caminhos para conseguir bolsas de estudo para faculdade

Os aplicativos de estudo

Graças ao avanço da tecnologia e a era digital, estudar nos tempos atais pode ser uma tarefa realizada na palma da mão. Embora exija um pouco mais dos olhos, essa pode ser uma maneira de otimizar o tempo e fixar algum conteúdo ou até praticar exercícios para a prender mais.

Conhecer esses aplicativos pode transformar a sua rotina de estudos em uma tarefa mais interativa e, consequentemente, mais prazerosa. Afinal de contas, é importante fazer um bom uso da tecnologia para extrair o que ela melhor pode oferecer.

O ex-campeão mundial de xadrez e Grande Mestre Garry Kasparov protagonizou um duelo enxadrístico contra o computador Deep Blue. Ao perder o segundo match para a máquina, ele próprio defendeu que devemos perder o temor pela tecnologia e utilizá-la a nosso favor. Portanto, essa é uma lição importante a ser tirada, pois as máquinas podem ser ferramentas de muita utilidade para serem usadas em prol da educação.

Utilize a tecnologia a seu favor

No entanto, o que se deve fazer é deixar de olhar para essas tendências com estranheza e encará-las de maneira positiva. O problema é quando a tecnologia é utilizada de maneira errada, desperdiçando todo o potencial que pode ser extraído dela.

Por que não utilizar aplicativos de estudo para aprender mais, não é mesmo? Veja a seguir uma lista de apps que podem ajudar você a desenvolver uma rotina de estudos mais eficiente, independente se você está pensando em fazer um curso de graduação ou se já estuda em uma universidade.

1- Google Drive

Esse é um aplicativo de armazenamento online e gratuito do Google. Essa pode ser uma maneira de você salvar documentos e trabalhos realizados no seu computador e acessar posteriormente no seu celular. Para isso, é necessário ter apenas uma conta no Google para ter acesso.

Através desse aplicativo é possível criar slides, documentos de texto, planilhas, entre outras opções. Além de você ter acesso aos seus documentos que estão salvos na nuvem, você pode compartilhá-los com outras pessoas, o que pode facilitar muito trabalho em grupo realizado remotamente.

Além do compartilhamento, uma função importante desse aplicativo ou serviço é o de poder fazer backup. O que torna ainda mais seguro utilizar a tecnologia a favor dos estudos, pois nunca se sabe quando o computador ou celular podem dar problemas.

2- Evernote

O Evernote ajuda você a ter mais organização e manter o foco naquilo que é mais importante. Ele tem vários recursos para você capturar tudo, como pensamentos, cartão de visita, entre outros.

Através dele você pode acessar gravações, listas, esboços e inclusive salvar aquilo que você acha mais relevante na internet. Portanto, esse é um aplicativo que permite você ter acesso a tudo em apenas um programa.

3- Coursera

Esse é um aplicativo que permite que você possa assistir cursos online com professores de universidades renomadas de todos os cantos do mundo. Para acessá-lo, basta fazer um cadastro, que por sinal é bem simples e rápido.

Após o cadastro inicial, você poderá escolher diversos campos do conhecimento e filtrar por áreas de interesse. Além disso, esse aplicativo pode ser uma ótima ferramenta para dar uma impulsionada na carreira profissional.

4- Ted

O Ted é uma plataforma de poderosas apresentações. Grandes mentes do mundo participam dessas conferências. Você pode encontrar esse aplicativo e assistir diversas palestras de temas complexos, mas apresentadas de forma simplificada e didática.

Além de poder conhecer brevemente sobre diversos temas, você também aprenderá a montar uma apresentação didática através dos exemplos que verá pela plataforma.

5- Udemy

Essa é uma plataforma de cursos online que se transformou em um aplicativo. São pelo menos 130.000 mil cursos que você pode encontrar, sendo eles gratuitos ou pagos. Não interessa a área de conhecimento ou curso que você procure, certamente você encontrará por lá.

Portanto, esse pode ser um dos aplicativos de estudo que permitirá você evoluir em alguma área.

6- My Study Life

Esse aplicativo vai ajudá-lo a organizar a sua rotina de estudos, pois ele permite que você monte um calendário com todo o seu cronograma de avaliações e trabalhos da faculdade.

Além disso, ele é um aplicativo bastante prático e intuitivo de operar.

7- Google Translate

Se você estiver com problemas para entender artigos ou textos escritos em outros idiomas, saiba que esse pode ser um dos aplicativos de estudos bastante útil para esses casos.

Obviamente, as traduções não são perfeitas, mas esse aplicativo pode dar uma boa força para driblar alguns problemas com um língua estrangeira.

8- Duolingo

Se você procura um aplicativo para auxiliar no aprendizado de línguas estrangeiras, esse certamente vai ajudar você. Ele é simples de utilizar e pode ajudar uma pessoa a aprender um idioma a partir do zero.

Ele conta com aulas compactas e lúdicas e também oferece testes em língua inglesa ou espanhola. Se você estiver buscando uma bolsa de estudos no exterior, esse pode ser um recurso interessante para fazer os exames de proficiência.

9- Stoodi

Esse é um aplicativo que oferece cursos online para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa pode ser uma ferramenta interessante para você se preparar para vestibulares e poder escolher as aulas que mais lhe interessam.

Além das aulas, você conta com resumos, revisão de conteúdo, exercícios corrigidos e comentados por vídeos.

10- Trello

Se você está com uma rotina desorganizada e está precisando ter mais produtividade, saiba que esse aplicativo pode colocar a sua vida em ordem. Pois ele auxilia você a filtrar as tarefas em ordem de prioridade e pode ser um grande aliado na hora de vencer os conteúdos.

Além disso, ele é bastante prático e fácil de operar e pode ser uma grande ferramenta para que você coloque metas nos estudos e consiga cumpri-las.

Conclusão

Agora que você conhece diversos aplicativos de estudo, certamente isso ajudará você em suas tarefas. Saiba que a tecnologia pode ser uma ferramenta muito valiosa para quem sabe utilizar.

Portanto, buscar maneiras eficientes de incrementar os seus estudos pode ser uma forma de garantir uma formação mais sólida, o que pode ser uma grande vantagem no mercado de trabalho futuro.

Portanto, os aplicativos de estudo podem dar uma força para ingressar na faculdade e também garantir um bom desempenho por lá. Se você já é estudante da Estácio ou pensa em ingressar em um dos cursos de graduação, também pode tirar proveito dos aplicativos de estudo!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui