Faculdade de Pedagogia a distância: o que você vai aprender

Esqueça a imagem que você tem do pedagogo como um professor de educação básica que trabalha em frente ao quadro negro. Embora muitos formados em Pedagogia optem pela carreira em sala de aula, essa profissão está sendo reinventada a cada dia. O próprio papel do professor não é mais o de apenas repassar o conteúdo que está nos livros. A formação dele também mudou e hoje, por exemplo, já é possível optar por uma faculdade de Pedagogia a distância.

Dentro da nova era de formação desses profissionais, os pedagogos estão sendo preparados para pensar em métodos diferentes de ensino, sempre respeitando a individualidade de cada estudante. Para isso, esses profissionais estão buscando se atualizar constantemente. É por esse motivo que a faculdade de Pedagogia a distância da Estácio oferece disciplinas como Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e Educação, Tecnologia e Novas Mídias. Confira neste post mais sobre esse curso e como está o mercado de trabalho para quem se forma nessa área.

Descubra como é a faculdade de Pedagogia a distância e onde os profissionais formados podem atuar

Os alunos de hoje e os de amanhã certamente não serão os mesmos de algumas décadas atrás. Hoje, os professores têm muitos desafios no processo de ensino-aprendizagem. Um dos principais é o de prender a atenção de estudantes habituados, geralmente, desde cedo aos dispositivos eletrônicos.

Diante de um cenário para o ensino sempre desafiador, os profissionais da área devem buscar atualização constante, como comentamos antes. Uma forma de eles conseguirem isso, muitas vezes, é através de uma faculdade de Pedagogia a distância. Além da possibilidade de dar aula nessa área, o pedagogo tem outras oportunidades no mercado. Isso porque esse profissional está sendo contratado em diversas instituições devido à sua capacidade de gestão, empatia e conhecimento do processo de aprendizagem.

Se você se interessa por essa área, saiba mais sobre algumas das principais disciplinas da grade curricular da faculdade de Pedagogia a distância da Estácio:

1. Filosofia da Educação

É uma das principais disciplinas para levar os futuros pedagogos a refletirem sobre a área da educação a partir de conceitos filosóficos. Nessa disciplina são ensinadas as principais correntes que dão fundamento aos demais conteúdos que serão vistos durante o curso.

2. Educação Especial

A Educação Especial é o segmento que se preocupa em oferecer uma melhor vivência educacional às pessoas com deficiência. Existem também especializações nessa área que aprofundam os conhecimentos que são aprendidos na faculdade de Pedagogia a distância. Durante a graduação, os alunos aprendem os principais conceitos e práticas dessa área.

3. Didática

A didática é o conjunto das técnicas de ensino que serão utilizadas pelo profissional em sala de aula. Essas técnicas vão desde o planejamento das aulas até o trabalho do profissional de fazer a relação entre o conteúdo que será ministrado e a realidade dos estudantes. Nessa disciplina também se aprende sobre metodologias de ensino e avaliações que estão disponíveis para medir o aprendizado dos alunos.

4. Gestão Escolar

A disciplina de Gestão Escolar traz conteúdos sobre a administração dos sistemas e das instituições de ensino. Nessa aula da faculdade de Pedagogia a distância são debatidos temas como as políticas educacionais, a coordenação pedagógica e os modelos organizacionais de escolas. Esses conhecimentos são fundamentais para quem almeja ser coordenador ou diretor de um colégio.

5. Alfabetização e Letramento

Essa disciplina mostra como a fala, a leitura e a escrita são importantes para o desenvolvimento e o aprendizado de cada estudante. O aprendizado dessa matéria prepara os futuros pedagogos para ensinar a língua escrita a partir dos principais métodos conhecidos.

6. Matérias da Educação Básica

Quem se forma na faculdade de Pedagogia a distância está apto para atuar como professor da Educação Básica. Por isso, a faculdade tem disciplinas específicas sobre as matérias que são ensinadas nessa fase. Confira quais são essas disciplinas:

  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa;
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte;
  • Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino da Matemática;
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Educação Física;
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Educação Ambiental;
  • Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia.

Em quais áreas alguém formado na faculdade de Pedagogia a distância pode atuar?

O pedagogo é um especialista em educação. Por isso, ele está capacitado para atuar em processos que tenham relação com o ensino e a aprendizagem. Além de trabalhar dentro das salas de aula, como professor ou auxiliar da pré-escola e da educação básica, esse profissional pode ocupar diversas funções. Veja algumas das principais:

– Coordenação de ensino

O pedagogo pode desempenhar funções de gestão escolar. Nesse caso, ele será responsável por atividades como a organização do calendário letivo, o desenvolvimento de projetos pedagógicos, a realização de reuniões com pais de alunos, a promoção de eventos da escola e a coordenação de reformas curriculares.

– Pedagogia empresarial

O pedagogo pode trabalhar na área de gestão de pessoas de uma empresa. Nesses casos, ele será responsável pelo treinamento e pelo desenvolvimento dos colaboradores daquela organização.

Quando assume essa função, as técnicas pedagógicas aprendidas na faculdade de Pedagogia a distância são utilizadas para que os funcionários se sintam integrados às suas equipes. Eles também passam a ser estimulados a identificar quais conhecimentos cada um precisa aprimorar para desempenhar melhor as suas funções.

Nessa área, o pedagogo também pode coordenar equipes de várias áreas de uma organização visando o desenvolvimento de projetos.

– Elaboração de material pedagógico

O pedagogo pode trabalhar ainda na produção de livros didáticos de educação infantil e na produção de outros materiais, como instrumentos, jogos e brinquedos educativos.

Para a elaboração de conteúdos voltados para outras séries, o pedagogo trabalha junto ao professor daquela determinada área, como Matemática, História ou Língua Portuguesa, por exemplo.

– Pedagogia hospitalar

O profissional formado na faculdade de Pedagogia a distância que opta por trabalhar nessa área será o responsável pela educação de crianças e adolescentes hospitalizados. Para desempenhar esse trabalho, ele deverá respeitar as limitações de cada indivíduo de acordo com a sua condição de saúde.

No ambiente hospitalar, o pedagogo irá atuar para promover ações que visam ocupar os pacientes e tornar a internação menos traumática.

Como está o mercado de trabalho para quem se formar na faculdade de Pedagogia a distância?

Uma das maiores vantagens de seguir essa carreira é que você dificilmente ficará desempregado. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 90% dos pedagogos brasileiros estão empregados. Esse número faz da Pedagogia um dos ramos com a maior taxa de empregabilidade do País.

Assim como já foi citado, a atuação desses profissionais não está restrita às escolas. Os pedagogos podem ser contratados em empresas privadas para trabalhar com recursos humanos, em organizações não governamentais (ONGs), hospitais, editoras, indústrias de brinquedos, entre outras entidades.

Como deve ser o perfil de um estudante de Pedagogia?

O primeiro ponto essencial para quem pensa em fazer a faculdade de Pedagogia a distância é que você deve gostar de pessoas – especialmente de crianças. Como a maioria desses profissionais trabalha em sala de aula, é necessário que você tenha aptidão em ensinar. Claro que o desejo de aprender também é fundamental, uma vez que o profissional formado na faculdade de Pedagogia a distância precisa investir na atualização de seus conhecimentos.

Conseguir se comunicar bem é outro fator fundamental, porque será preciso transmitir as informações de forma clara e entender o que o seu interlocutor está tentando dizer. Outro aspecto importante é saber adaptar seu planejamento de acordo com as circunstâncias, respeitando o tempo e a forma de aprendizagem de cada pessoa.

“Ter feito o curso EaD nunca foi um problema para conseguir emprego”

Karina Pereira já havia abandonado duas graduações presenciais antes de começar a faculdade de Pedagogia a distância. Isso por conta de seu perfil e rotina: ela gosta de estudar sozinha e tem dois filhos, o que acabava dificultando a presença em sala de aula todos os dias.

Para Karina, EaD era a modalidade que melhor se encaixava no seu dia a dia. “Eu adorei ter feito a graduação a distância. Prefiro estudar em casa. Além disso, eu conseguia tirar todas as dúvidas com os professores no ambiente virtual”, conta.

De acordo com a pedagoga, formada em 2015, ter concluído a graduação EaD nunca foi um problema em sua trajetória profissional. Ela já trabalhou em um colégio particular, no qual nunca perguntaram a modalidade de seu curso. Inclusive, durante aquela experiência, ela foi convidada pela escola para assumir a coordenação de ensino da instituição. Ela também ficou bem classificada em todos os concursos que fez e atuou durante alguns anos na rede municipal de ensino de São José, em Santa Catarina.

Karina acredita que fazer a faculdade de Pedagogia a distância é vantajoso especialmente para quem trabalha o dia todo ou tem filhos pequenos. Para quem está pensando em iniciar essa trajetória agora, a pedagoga apresenta os seguintes conselhos: “Tem que ter disciplina para estudar e organização, ou não vai dar certo. É importante acessar com frequência o ambiente virtual da instituição de ensino para ver quais os trabalhos e provas previstos, para não perder avaliações. Além disso, é preciso se dedicar muito aos estudos, porque eles dependem, principalmente, do aluno”.

Como ingressar na faculdade de Pedagogia a distância da Estácio?

Agora que você sabe mais sobre a faculdade de Pedagogia a distância, é hora de refletir se esse é o curso certo para você. Se for o caso, você deve estar se perguntando como ingressar nele. A Estácio conta com duas formas de processo seletivo para estudantes que estão fazendo pela primeira vez a faculdade: o Vestibular Estácio e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Caso você já tenha um diploma de curso superior, você pode entrar diretamente na faculdade de Pedagogia a distância optando pelo ingresso de segunda graduação. Também é possível ingressar no curso através do processo de transferência externa caso você esteja fazendo a faculdade em outra instituição de ensino.

Para incentivar o acesso ao ensino superior, a Estácio oferece parcelamento facilitado, o PAR, que apresenta juro zero e que não tem necessidade de fiador. A instituição também oferece diversas oportunidades de bolsas de estudo. Quer saber mais sobre a faculdade de Pedagogia a distância da Estácio? Então acesse o site desse curso.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender melhor como é a faculdade de Pedagogia a distância e o perfil necessário para seguir essa profissão. Não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de informações sobre processos seletivos, mercado de trabalho, cursos de graduação, além de dicas de estudos e para aumentar a sua produtividade. Até o próximo conteúdo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *