Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Quem é apaixonado pelo comportamento humano, tem muita empatia e gosta de escutar, tem tudo para ser um bom psicólogo. E nada melhor para aperfeiçoar essas características que ler bons livros de psicologia para ficar sempre atualizado.
Mesmo quem não é formado ou não faz o curso de psicologia pode se beneficiar com o conhecimento adquirido nesse livros, já que tratam justamente de assuntos que tem tudo a ver com saúde mental e a consciência humana.
Se você quer saber mais sobre os livros de psicologia, acompanhe!
Leia mais: 6 áreas da Psicologia que você vai conhecer fazendo essa faculdade
MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!
Sobre o que estuda a psicologia?
A psicologia estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano. Durante o curso, os métodos usados nas aulas ensinam a entender as emoções, ideias, bem como os valores das pessoas.
É um curso muito procurado, posto que no Censo da Educação Superior do ano 2018, o curso foi o sétimo a registrar o maior número de matrículas.
O futuro psicólogo é capaz de diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.
Além disso, seu trabalho é focado na análise de atitudes, sentimentos e mecanismos mentais. Enquanto sua prática é baseada em ajudar os pacientes a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.
O curso de psicologia tem duração de 5 anos e prepara profissionais que dominem os caminhos da psicologia e dos processos clínicos. Então, se você é estudante de psicologia ou um entusiasta do assunto, vai gostar da lista de livros que separamos. Confira!
9 Indicações de livros de psicologia
1. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman
O autor, que é ganhador do Prêmio Nobel de Economia, mostra no livro como o cérebro pode ser pouco confiável e nos levar a tomar decisões equivocadas. Foram muitos anos de pesquisa sobre a mente humana e a quantidade de pensamentos e raciocínios falsos ou inacabados que podemos ter.
O foco principal do livro é sobre as características e consequências de duas formas de pensar: a forma rápida, que é intuitiva e emocional, ou a devagar, que é mais lógica.
Dessa forma, o livro nos ajuda a entender melhor sobre a maneira que pensamos, bem como insights sobre escolhas nos negócios e na nossa vida pessoal.
2. Desenvolvimento humano, de Diane H. Papalia e Ruth Duskin Feldman
Esse livro é considerado um dos maiores clássicos da psicologia, além de ser um dos mais completos da área. Ele traz dados e tópicos referentes a todas as fases do desenvolvimento humano, desde a formação do embrião até a sua morte.
Com uma abordagem em ordem cronológica, as autoras falam de todos os aspectos de desenvolvimento, tais como: físico, cognitivo e psicossocial.
Além disso, nas últimas edições foram acrescentados tópicos sobre como a tecnologia afeta a aprendizagem ou teorias sobre as redes sociais, por exemplo.
3. Ser e tempo, de Martin Heidegger
O maior e mais influente trabalho de um dos mais importantes filósofos do século 20, o alemão Martin Heidegger, Ser e o tempo é um clássico que continua atual.
Para quem pretende entender o ser humano com toda sua complexidade, bem como o sentido de ser, que não era questionado desde Aristóteles em 322 a.C.
O autor coloca o homem racional como um ser inacabado que está sempre se reconstruindo, assim o caminho para o conhecimento deve partir dele mesmo, bem como de suas reflexões e questionamentos.
Dessa forma, o livro ultrapassa somente a área da filosofia, já que também aborda temas da psicologia e da natureza do ser humano.
4. Incógnito: As Vidas Secretas do Cérebro, de David Eagleman
Escrito pelo neurocientista David Eagleman, o livro mostra como nem sempre o cérebro consciente comanda e que existe um mundo submerso no inconsciente.
O livro ainda aborda temas como lesões cerebrais, drogas, inteligência artificial, ilusão de ótica e demais trabalhos dos “bastidores” do cérebro. O autor, que é um dos cientistas mais respeitados da atualidade, é diretor de um departamento com seu nome na Universidade de Medicina de Baylor, nos Estados Unidos.
Além disso, o livro foi best-seller do jornal The New York Times, entre os mais recomendados pelo Wall Street Journal e eleito o melhor livro do ano pela Amazon.
5. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman
Publicado em 1995, o livro analisa a relação entre pensamento e emoção. Ainda na época do seu lançamento, o psicólogo americano Daniel Goleman transformou a maneira de pensar sobre inteligência e alterou práticas de educação.
Fala sobre as capacidades, habilidades e inteligência e como esses elementos definem as pessoas. Além disso, mostra como o ser humano é capaz de controlar seus impulsos e ter consciência de seus sentimentos.
O autor é considerado o “pai da inteligência emocional” e trouxe pela primeira vez o conceito de duas mentes: a racional e a emocional, e como as duas trabalham juntas. Além disso, também apresenta as chamadas cinco habilidades-chave da inteligência emocional e o quanto elas tem a ver com nosso sucesso e bem-estar.
6. Princípios básicos de análise do comportamento, de Márcio Borges Moreira e Carlos Augusto de Medeiros
Considerado o principal livro-texto da área de psicologia comportamental, a obra é abrangente e apresenta maneira de lidar nos mais variados campos de atuação.
Ricamente ilustrada e com linguagem dinâmica, os autores apresentam uma visão global sobre diversas formas de lidar com as condutas humanas na psicologia clínica, organizacional, esportiva, hospitalar, entre outras.
Ambos autores são doutores em psicologia e trabalham como professores da graduação e do mestrado do Centro Universitário de Brasília, no Distrito Federal.
7. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, de Paulo Dalgalarrondo
Considerado o principal livro dessa área na psiquiatria brasileira, Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais tem utilidade prática para o estudante aprender a examinar o paciente na hora de identificar os transtornos psiquiátricos.
O livro tem caráter didático, sendo um texto de utilidade pública para quem é estudante ou residente. Além disso, apresenta novos conceitos modificando as abordagens tradicionais.
Ou autor é doutor em psiquiatria e atua como médico e professor na Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital das Clínicas da UNICAMP.
8. Gestalt-terapia, de Frederick Perl, Ralph Hefferline e Paul Goodman
Considerada a base sobre a técnica psicológica da Gestalt-terapia, a obra foi publicada em 1951 e reeditada em 1994, resgatando fundamentos teóricos da estrutura.
Nele são apresentados conceitos básicos que deram a origem a toda a literatura que veio depois dele e que nortearam as técnicas usadas pela prática que foi criada pelos próprios autores, que eram psicólogos e críticos da teoria psicanalítica.
A Gestalt-terapia tem enfoque clínico no aqui e agora e não no passado. Dessa forma, o paciente deve estar consciente no momento presente, se responsabilizando pelos seus atos e tendo capacidade de tomar suas próprias decisões.
9. Mentes, de Ana Beatriz Silva
Na verdade, Mentes é uma série de 10 livros sobre patologia psiquiátricas, faladas de um ponto de vista clínico e da contextualização dos transtornos, bem como técnicas de terapia.
Os livros são: Mentes Inquietas (2003), Mentes & Manias (2004), Mentes Insaciáveis: Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar (2005), Mentes com Medo: Da Compreensão à Superação (2006), Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado (2008), Mentes Inquietas: TDAH – Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade (2009), Mentes Perigosas nas Escolas: Bullyng (2010), Mentes Ansiosas: Medo e Ansiedade Além dos Limites (2011), Mentes Consumistas – do consumismo à compulsão por compras (2014) e Mentes Depressivas – As três dimensões da doença do século (2016).
A autora é psiquiatra, palestrante, consultora e escritora com mais de dois milhões de livros vendidos. Além disso, é referência no tratamento de transtornos mentais.
UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!
Leia também: Pós em psicologia: 6 especializações oferecidas pela Estácio
E para você, quais são os seus livros de psicologia favoritos?
Conta pra gentes se você já leu algum desses livros que citamos e se teria mais algum para acrescentar na nossa lista!
E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!