7 estratégias para acertar na sua rotina de estudos na faculdade

Para ter um bom desempenho acadêmico, é necessário mais do que apenas comparecer às aulas. Manter uma rotina de estudos é importante para não deixar a matéria acumular e conseguir ficar tranquilo na véspera das avaliações. Além disso, organizar sua forma de estudar facilita a concentração e a produtividade nos estudos.

Confira algumas dicas para aperfeiçoar a sua rotina de estudos

1. Separe algumas horas do dia para estudar

Não deixe a matéria acumular para só então começar a revisá-la. Essa é a melhor forma de garantir um bom rendimento na sua rotina de estudos. Dessa maneira, não será necessário passar o dia todo estudando na véspera de uma prova.

Tente identificar em qual período do dia você é mais produtivo e busque separar pelo menos uma hora dele para ler o que foi indicado em aula. Também deixe mais tempo disponível para estudar as matérias que você tem mais dificuldade.

2. Dedique-se para trabalhos práticos

Pesquisar, colocar a mão na massa e depois apresentar seus resultados é gratificante e uma excelente forma de aprender. Além disso, é um treino para a vida profissional, uma vez que boa parte do que você fará no trabalho é similar aos trabalhos práticos da faculdade.

Além de trazer um conteúdo acurado, aproveite para treinar a oratória e arrase na sua apresentação!

3. Procure alimentar-se bem para ser mais produtivo

Comer bem traz benefícios para o corpo de forma geral, inclusive para a mente. Se você não se alimentar direito antes de estudar ou de fazer uma prova, certamente não renderá todo o seu potencial.

Para uma rotina de estudos mais produtiva, consuma alimentos com ômega 3, como peixe e sementes; vitaminas do complexo B, encontrada na carne vermelha, ovos e leguminosas; ferro, presente no feijão e no fígado bovino; e cafeína (com moderação), encontrada no café e no chocolate.

4. Busque um bom local para os estudos

Tenha um “canto” onde você possa estudar com tranquilidade, se possível em um cômodo que não seja a sala ou o seu quarto. Isso ajuda na concentração, pois mantém você longe de outras atividades que possam parecer mais atrativas.

Além disso, você condiciona o seu cérebro a entender que aquele momento, quando você está naquele ambiente, é para os estudos. Invista também em uma boa iluminação e em uma cadeira confortável, para evitar problemas de saúde.

5. Discuta as matérias com os seus colegas

Discutir com os colegas o que foi aprendido em sala de aula ou alguma notícia que tenha a ver com a matéria é prazeroso e um jeito eficiente de aprender. Cada pessoa tem vivências diferentes, o que proporciona diferentes olhares para um mesmo fato. Além de tudo, você ainda treina a sua argumentação.

6. Tire as suas dúvidas na hora em que elas surgirem

Desde a época da escola, tirar as dúvidas no momento em que elas surgem é a forma mais eficiente de conseguir avançar nos estudos. Aproveite a presença do professor em sala de aula para discutir e levantar questionamentos.

Em casa, você levará mais tempo para entender sozinho aquele ponto que gerou dúvida. Poder contar com o professor para tirar as suas dúvidas pontuais torna mais fácil e rápido fazer os trabalhos e estudar para as provas, por exemplo.

7. Utilize uma ferramenta de gestão de tarefas

Uma excelente maneira de organizar a sua rotina de estudos é utilizando ferramentas de gestão de tarefas. Alguns exemplos são o Trello e o Asana, plataformas gratuitas nas quais você pode criar projetos e, dentro deles, tarefas, determinando o prazo e o responsável por cada ação.

Por exemplo: o projeto é a disciplina Economia, a tarefa é o trabalho sobre a taxa Selic e as ações podem ser pesquisar, montar a apresentação e dividir as falas – atribuindo cada uma delas a um integrante do grupo, com prazos estabelecidos.

Você tem outras dicas para auxiliar a rotina de estudos? Então compartilhe conosco e ajude outros acadêmicos a serem mais produtivos!

Fique de olho em nosso blog e saiba mais sobre educação e mercado de trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *