Para quem adora ver a cidade do alto e se encanta com a possibilidade de chegar muito mais rápido aos locais, o curso de Ciências Aeronáuticas chegou para apoiar a carreira. A boa notícia é que, se você escolher essa profissão, ainda vai poder dominar todas as técnicas, conhecimentos e rotinas do mundo da aviação. O importante mesmo é começar pelo curso superior de Ciências Aeronáuticas, que dura pelo menos quatro anos e oferece a você um diploma de bacharel.

Além disso, é bem importante destacar que nas Ciências Aeronáuticas a carreira é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Assim, existem várias regras, mas também muitos benefícios para quem escolhe a profissão. No mercado de trabalho, além de ser um comandante de voo, você poderá trabalhar na gestão de empresas, de riscos operacionais ou na segurança de voo. Quer entender melhor tudo isso? Leia este conteúdo até o final. Também vamos mostrar para você algumas dicas sobre o curso, o mercado de trabalho e o salário oferecido em todo o Brasil.

CONHEÇA O CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS DA ESTÁCIO

Sobre as Ciências Aeronáuticas

Ao longo da sua formação em Ciências Aeronáuticas será preciso dividir a atenção entre matérias práticas e teóricas. Elas se complementam para formar você para uma profissão bastante complexa e de muita responsabilidade. Afinal, entre as várias possibilidades de atuação, você pode ser o responsável por operar e fazer a manutenção de aeronaves e gerir aeroportos. Veja que com as Ciências Aeronáuticas você tem um papel fundamental na segurança do espaço aéreo e no comando de milhares de vidas.

Para isso, o curso da Estácio, por exemplo, oferece aulas em simuladores de voo e no laboratório. Assim, mesmo durante a formação de Ciências Aeronáuticas dá para ter contato com o dia a dia da profissão e entender melhor todos os desafios encontrados. Então, quando você terminar a sua graduação de pelo menos quatro anos, poderá atuar no mercado de trabalho com muito mais tranquilidade.

Entenda o curso de Ciências Aeronáuticas

Já mostramos aqui que você terá de cursar pelo menos quatro anos da graduação em Ciências Aeronáuticas, mas não é só isso. Se você já tem alguma experiência com aviação, como a licença de piloto comercial de avião ou helicóptero, com no mínimo 250 horas de voo, dá para ter algumas vantagens. Afinal, você fica habilitado para dispensa de disciplinas do curso superior, desde que seja aprovado em uma avaliação prévia. Então, a primeira dica é: tire a sua licença de piloto. Isso vai apoiar você na formação profissional e dar mais uma experiência prática da sua profissão.

Depois dessa dica, entenda que durante o curso você terá matérias como direito aeroespacial, segurança aérea e aeroportuária e planejamento. Além disso, existem disciplinas básicas para apoiar sua formação. Para ficar mais claro, separamos aqui as principais matérias, veja:

  • Bases físicas
  • Bases matemáticas
  • Introdução à psicologia da aviação
  • Planejamento de carreira e sucesso profissional
  • Regulamento de tráfego aéreo
  • Sistema da aviação civil
  • Fraseologia aeronáutica
  • Fundamento do direito aeroespacial
  • Infraestrutura e administração aeroportuária
  • Medicina aeroespacial
  • Segurança aérea e aeroportuária
  • Segurança de voo
  • Fatores humanos na aviação
  • Inglês técnico da aviação
  • Logística de transporte aéreo
  • Planejamento estratégico
  • Aviação e meio ambiente
  • Ergonomia, higiene e segurança do trabalho
  • Gestão e legislação ambiental
  • História dos povos indígenas e afrodescendentes
  • Processos decisórios
  • TCC em ciências aeronáuticas
  • Veículos aéreos não tripulados

Tipos de curso

Dependendo da faculdade que você escolher, poderá ter ainda mais facilidade durante a formação. Na Estácio, por exemplo, são três modalidades de ensino. Isso significa que você pode escolher a graduação mais adequada para o seu estilo de vida. Ou seja, se você trabalha muito e tem pouco tempo, já não tem mais desculpa para evitar o curso de Ciências Aeronáuticas. Além disso, se você acha que o dinheiro é curto para investir na graduação, também pode se surpreender com as vantagens da Estácio, veja:

Modalidade presencial

Essa é a graduação conhecida por todos os alunos. Você se inscreve e frequenta todos os dias as aulas presenciais na faculdade Estácio.  Dessa forma, além de aprender sobre Ciências Aeronáuticas, ainda tem mais convivência no mundo universitário, com uma pequena carga horária online de até 20%.

Modalidade digital

Esse é um diferencial da Estácio. De forma bem mais prática e dinâmica você estuda 100% online. Então, além de aprender sobre Ciências Aeronáuticas, ainda tem mais flexibilidade para manter outras tarefas do seu dia a dia, como o trabalho.

Modalidade flex

Dá sim para ter o melhor das duas opções em um único curso. É a flexibilidade da EaD com a experiência da sala de aula. Nesse caso, o seu curso tem disciplinas presenciais e online.

Mais vantagens

Existem bem mais oportunidades para você concluir a formação em Ciências Aeronáuticas na Estácio. Dá para começar a sua graduação pagando só R$49,00 de mensalidade. Esse é um preço bem mais acessível para dar início aos estudos. Além disso, dependendo da sua condição financeira, dá para tentar uma bolsa de estudo. Em alguns casos, você pode conseguir até 50% de desconto durante o curso.

Tem ainda outras vantagens se você escolher o curso de Ciências Aeronáuticas da Estácio. É possível parcelar até 70% da sua mensalidade e ainda dá para pagar sem juros e por até o dobro do tempo da formação. Por fim, se você já está matriculado em uma instituição de ensino e deseja migrar sua matrícula para a Estácio, pode conseguir também 50% de bolsa, ou, se no seu caso as Ciências Aeronáuticas forem a segunda graduação, pode ter desconto de até 40%.

Mercado de trabalho em Ciências Aeronáuticas

Depois de concluir o seu curso de Ciências Aeronáuticas, você poderá trabalhar em todas as áreas da aviação civil e estatal. Assim, poderá fazer a gestão de empresas, de riscos operacionais ou na segurança de voo, gestão de aeroportos, táxi aéreo e órgãos governamentais que utilizem o transporte aéreo (ou sejam responsáveis pela sua gestão).

Além disso, é claro que pode atuar como piloto, só que para isso você precisa ter o curso que o habilite para a atividade. A partir daí, você começa como copiloto e pode chegar a comandante como responsável por todas as operações dentro da aeronave, desde a supervisão do trabalho da tripulação até a comunicação com a torre e as demais equipes em terra.

Agora que você conhece melhor as possibilidades de trabalho, saiba que a faculdade que você escolher vai impactar diretamente o seu desempenho no mercado. A Estácio, por exemplo, tem uma média de 80% de empregabilidade dos seus egressos com coeficiente de rendimento acima de 7 (sete). Além disso, oferece mais de 81 vagas de estágios.

Saiba que a instituição tem até uma parceira com a plataforma EstágioTrainee.com, canal de comunicação para jovens e empresas que organiza os principais programas de estágio e trainee de forma simples e objetiva.

Salário

Vamos para o que interessa. Agora que você sabe como conseguir uma vaga de trabalho, é preciso entender quanto pode receber por ela. Afinal, com uma rápida busca na internet você encontra centenas de empregos disponíveis em Ciências Aeronáuticas.

No entanto, como a profissão é regulamentada, existe um salário mínimo profissional definido por lei. Isso é válido em todo o Brasil. No entanto, é bem importante destacar que ele muda de acordo com a sua carga horária, veja:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Então, ao encontrar uma vaga dentro da área de Ciências Aeronáuticas, saiba que o seu salário precisa estar nessa faixa. Analise que é um bom investimento e os valores costumam ser atrativos.

Diferencial nas Ciências Aeronáuticas

Se você gostou das dicas sobre o curso de Ciências Aeronáuticas e se interessou pela carreira, nós temos mais algumas dicas para você se dar bem na profissão.

A Estácio, por exemplo, desenvolveu uma plataforma exclusiva para os alunos. São cursos de Orientação Profissional de forma online e gratuita. Assim, você complementa a sua formação e sai na frente dos concorrentes no mercado de trabalho.

Nessa plataforma você tem acesso a renomados profissionais que vão ajudá-lo a gerir e tomar as melhores decisões para a sua carreira. Serão dicas de empreendedorismo, inovação e startup. Tudo que você precisa saber para entrar no mercado das Ciências Aeronáuticas. Além disso, você terá acesso a palestras com consultores de carreira e três módulos de cursos para ampliar ainda mais sua vivência no mercado.

Aproveite e confira outros conteúdos no Blog da Estácio. Você vai se surpreender!