Como conseguir uma bolsa de estudo logo depois do ensino médio?

Cada estudante tem o seu próprio tempo. Enquanto alguns terminam o ensino médio e precisam de um período sabático para decidir qual carreira seguir, outros já sabem desde cedo o curso que irão fazer na faculdade. Para estes, entrar na universidade assim que o terceirão termina traz grandes vantagens: eles ingressam no mercado de trabalho mais cedo, já estão formados aos 20 e poucos anos e conseguem se especializar com pouca idade. Assim, não há motivos para que esses alunos não comecem logo o nível superior. Se a questão financeira é um problema, vamos orientá-lo sobre como é possível conseguir uma bolsa de estudo para realizar esse sonho.

Como conseguir uma bolsa de estudo e iniciar cedo a sua graduação?

Já exploramos por aqui as vantagens de entrar na faculdade logo após a conclusão do ensino médio. Neste post anterior, contamos a história do Marcelo, que começou o curso de Redes de Computadores na Estácio aos 17 anos e emendou uma pós-graduação na área.

Hoje, aos 25, ele ocupa um cargo de gestão na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), onde começou como estagiário ainda durante a graduação. Que tal se inspirar nele e garantir logo o seu lugar no mercado?

Se para começar a sua faculdade você está aguardando um bom incentivo, então saiba que a Estácio, uma das principais instituições de ensino superior privadas do Brasil, oferece diversas oportunidades para você conquistar uma bolsa de estudo.

Conheça alguns dos principais tipos de bolsas oferecidas pela Estácio:

1. Vestibular Estácio

Se você foi aprovado no vestibular da Estácio, você pode ganhar bolsa de estudo de até 30% para todo o seu curso. As inscrições para esse processo seletivo são gratuitas e a prova tem data agendada e é realizada na unidade em que o candidato tem interesse em estudar.

Além do vestibular agendado da Estácio, a universidade também promove algumas ações especiais durante o ano, chamadas de Megavestibular. Nessas ocasiões, as bolsas de estudo podem chegar a 60% no primeiro semestre e a 30% para o restante do curso.

2. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

No último ano do ensino médio, você pode fazer as provas do Enem e utilizar a pontuação para ingressar na universidade. Ao entrar na Estácio dessa forma, o valor da bolsa de estudo oferecida dependerá da nota do aluno no exame.

O mínimo de bolsa de estudo nesta forma de ingresso é de 40% em todas as mensalidades, mas pode chegar a 100% no primeiro semestre e a 50% no restante do curso.

Confira como a bolsa de estudo para quem fez o Enem funciona:

  • Notas entre 300 e 500 no Enem nos últimos cinco anos: 40% de bolsa de estudo durante todo o curso;
  • Nota de 501 a 700: 45% de bolsa;
  • Nota de 701 a 900 pontos: 50% de desconto;
  • Notas acima de 900: direito a 100% de bolsa no primeiro semestre e a 50% de desconto no restante da graduação.

Quem obteve boa pontuação no Enem também pode conseguir a sua vaga pelo ProUni. Ficou interessado? Então confira aqui como fazer isso.

3. Transferência Externa

Quando o estudante faz a transferência de outra instituição de ensino para a Estácio (transferência externa), ele ganha ao menos 40% de bolsa de estudo para todo o curso. Dependendo da campanha feita pela universidade durante o ano, esse benefício pode chegar a 60% para todos os semestres, com as três primeiras mensalidades custando somente R$ 49.

O desconto é apenas um dos atrativos para quem opta pela transferência externa. Ao transferir o seu curso para a Estácio, a universidade garante 100% de aproveitamento das disciplinas que foram cursadas na faculdade de origem. As matérias que eventualmente não forem aproveitadas são convertidas em desconto nas mensalidades.

4. PAR e DIS

Apesar de não funcionarem exatamente como uma bolsa de estudo, o PAR e a DIS podem ajudar quem não tem condições de pagar integralmente suas mensalidades da faculdade.

No Parcelamento Facilitado (PAR) da Estácio, o estudante inicia pagando apenas 30% da mensalidade nos dois primeiros períodos e parcela o restante. Esse parcelamento permite, na prática, o pagamento do curso no dobro do tempo, sem necessidade de fiador e nem de conta em banco.

Já a Diluição Solidária da Estácio (DIS) permite iniciar a faculdade pagando apenas R$ 49. Dependendo da campanha vigente, o acadêmico poderá pagar esse valor no primeiro mês, nos dois primeiros meses ou até nos três primeiros meses. A diferença do valor pago e do valor usual da mensalidade é diluída em pequenas parcelas ao longo de todos os semestres da graduação.

Agora que você já sabe quais são as modalidades de bolsa de estudo oferecidas pela Estácio, deve estar se perguntando como conseguir a sua. Pois saiba que isso é mais fácil do que você imagina!

Ao ser aprovado no processo seletivo escolhido — Vestibular Estácio, Enem ou Transferência Externa —, o aluno irá receber o boleto para pagar a sua matrícula. Após quitá-la, basta levar o comprovante de pagamento e os documentos no campus em que irá cursar a faculdade e efetivar a matrícula acadêmica. Concluindo a matrícula, a bolsa de estudo está garantida! Muito simples, não?

Se você planeja começar logo a sua graduação, fique de olho em nosso blog e não perca as dicas de estudos e produtividade e as informações sobre processos seletivos e mercado de trabalho. Esperamos a sua leitura nos nossos outros conteúdos!

Agora, caso você já tenha feito uma graduação e esteja planejando fazer outro curso, saiba que existe uma bolsa de estudo da Estácio pensada para você! Quem opta por ingressar na faculdade com uma segunda graduação pode conseguir bolsa de até 40%. Diante desses incentivos todos, o que você está esperando? Vem pra Estácio!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *