Temas para TCC: 4 dicas para quem está procurando inspiração

Finalmente a faculdade está acabando. Porém, infelizmente nesse momento não dá para pensar apenas na formatura — é preciso entregar o trabalho de conclusão de curso e enfrentar a banca para ter direito ao diploma. Em todo esse processo, uma das etapas mais difíceis é a escolha de temas para TCC. Afinal, é necessário escolher entre um assunto dentre todos os vistos nos anos de graduação.

Neste post, separamos algumas dicas para que você consiga levantar possíveis temas para o TCC sem sofrer. Confira!

Como escolher temas para TCC?

Se você está se preparando para esta fase importante da sua faculdade, vale conferir algumas dicas que separamos para você e que podem lhe ajudar a fazer um TCC digno de nota 10:

1. Escolha um tema que você goste

Essa dica pode parecer óbvia, mas muita gente apenas aceita uma sugestão do orientador ou opta por um assunto que não dê muito trabalho em vez de priorizar um tema pelo qual realmente tenha afinidade. O TCC é algo que exige muita dedicação, tanto em leitura quanto em produção de material, e ficará bem mais leve se for sobre algo que você tenha satisfação em pesquisar.

2. Tempo de produção

Não se esqueça que o trabalho de conclusão de curso tem um tempo determinado para ser feito, que normalmente varia entre um e dois semestres. Por isso, mesmo que você seja apaixonado por um assunto, ao mapear os temas para TCC escolha um que caiba na sua rotina. Além disso, não é preciso explorar tudo nesse período: você pode escolher apenas um recorte e depois ampliar o trabalho no mestrado e doutorado.

3. Bibliografia disponível

Outro aspecto que irá facilitar muito a produção do seu TCC é escolher um tema que tenha uma boa bibliografia sobre ele disponível. Assuntos muito novos, por mais que muitas vezes estejam em alta, terão menos menções em outros artigos acadêmicos e, assim, você precisará de citações de autores para compor o trabalho de conclusão de curso da graduação.

4. Seja específico

Não dá para escolher temas para TCC muito amplos e não se aprofundar em nada. Por exemplo, em vez de escrever sobre “como é a geração de energia elétrica”, dedique sua pesquisa ao “funcionamento do gerador nas usinas hidrelétricas”. Dessa forma, seu trabalho já terá um direcionamento desde o início e atingirá um público específico, que sabe o que esperar do conteúdo produzido.

E depois?

Escolhido o tema para o TCC, é hora de colocar a mão na massa. Veja quais são os próximos passos:

– Planejamento

Assim como em qualquer outro grande projeto, o aluno deve ter um bom planejamento ao executar o TCC, o que facilitará a sua rotina e impactará positivamente no resultado do trabalho. Para isso, ele pode usar cadernos e agendas físicas, bem como ferramentas online de gerenciamento de tarefas, como o Asana e o Trello.

– Orientador

Nada de escolher o orientador apenas pela afinidade! Opte por alguém com conhecimento na sua área de estudos e no formato em que você irá produzir o trabalho. Ele poderá contribuir valiosamente para os resultados do seu TCC.

– Dedicação

Para fazer o trabalho de conclusão de curso é preciso ler muito, assim como conseguir se concentrar para escrever, fazer entrevistas ou outras atividades necessárias para o desenvolvimento do material. Por isso, você provavelmente precisará dedicar mais horas do seu dia aos estudos durante esse período.

– Cuide-se

Uma boa alimentação e a prática de atividades físicas fazem toda a diferença para que você se mantenha saudável, estimule o raciocínio e, assim, entregue um trabalho de qualidade. Não se esqueça que a diversão também é importante — tendo momentos de escape durante a produção do TCC, certamente você será mais produtivo nas horas de dedicação ao projeto.

E você, já tem ideias de temas para o TCC para quando chegar o momento de fazer o seu? Como chegou neles? Compartilhe conosco e fique de olho em nosso blog, temos diversos outros conteúdos com dicas de estudos e produtividade. Até a próxima leitura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *