O estudo presencial deixou de ser a única opção. Nos últimos anos, as faculdades tem oferecido ainda mais o ensino a distância, em várias modalidades. Isso ajuda os que rendem em horários alternativos ou preferem estudar de casa. Se você é uma dessas pessoas, saiba como estudar online na Estácio!

Quando falamos de estudo remoto, ainda existe um preconceito quanto à qualidade da graduação ou pós. Mas saiba, isso está no passado. O diploma EAD vale tanto quanto o presencial. O que determina a qualidade da graduação é o seu comprometimento com o conteúdo.

Assim, vale a pena entender como funciona o ensino EAD da Estácio e quais as melhores práticas para um bom estudo remoto. Por isso, separamos um conteúdo para te ajudar a entender o ensino a distância da Estácio e dicas para arrasar nos conteúdos das aulas. Vamos lá?!

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Para que serve o Enem? 5 formas de usar a nota!

Como estudar online na Estácio: o EAD que transforma carreiras

A ideia de uma graduação ou pós-graduação está muito alinhada com aulas presenciais. A interação com professores e alunos acontece pessoalmente e a troca de informações é facilitada por esse contato pessoal.

E essa modalidade realmente tem muitas vantagens. Uma delas é essa interação que destacamos, além do acompanhamento feito diretamente pelo professor. Ou seja, as dúvidas aparecem e são sanadas rapidamente.

Porém, isso não significa que o presencial seja o modelo ideal para todo mundo. Afinal, você precisa ir à universidade, no horário estabelecido e acompanhar as aulas no ritmo da turma.

Pensando em quem não pode estudar dessa forma ou simplesmente não se adapta à modalidade, a Estácio desenvolveu alternativas de ensino a distância. Existem três opções, em todas elas você terá mais facilidade para organizar seus horários e acompanhar os conteúdos no seu tempo.

1. EAD

A primeira alternativa já é muito conhecida. O EAD da Estácio é um dos melhores do país e isso se deve à qualidade do ensino. As aulas são preparadas de forma bem detalhada e renovadas constantemente. Além disso, o aluno tem acesso a um dinâmico vídeo player e plataforma moderna para operar no dia a dia.

Na prática, o aluno assiste as aulas no seu tempo e onde quiser, tudo 100% online. Assim, você não fica refém dos horários da faculdade e pode avançar conforme o seu aprendizado. Além do mais, pode conversar com professores para tirar dúvidas a qualquer momento.

Outra vantagem é a mensalidade. Com infraestrutura mais enxuta, a universidade consegue oferecer um preço mais acessível. Lembrando que o período letivo é semestral, assim você faz uma prova por disciplina ao fim de cada semestre.

2. Flex

A opção Flex é semipresencial. Assim, você terá a comodidade e praticidade do online, ainda mantendo certo contato pessoal com professores e outros alunos.

Dessa forma, você tem boa parte das aulas em formato digital e encontros presenciais para atividades práticas.

Com isso, a Estácio oferece uma modalidade mista, com capacidade de encaixar a graduação no seu dia a dia. Mas você também tem a experiência de um campus da universidade.

Aliás, as práticas são marcadas com antecedência, então não precisa se apressar para finalizar as teóricas de qualquer forma. Você recebe a notificação de quando será o encontro e pode se programar. Prático, não é?

3. Semipresencial

O Semipresencial é bem similar ao Flex. Nessa modalidade, o aluno acessa boa parte do seu conteúdo na plataforma EAD da Estácio. Porém, por duas vezes na semana deve ir ao campus assistir aulas presenciais.

Lembra quando comentamos sobre a experiência em um campus de universidade? Na modalidade Semipresencial essa possibilidade é ainda maior. Afinal, você irá à faculdade e terá contato com a infraestrutura da Estácio e com funcionários e alunos da universidade.

É claro que essa experiência exige mais comprometimento com o cronograma do curso, mas é uma forma de ter o melhor dos dois mundos: o estudo remoto e presencial, em um só curso.

Os cursos EAD mais buscados

A Estácio oferece uma grande diversidade de graduações e pós-graduações. Áreas como Ciências Sociais, Exatas ou Biológicas são opções na universidade, e sempre tem um curso perfeito para você.

Vários deles estão disponíveis apenas no modo presencial, mas a maioria pode ser encontrada em uma das modalidades EAD. Antes de fazer sua matrícula, tenha certeza de qual modo vai escolher, Flex, EAD ou Semipresencial.

Mas para te ajudar a ter uma noção, separamos algumas das opções mais procuradas pelos estudantes:

  • Administração;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Ciências Contábeis;
  • Educação Física;
  • Engenharia Civil;
  • Pedagogia;
  • Serviço Social.

Lembre-se também que o EAD está disponível em cursos tecnólogos e especializações. Se você quer melhorar o seu currículo ou entrar logo no mercado de trabalho, a Estácio te ajuda nessa caminhada.

Qual a melhor forma de estudar online?

Pronto, você já sabe das possibilidades do estudo remoto, se escolher um curso da Estácio. Ainda assim, é um desafio aprender as matérias em casa. Afinal, são muitas distrações para uma pessoa só. Família, celular ou até mesmo a boa e velha procrastinação.

Esse novo desafio exige uma rotina bem estabelecida, você precisa ter disciplina e entender que o momento é de foco, de pensar no seu futuro. Mas calma, separamos algumas dicas para te ajudar nessa situação.

1. Defina um local para estudar online

É comum termos um cantinho especial para nos dedicarmos ao estudo ou trabalho. Se você não tiver, estabeleça um quarto ou espaço na sua casa onde possa ter privacidade e tranquilidade.

Assim, quando estiver na aula, estará focado e não terá distrações para atrapalhar. Esse local deve estar sempre dedicado a essa atividade. Com isso, ao entrar nele, saberá que está na hora de estudar. Concentração e disciplina são muito importantes nesse momento.

Porém, não pode ser um local muito confortável, como a sua cama. Precisa ser um ambiente aconchegante, mas não do tipo relaxante demais. Afinal, o momento é para estudar, não dormir. E não esquece de escolher um espaço com boa conexão de internet.

2. Estabeleça uma rotina

Para ficar mais fácil de botar os estudos em dia, faça um cronograma e defina quanto tempo irá dedicar à prática no seu dia ou semana. Assim, você consegue organizar seu calendário e evita deixar matérias pra trás.

Além disso, é muito mais fácil estudar com horário pré-estabelecido. Quando chega na hora, você para, se concentra e faz o necessário. Após o término, cumpriu sua obrigação e pode relaxar.

3. Desligue o celular

Todo mundo sabe que o smartphone é uma tentação. São muitas informações e a gente não quer perder nenhum detalhe do acontecimento bombástico do dia. Mas não dá. Quando for estudar, desliga o telefone. Isso vai te ajudar a manter a concentração e o cronograma definido para seus estudos.

4. Revise os conteúdos

Constantemente, após terminar uma etapa do seu curso, revise os conteúdos vistos até então. Dessa forma, você sempre vai revendo matérias importantes e se preparando melhor para as provas no fim do semestre.

Essa revisão é importante porque muitas matérias dependem do entendimento de alguns temas para avançar. Com isso, não esqueça de sempre reler os materiais anteriores.

5. Faça pausas

A ideia de que conseguirmos ficar focados por muitas horas a fio acabou. O seu cérebro não aguenta uma quantidade infinita de informações por um longo período. Ao fazer pausas, você melhora sua concentração e consegue absorver o conteúdo de forma mais saudável.

Agora, cuidado com a quantidade de pausas e o tempo delas. Um recurso legal para se programar é o método Pomodoro, onde você estuda por vinte e cinco minutos e para por cinco.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Entendeu como estudar online da melhor forma?

A partir do texto deu pra perceber que fazer uma graduação está muito mais simples, se você optar pelo modo EAD. Com ele, faz tudo no seu tempo e consegue o tão sonhado diploma.

Além disso, tão importante quanto conseguir entrar na faculdade é aprender como estudar online da melhor forma possível. Por isso, siga as orientações e tenha a melhor rotina de estudos possível.

Gostou desse conteúdo? Continue acessando nosso blog para mais conteúdo sobre educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui