Você conhece a prática da meditação? Sabia que existem benefícios da meditação tanto para os estudos quanto o trabalho? Sofremos influências externas diariamente, como cobranças para cumprimento de prazos, mil atividades, um turbilhão de informações recebidas a todo instante. Essas nos levam ao um estado de ansiedade e outros transtornos à nossa saúde mental.

Para tudo isso, a meditação pode ser uma grande aliada, já que ela reduz nosso nível de estresse, além de trazer tranquilidade.

Para conhecer mais sobre os benefícios desta prática no seu dia a dia, preparamos uma lista de 8 deles, em especial para melhorar seu estudo e trabalho.

Acompanhe!

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O que é meditação?

Meditação é uma técnica de respiração, concentração e esvaziamento da mente com o objetivo de trazer a sensação de paz, calma e tranquilidade.

Assim, quando alcançamos um estado meditativo é possível perceber maior clareza mental e emocional.

Estudos mostram que a meditação ativa funções cerebrais ligadas diretamente com a consciência, atenção, aprendizado e memória.

Dessa forma, a meditação poderá trazer inúmeros benefícios que vão auxiliar no seu estudo e no trabalho.

8 benefícios da meditação

Meditar antes de estudar ou trabalhar trará muitos benefícios, confira alguns que listamos para você.

1. Aumenta o poder de concentração

Sem dúvida, praticar meditação diariamente irá aumentar seu poder de concentração, segundo mostraram alguns estudos.

Pesquisadora do Instituto do Cérebro, Elisa Kozasa, é referência em estudos sobre o efeito da meditação no campo da neuroimagem e revela o aumento da capacidade de foco aos praticantes da técnica.

Além disso, esses indivíduos estão mais aptos a dar respostar rápidas por estarem mais concentrados na atividade realizada no momento. Ou seja, o foco no presente.

2. Acalma a mente

Se estiver lendo um livro e na sua mente vêm pensamentos diversos, é hora de parar, respirar e meditar. Para isso, não precisa ser um especialista ou dominar uma técnica, apenas pare por uns minutos e concentre-se na sua respiração.

Isso acalmará a mente e proporcionará uma leitura mais concentrada, ideal para que o cérebro armazene corretamente as informações.

Outra situação a ser considerada na qualidade dos estudos é o sono. Precisa-se dormir bem e no tempo adequado para o descanso da mente.

Portanto, aqui também a meditação poderá auxiliá-lo. Realizar a prática antes de se deitar melhorará a qualidade do sono. Experimente!

3. Diminui o estresse

Estresse é quando há desequilíbrio em algum momento da vida do indivíduo. Atualmente, essa situação é recorrente na rotina das pessoas, que encaram momentos de dificuldades com prazos, frustrações e exigências trazidas pela vida moderna.

Caso não saiba conduzir de maneira calma e equilibrada, a situação de estresse estará sempre presente, afetando sua saúde física e mental.

Dessa forma, a meditação pode auxiliar, no meio dessas situações da vida, a aceitar que há momento para tudo. Fazer o que deve ser feito, sem dispersões ou atropelos.

4. Auxilia no alívio da dor física e mental

Se você trabalha, estuda, tem filhos e ainda tem as tarefas da casa para fazer é realmente desgastante. Caso não saibamos lidar com tais situações, você estará sempre sujeito a sofrer sobrecarga da mente e o corpo tende a adoecer.

Com isso, é preciso ter um pouco mais de foco e a meditação poder ser uma grande aliada.

E mais, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Montreal, pode haver uma redução de até 18% da dor em pessoas praticantes de meditação com foco na respiração.

5. Melhora a memória

Sabe-se que a meditação traz melhoria para as regiões do cérebro que envolvem a memória, o estresse, a aprendizagem e as emoções. Mas pesquisadores apontam para a melhora da massa cinzenta no hipocampo do cérebro, região onde há maior concentração de neurônios.

Quando trabalhada, pode favorecer condições apropriadas para multiplicação dos neurônios, responsáveis por nossa memória.

Segundo a revista Consciousness and Cognition, há uma melhora da memória e do processamento visual-espacial de 15 a 50% à partir do quarto dia de prática.

6. Promove bem estar

Aliada ao silenciar da mente, a meditação pode ajudar a criar uma sensação de bem estar muito grande.

Pensamentos mais positivos estarão mais presentes na sua vida, aliados aos sentimentos de empatia, gratidão, bondade e compaixão para consigo e com os outros.

Assim, perceberá que sua vida estará mais fluida prevalecendo mais momentos de alegria e prazer.

7. Melhora a autoconfiança

Trabalhar a autoconfiança perante a realização de uma prova pode ser um dos pontos chaves para alcançar o sucesso.

Com isso, incluir a meditação na sua rotina diária auxiliará a desenvolver controle das emoções e trazer mais segurança na realização de provas ou definição de projetos no seu trabalho.

Além disso, quando melhoramos a autoconfiança, acreditamos em nossa capacidade para realizar algo da melhor maneira possível o que faz diminuir sentimentos de medo e sentimentos negativos.

À partir da autoestima elevada consegue-se confiar ainda mais no seu potencial e na sua capacidade de vencer os desafios da vida.

8. Minimiza dores corporais

Muito falou-se do benefícios da meditação para a saúde mental, mas a meditação também auxilia na saúde do nosso corpo.

A posição sentada por várias horas ao dia altera nossa postura e ocasiona dores nas costas, principalmente na lombar. Essas queixas podem atrapalhar nos estudos e no seu trabalho.

Nesse sentido, um estudo revelou que a meditação pode auxiliar no controle das dores de curto e longo prazo devido ao fato de elevar sua consciência corporal e postural exigida durante a prática.

No entanto, a meditação pode auxiliar, mas não resolve o problema por completo. Portanto, qualquer desconforto além do normal busque orientação de um profissional capacitado.

Sinta os benefícios da meditação

Antes de iniciar a atividade de meditação e sentir seus benefícios, siga algumas orientações:

  • Comece aos poucos e sem ansiedade em conseguir ficar tanto tempo parado;
  • Escolha um horário e um local tranquilo;
  • Escolha um som que te traga relaxamento;
  • Existem várias técnicas disponíveis na internet, vá experimentando e vendo qual mais o agrada;
  • Faça antes de iniciar suas atividades de estudo ou do trabalho;
  • Sente-se de maneira confortável, de preferência no chão com as pernas cruzadas;
  • Use roupas confortáveis.

Técnicas de meditação

Diante das várias técnicas de meditação destacamos algumas delas para para exemplificar:

  • Mindfulness: foca em mudança de comportamento frente aos desafios, trazendo a consciência para o momento presente, sem pensar no passado nem futuro;
  • Transcendental: busca trabalhar o nível de consciência e observa que você não tem futuro, nem passado e nem o agora e sim um quarto estado de consciência adquirido somente em profundo relaxamento, no entanto, sem chegar a dormir;
  • Zazen: originária da tradição do Zen-Budismo é disseminada pela Mestra Coen, muito conhecida no mundo da meditação. Essa prática é focada em obter consciência de suas percepções. Ou seja, ficar atento as reações do corpo. Além disso, é realizada com os olhos entreabertos.

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E você, quer aproveitar os benefícios da meditação?

Já sabemos que a meditação traz benefícios para saúde mental e física do indivíduo. Pode ser praticada por qualquer pessoa e basta dedicação de alguns minutos do seu dia para realizá-la.

Entender como funciona a saúde mental pode ser o primeiro passo antes de iniciar a prática da meditação. A Estácio oferecer um curso livre de saúde mental que pode te ajudar.

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