Luz, câmera e ação. Essas simples palavras são capazes de nos transportar a outro mundo. Para um local repleto de descobertas, sons e imagens – afinal, todos nós temos aquele filme que é o nosso favorito, que já assistimos repetidas vezes, que emociona, amedronta ou leva à reflexão. Não importa a sensação, a verdade é que a sétima arte tem o poder de transformar. E esse universo de possibilidades pode estar ao seu alcance e dar vazão para a sua criatividade através da faculdade de Cinema.

O curso de graduação nessa área, que mescla teoria e prática, permite que o profissional adquira conhecimentos e vivências nas diferentes linguagens do audiovisual e da arte cinematográfica. Para isso, a faculdade de Cinema oferece disciplinas como Cinematografia Digital, Cultura Empreendedora e Efeitos Visuais. Neste post, você irá conferir em quais áreas é possível atuar após concluir essa formação, como está o mercado de trabalho para quem faz esse curso e qual o perfil de um futuro cineasta.

Em quais áreas o formado na faculdade de Cinema pode atuar?

Veja algumas funções que podem ser desempenhadas pelo profissional que se forma na faculdade de Cinema:

1. Roteiro

O roteirista é o profissional que dá o pontapé inicial para qualquer filme. Ele é a pessoa que vai escrever a história que depois irá para as telas através do trabalho do diretor e de sua equipe de filmagem.

2. Direção

Uma das figuras mais conhecidas dentro da produção audiovisual é o diretor. Ele é o responsável pela coordenação de toda a obra. Por isso, o diretor deve conhecer bem o roteiro, as funções de cada profissional envolvido no projeto e entender de orçamento.

Ele é quem aprova o roteiro, conduz a filmagem e, portanto, o grande “maestro” que dará significado à obra. No leque de atribuições do diretor também está escolher o elenco e supervisionar a montagem da produção.

3. Fotografia

A fotografia responde por uma área fundamental para o sucesso de qualquer filme: as imagens. O diretor de fotografia é a pessoa da equipe responsável por definir as características estéticas para cada plano. É ele que irá analisar as relações de contraste de luz e a exposição correta de cada sequência. A equipe desse profissional é formada pelo diretor e por seus assistentes.

4. Produção

A definição sobre o local das filmagens, quando chegam os atores e quais equipamentos serão necessários são alguns dos pontos do projeto que ficam a cargo da equipe de produção.

O diretor dessa área, em resumo, é o responsável por viabilizar a produção. Esse profissional, junto com os seus assistentes, verifica quais as necessidades para a realização do filme e se elas cabem no orçamento. O diretor de produção também organiza todo o cronograma de filmagens e o set.

5. Arte

A equipe de arte cuida da parte da cenografia, da maquiagem, dos adereços e dos figurinos. O trabalho do diretor de arte e de seus assistentes é fundamental para dar o tom do filme e ambientar a narrativa.

6. Edição/montagem

Chegou a hora do arremate de toda a obra. O montador ou editor vai unir todas as gravações para fazer jus ao roteiro, priorizando a harmonia e o ritmo entre as cenas. O trabalho dele costuma ser acompanhado do diretor de produção – em muitos casos a edição/montagem também é feita pelo diretor da obra e não por outro profissional.

Além da telona: confira como está o mercado de trabalho para quem faz a faculdade de Cinema

É comum relacionar a faculdade de Cinema com algo distante e difícil, ainda mais para se inserir no mercado de trabalho, já que cineastas famosos costumam aparecer em produções milionárias de Hollywood. Mas, apesar de ser competitiva, a área de atuação para quem faz esse curso é muito mais ampla.

Confira alguns locais em que o profissional de Cinema poderá atuar depois de formado:

– Canais de televisão

Além das grandes telas, a televisão pode ser uma oportunidade de atuação para os profissionais formados na faculdade de Cinema. Tanto os canais fechados quanto os abertos precisam de roteiristas, diretores e editores para novelas, seriados, documentários e programas que integram as suas grades de programação.

O leque de possibilidades é grande, ainda mais depois da publicação da Lei n.º 12.485/2011, conhecida como Lei da TV Paga. Essa legislação obriga a veiculação de conteúdo brasileiro em horário nobre. A partir do momento em que se tornou válida, essa legislação impulsionou o mercado de audiovisual nacional, incrementando o número de produtoras independentes.

– Agências de publicidade

O mercado publicitário também representa boa parte das oportunidades para quem se forma na faculdade de Cinema. Os profissionais dessa área podem atuar na produção, no planejamento e na execução de campanhas e vídeos institucionais para diferentes organizações e empresas atendidas pelas agências de publicidade.

– Indústria cinematográfica

Para aqueles que querem trabalhar com longas-metragens, as notícias são positivas. Em 2018, estúdios e distribuidoras de cinema tiveram um crescimento nos seus resultados de 2,6% em relação a 2017. Dados da Comscore apontam que as bilheterias mundiais registraram uma arrecadação recorde de US$ 41,6 bilhões em 2018. No mesmo ano, o cinema brasileiro também cresceu 29,9% em venda de ingressos, segundo relatório do Filme B, site de análise do mercado audiovisual.

O profissional formado na faculdade de Cinema pode atuar em diferentes funções na produção de um filme, como comentamos antes. Com esse mercado aparentemente alheio a crises, esse campo de atuação continua sendo promissor para quem quer produzir para as telonas.

– Serviços de streaming

O crescimento dos serviços de streaming de filme, cujo faturamento está prestes a se igualar ao das bilheterias, também pode representar possibilidades de atuação para quem se forma na faculdade de Cinema. Afinal, para se diferenciarem umas das outras, essas plataformas têm apostado em produções próprias e de qualidade.

Mas não para por aí. O profissional formado na faculdade de Cinema pode trabalhar ainda em órgãos de fomento ao setor, na captação de recursos, em produtoras, distribuidoras, como crítico ou curador de mostras e festivais.

Como deve ser o perfil de quem quer trabalhar nesse ramo?

Quem quer cursar a faculdade de Cinema deve ser criativo e gostar de arte. Essas características ajudam na hora de montar um roteiro, um cenário ou para dirigir um produto audiovisual. Além disso, elas também são fundamentais para que o profissional possa estar atento às tendências do setor e às novas tecnologias.

Por fim, como não se faz um filme sozinho, é importante saber trabalhar em equipe. Para criar um produto de sucesso, todas as áreas devem estar em sintonia.

Confira algumas das disciplinas que fazem parte da faculdade de Cinema

O acadêmico sai da faculdade de Cinema da Estácio capacitado para atuar em todas as fases de produção de uma obra audiovisual. Por isso, a gama de disciplinas é ampla e engloba desde Teorias da Comunicação e História do Cinema até aulas práticas de Direção, Edição, Som e Fotografia.

Confira algumas das disciplinas ministradas nos quatro anos da faculdade de Cinema da Estácio:

  • História do Cinema Clássico e Moderno;
  • Práticas Audiovisuais;
  • Estrutura de Roteiro;
  • Teoria e Pesquisa Documental;
  • Direção de Arte em Audiovisual;
  • Estética e História da Arte Contemporânea;
  • Impactos Digitais no Audiovisual;
  • Prática Documental;
  • Teorias da Comunicação;
  • Cenografia e Figurino;
  • Cinema Brasileiro;
  • Direção de Atores para Cinema;
  • Cinematografia Digital;
  • Cultura Empreendedora;
  • Efeitos Visuais;
  • Estética de Animação e Videografismo;
  • Prática de Direção de Arte;
  • Prática de Direção e Produção;
  • Prática de Fotografia;
  • Captação de Recursos para Audiovisuais.

Como fazer para ingressar na faculdade de Cinema

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a faculdade de Cinema, ficou interessado em fazer essa graduação? Acha que tem o perfil e já sonha com o tapete vermelho? A Estácio tem duas formas de processo seletivo para quem está entrando no ensino superior: o Vestibular Estácio e a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para incentivar quem está querendo fazer essa faculdade, a Estácio conta com parcelamento facilitado, o PAR, que tem juro zero e não precisa de fiador, além de oportunidades de bolsas de estudo.

Procure a unidade mais próxima de você e verifique as opções oferecidas. Já aproveite a visita ao campus e confira como é a faculdade de Cinema. Conheça os laboratórios que fazem parte desta formação, os professores e toda a infraestrutura da faculdade.

Se você quer mais informações sobre mercado de trabalho, como escolher uma carreira e tudo sobre os cursos da Estácio, acompanhe o nosso blog e não perca as informações sobre os nossos processos seletivos. Até a próxima!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui