Existem muitas possibilidades e oportunidades quando o assunto é faculdades para fazer. Mas esta é uma escolha que precisa ser feita com atenção, por isso é importante que você conheça o seu perfil.

Assim como também é fundamental estar bem informado sobre as diferenças existentes entre cursos técnicos, bacharelado e licenciatura. São dúvidas comuns, mas que você precisa saber na hora de escolher uma faculdade e o curso dos sonhos.

Quer ficar por dentro de tudo isso? Continue a leitura do texto que preparamos para te ajudar.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Vestibular Estácio 2022: tudo sobre a prova e inscrições

Faculdades para fazer: como escolher um curso?

Na hora de escolher qual será a sua carreira no futuro, o autoconhecimento é indispensável. Por isso, você precisa saber quais são os pontos fortes e fracos da sua personalidade, e também qual o seu propósito, suas metas e objetivos. 

Caso tenha dificuldades em responder as perguntas e identificar quais as melhores faculdades para fazer dentro do seu perfil, você pode procurar a ajuda de um psicólogo. Este profissional está capacitado a realizar testes vocacionais e desta maneira te ajudar a tomar a melhor decisão.

Conheça as áreas de estudo

Além de conhecer bem as características da sua personalidade, é importante que você saiba as diferenças entre as áreas de conhecimento existentes. Veja o que cada uma estuda: 

  • Ciências Exatas e da Terra: física, matemática e geologia;
  • Engenharias: cursos de exatas com foco em física, matemática e química;
  • Ciências Biológicas: os seres vivos e sua relação com o meio; 
  • Saúde: saúde do ser humano e doenças; 
  • Ciências Agrárias: uso da terra, criação de animais e cultivo de plantas;
  • Sociais Aplicadas: aspectos sociais, históricos, filosóficos e geográficos da espécie humana;
  • Ciências Humanas: filosofia, história, direito, sociologia e derivadas.

Na hora de escolher qual área ou ciência você quer se dedicar pense sobre o que você gosta de fazer e quais as disciplinas que gosta de estudar. Por exemplo, se você não gosta de números, um curso de exatas não é recomendado para o seu perfil. Entretanto, se você gosta de ler, explore cursos de ciências sociais aplicadas.

Qual a melhor modalidade de curso?

Na hora de escolher um curso para se matricular você pode optar por cursos de graduação na modalidade bacharelado e/ou licenciatura. Ou então cursos técnicos. Aqui não existe resposta certa, você é que vai poder dizer qual é a melhor alternativa de acordo com os seus objetivos profissionais. E também disponibilidade de tempo.

Pode ser, por exemplo, que um curso de nível técnico se encaixe melhor com a sua rotina de trabalho no momento. E que no futuro um curso de graduação seja uma alternativa possível.

Leia mais: Como entrar na Estácio em 2022? Conheça as maneiras

Faculdades para fazer: técnico, bacharelado ou licenciatura?

Cursos técnicos

Estes cursos são ideais para quem está procurando por uma formação específica e que vá garantir ingresso rápido ao mercado de trabalho. Ou seja, é uma boa alternativa caso você queira melhorar o seu salário de maneira mais rápida e assim evoluir na sua carreira.

Cursos técnicos são mais curtos e em 2 ou 3 anos de estudo você obtém o seu diploma. Por exemplo, se você deseja trabalhar com design de interiores, um caminho pode ser o curso de arquitetura. Mas este leva cerca de 5 anos para ser concluído, enquanto que um curso técnico da área é finalizado na metade do tempo.

Cursos de bacharelado

Estudantes que desejam ter uma visão ampla sobre a faculdade escolhida para fazer, devem optar pelo curso de bacharelado. Esta é a modalidade de curso obrigatória para a formação de médicos, engenheiros, arquitetos, advogados, biólogos, químicos, físicos e muitos outros profissionais. 

A duração de um curso de bacharelado varia de 3 a 6 anos, portanto é mais longo que um curso técnico. Profissionais bacharéis, ao concluírem o curso, podem seguir com seus estudos fazendo mestrado, e na sequência um doutorado para seguir a carreira de pesquisa acadêmica.

Cursos de licenciatura

O seu sonho é atuar profissionalmente como educador? Então um curso de licenciatura é a melhor escolha. Já que profissionais habilitados em cursos de licenciatura podem atuar em todos os níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior. Licenciados também podem se especializar com cursos de mestrado e doutorado, sendo possível, portanto, atuar com pesquisa acadêmica.

A principal diferença entre cursos de bacharelado e licenciatura está nas disciplinas dedicadas à pedagogia e desenvolvimento da didática. Muitos cursos disponíveis na modalidade bacharelado também existem na modalidade licenciatura. 

A duração dos cursos dessas suas modalidades é semelhante. Portanto, fique tranquilo ao escolher licenciatura, pois você não precisará estudar por um tempo muito maior para complementar a sua formação.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Faculdades para fazer: agora é hora de escolher

Pronto, agora você já sabe quais são as diferenças entre os cursos de nível técnico, bacharelado e licenciatura. Portanto, chegou a hora de tomar a decisão e fazer a sua matrícula.

Conte com a Estácio para a construção do seu futuro profissional! Uma universidade de qualidade e com reconhecimento do MEC em todo o Brasil. As nossas portas estão abertas para você começar a estudar agora, e começar a construir um futuro melhor.

Quer seguir informado sobre graduação e novidades da Estácio? Então continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui