Graduação para concursos: 6 cursos para entrar no serviço público

Se o seu objetivo profissional é ter estabilidade e as melhores remunerações proporcionadas por um cargo público, já sabe que alguns cursos universitários são mais favoráveis para atingir esse objetivo. Nesse sentido, vamos falar sobre graduação para concursos. Ou seja, quais os cursos mais indicados para quem pensa em entrar no serviço público.

Primeiramente, nem toda vaga em concurso público obriga que você tenha um curso superior. Porém, é conhecido que os concursos para esse tipo de formação normalmente são que tem os melhores salários. Como os da área do Direito, por exemplo.

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a fazer concurso. Além dos que citamos, várias pessoas são influenciadas pela família, quando esta já vem de uma tradição de cargos públicos. Sendo assim, acabam vivendo uma vida de “concurseiro” e estudando durante muitos anos até atingir seu objetivo.

Então se é essa a sua vontade, vamos passar uma lista dos 6 melhores cursos de graduação para concursos para que você possa escolher o que tem mais a ver com você. Todos são oferecidos pela Estácio. Confira!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: 10 profissões homeoffice mais indicadas para você trabalhar

Melhores cursos de graduação para concursos

1. Direito

É inegavelmente conhecido que os cargos mais bem pagos e mais procurados no setor público são aqueles para quem é formado em Direito. Ao passo que, o curso acaba sendo um dos melhores de graduação para concursos.

Alguns cargos oferecidos: Defensor Público, Delegado de Polícia Estadual o Federal, Procurador da República, Juiz e Promotor de Justiça. As oportunidades vem desde as prefeituras até cargos federais.

A Estácio oferece o curso de Direito na modalidade presencial com duração mínima de 10 semestres, ou 5 anos.

Durante o curso, o estudante recebe formação técnica e humanista através de disciplinas que fundamentam as áreas de Direito Civil, Tributário, Ambiental, Penal, Trabalhista, entre outras. Isso faz com que, não só a formação seja ideal para concursos, como também as disciplinas estudadas estão entre as que mais aparecem nas provas.

Se o estudante não tiver com o objetivo de graduação para concursos, pode atuar em consultoria ou advocacia, desde que aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A profissão segue em alta: é considerada a terceira profissão mais bem paga do Brasil.

2. Enfermagem

Concursos para a área da saúde costumam abrir muitas vagas durante o ano, isso porque esses profissionais são sempre necessários. Ele pode atuar na rede básica de saúde, em escolas e creches, hospitais, clínicas e ambulatórios.

A Estácio oferece o curso de Enfermagem na modalidade presencial e duração de 5 anos.

Como profissional, o enfermeiro também pode atender em clínicas, em domicílio, home care, consultórios ou, ainda, como consultor ou autônomo. Ele pode se dedicar também a atividades de docência e pesquisa e extensão na área da saúde.

3. Administração

É o mais abrangente dos cursos de graduação para concursos. Assim como o curso de Direito, o curso de Administração também tem uma série de disciplinas que costumam aparecer nas provas de concurso, tais como as relacionadas com estatística, legislação, políticas públicas ou matemática.

Da mesma forma, são muitos os cargos referentes à administração pública que são oferecidos nos concursos.

O curso de bacharelado em Administração da Estácio está disponível tanto na modalidade presencial quanto à distância e tem duração de 4 anos.

Além dos concursos, o administrador pode empreender seu próprio negócio. Pode também realizar consultorias e atuar em organizações não-governamentais.

Em geral, o profissional atua com planejamento e gestão estratégica de negócios, administração financeira e orçamentária e gestão de pessoas, assumindo cargos de liderança, assessoria, consultoria, entre outras posições.

A Estácio também conta com o curso de Administração Pública, ainda mais voltado para cargos administrativos relacionados ao governo. Também é um curso totalmente digital (EAD).

4. Licenciatura

Assim como na saúde, há sempre uma grande demanda de profissionais na área da educação para concursos públicos.

A Estácio oferece os seguintes cursos de licenciatura:

  • Ciências Biológicas: presencial com duração de 4 anos. Tem como outras possibilidades profissionais o desenvolvimento de medicamentos, fabricação de bebidas e alimentos;
  • Computação: é um curso totalmente digital (EAD) com duração de 4 anos. Forma profissionais com visão tecnológica, capazes de atuar também em cursos livres e de treinamento de técnicos;
  • Educação Física: também com duração de 4 anos, é um curso presencial. Forma professores generalistas, éticos, humanistas, críticos e reflexivos;
  • Filosofia: curso totalmente digital com duração de 4 anos. Habilita o estudante às competências de planejamento, para ser um profissional crítico e produtor de saberes e metodologias;
  • Geografia: curso tanto presencial quanto EAD com duração de 4 anos. Há oportunidades em assessoria e consultoria, elaboração de planos de manejo e projetos socioambientais;
  • História: duração de 4 anos pode ser feito EAD ou presencial. Pode atuar em projetos culturais, curadorias, museus, centros de pesquisa e arquivos;
  • Letras – Inglês – segunda licenciatura: duração de 1 ano meio, EAD. Tem como objetivo ampliar a formação do professor;
  • Letras – Língua Portuguesa: 4 anos de duração, presencial ou EAD. Pode atuar como revisor editorial, redator em editoriais de jornais e periódicos literários ou pedagógicos e supervisionar relatórios;
  • Matemática – segunda licenciatura: 1 ano meio, EAD. Também com objetivo de ampliar a formação;
  • Pedagogia – segunda licenciatura: 1,5 anos e EAD ampliando a formação do professor;
  • Química: duração de 4 anos EAD. Pode atuar na elaboração e análise de materiais didáticos, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Sociologia: graduação de 4 anos, EAD. Pode atuar também em empresas privadas;
  • Turismo: graduação digital em 4 anos. O curso tem como objetivo qualificar os professores da área.

5. Ciências Contábeis

Os profissionais de contabilidade já são por si só procurados, já que a legislação brasileira exige a sua presença nas empresas. Nos cargos públicos tem ainda mais vantagens pois estão entre as profissões mais bem pagas entre os concursos.

Atividades como organização contábil, fiscalização ou controle financeiro são necessários em praticamento todos os órgãos e instituições governamentais.

A Estácio possui um curso de Ciências Contábeis. É um curso que pode ser feito tanto presencial quanto à distância e tem duração de 4 anos.

Algumas das funções que o contador pode exercer além de um cargo em concurso: planejador tributário; analista financeiro; contador geral; auditor interno; contador de custo, gerencial ou global; auditor independente; consultor; perito contábil; investigador de fraudes; entre outras.

Além disso, ainda durante a graduação, os alunos têm oportunidade de participar de projetos de extensão como o Projeto IRPF. Nesse projeto, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula para auxiliar contribuintes inexperientes a elaborar e a transmitir a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (DIRPF).

6. Gestão Pública

O próprio nome já diz que se trata de uma profissão voltada ao setor público. O curso de Gestão Pública é voltado para a atuação em instituições governamentais.

O gestor público se torna capaz de trabalhar tanto no poder executivo, quanto realizar funções essenciais nos órgãos e instituições. Tem como responsabilidade: planejar, organizar, avaliar e acompanhar projetos, diretrizes e políticas públicas.

Enfim, a formação desse profissional é especifica para coordenar atividades no serviço público, podendo assim, ocupar cargos nas mais diversas secretarias e ministérios. E assim como cursos de Administração e Direito, o curso de Gestão Pública também oferece matérias que caem em qualquer concurso, preparando o estudante para conquistar vagas fora de sua área de formação.

A Estácio oferece o curso tecnológico de Gestão Pública. É um curso presencial e EAD com duração de 2 anos. Tem como foco ampliar o conhecimento do aluno para que possa desenvolver uma visão moderna da administração pública, articulando o gerencialismo com a democracia.

O profissional desta área se tornará apto a elaborar, gerenciar e avaliar políticas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Qual a graduação para concursos você vai escolher?

E aí? Gostou das opções de cursos de graduação para concursos? Se seu objetivo é passar em um concurso para nível superior, qualquer profissão terá vaga em algum momento.

Porém, esses cursos que te apresentamos oferecem as melhores oportunidades tanto de vagas quanto de conhecimento para estudar para provas em outras áreas.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *