O UX design é uma área interdisciplinar que vem crescendo e trazendo inúmeros benefícios para empresas, além de capacitações profissionais. O termo “UX” vem do inglês “User Experience”, traduzido para o português como “experiência do usuário”. Ou seja, ao invés de priorizar a venda a qualquer custo, é hora de pensar no usuário. Trazer o usuário para o centro de todas as estratégias de um negócio.

O termo UX vem usualmente sendo utilizado em relação a produtos tecnológicos, aplicativos e plataformas virtuais. No entanto, ele se expande para muito além disso.   

Neste post, vamos apresentar o que é UX Design e o que faz um profissional da área. Você também entenderá a diferença entre UX e UI e conhecerá a graduação em Design da Estácio. Esse curso é um passo inicial para quem deseja trabalhar com UX design.

Confira!

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre a graduação em Design

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

O que é UX Design?

O termo UX foi criado por Don Norman nos anos 1990.  O cientista cognitivo e designer dos Estados Unidos trabalhava na Apple na época e criou o “Escritório de Arquitetos de Experiência de Usuário”.

O usuário corresponde a todas as pessoas que entraram em contato com o produto ou serviço comercializado. Norman pensa a experiência do usuário como um todo.

Dessa forma, é preciso se preocupar com o que o usuário vai vivenciar desde o primeiro contato com a loja, por exemplo, até o momento em que ele vai abrir o item comprado em casa e utilizá-lo.

A área de UX design vai então se direcionar para projetar como se dará a experiência do usuário. O objetivo é trabalhar, entre outras coisas, a relação emocional do usuário com o produto ou serviço.

Experiência do usuário

Vamos então trazer um exemplo. Imagine que você deseja comprar um smartphone. Você vai até uma loja física, é atendido por um vendedor, escolhe o modelo que mais se adequa a sua necessidade. A partir disso realiza a compra e leva o produto para casa.

Ao chegar na sua residência você tem o momento de abrir o produto e fica encantando com o conteúdo da embalagem. Realizado com a compra, você fica empolgado para usar o aparelho.

Toda essa trajetória de compra pode fazer parte de um planejamento bem feito de um UX designer. É ele que vai pensar, por exemplo, de que forma os elementos devem estar dispostos na embalagem para lhe gerar satisfação ao abrir.

Possibilidades de atuação de um UX Designer

Um profissional que trabalha com UX design é chamado de UX designer. Suas atribuições não se restringem a trabalhar apenas a aparência de produtos. Pelo contrário, o UX designer estará presente em diferentes etapas desde a definição da estratégia até a execução de um projeto.

Sendo assim, o profissional de UX design participará de encontros com usuários, realizará pesquisas com eles. A partir disso, serão traçados objetivos para atender as necessidades observadas, partindo então para o projeto e criação de protótipos.

As prototipações bem-sucedidas chegarão aos usuários. O processo de UX design é contínuo e o profissional continuará avaliando a experiência do usuário para garantir as melhorias necessárias.

O UX design agrega conhecimentos de diferentes fontes

O UX design pode ser aplicado em diferentes espaços. É possível solucionar problemas de experiência do usuário com o atendimento em clínicas e hospitais ou até no uso de um site de uma loja virtual.

Você pode já ter desistido de efetuar uma compra pela internet porque a plataforma da venda tinha uma interface confusa ou muitas etapas até a finalização do pedido. É em um caso como esse, que o UX designer vai identificar os problemas junto ao usuário e planejar como ele será resolvido.

Esse amplo espectro de atuação também faz com o UX design agregue conhecimento de diferentes fontes. Sendo assim, é possível usar conhecimento da área de Design, como design de serviço, design de interação e design de produto. Chegando até á Etnografia, método da Antropologia para a estudo de grupos humanos, e arquitetura da informação, que busca organizar sistemas complexos de forma compreensível.

Leia também: Estácio SIA: veja como funciona o ambiente virtual da Estácio

Entenda a diferença entre UX e UI

Entre os conhecimentos que podem ser agregados ao UX design está o UI. A sigla se refere ao termo em inglês “User Interface”, traduzido em português com interface do usuário.

A área de UI produz interfaces, formas de contato que permitem a interação do usuário.  Com a atenção voltada para o usuário, o UI designer trabalhará para garantir a melhor interação possível.

O UX design tem sido muito associado com dispositivos tecnológicos e ambientes digitais. Por conta disso, é comum algumas pessoas acreditarem que UX e UI são a mesma coisa. No entanto, como já te apresentamos, o UX olhará para a experiência do usuário como um todo. No caso do UI, ele estará direcionado para atuar apenas com as interfaces.

Vamos então voltar ao exemplo de uma loja virtual com uma interface confusa. Agora, a interface do site foi identificada como um dos problemas que atrapalha a experiência do usuário por um UX designer.

Nesse contexto, o UI designer vai ser solicitado para realizar modificações nessa interface para torná-la mais confortável para o usuário. Esse tipo de ação vai ser fundamental para aumentar o número de vendas.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Marketing e vendas: como construir uma carreira de sucesso?

Quais vantagens do UX design

Trabalhar com UX design é praticar a empatia. Isso significa buscar compreender emocionalmente quem será atendido. Além de ser uma boa prática cotidiana se pôr no lugar do outro, a empatia também pode ser lucrativa. Entendendo melhor o usuário é possível provocar mais satisfação. Isso leva a fidelizar clientes.

Desperdícios financeiros com a fabricação de produtos que não atendem bem o usuário final também são evitados através do trabalho de um UX design.

A contribuições dessa área para as empresas trazem um aumento no número de vagas ofertadas no mercado. Cerca de 1 milhão de pessoas já trabalhavam com UX design em 2017, segundo a pesquisa do Nielsen Norma Group. A previsão do estudo é que em 2050 esse número chegue em 100 milhões.

Uma carreira bem-sucedida em UX design começa com uma graduação de qualidade. Um caminho possível é cursar a graduação em Design da Estácio.

Saiba como funciona o curso de Design da Estácio

A graduação em Design da Estácio tem duração de 4 anos e é realizada de modo presencial. O objetivo do curso é que o aluno tenha uma formação generalista na área. Isso faz com que o formado seja capaz de atuar em múltiplos setores do mercado.

A grade curricular aborda tanto a área gráfica quando a de design de produto. A Estácio oferece infraestrutura de qualidade com laboratórios onde os estudantes podem colocar seus conhecimentos em prática.

Disciplinas como “Design de Produtos”, “Design de Serviços” e “Design, sociedade e cultura” fornecem bases de conhecimento para quem deseja atuar com UX design. O aluno também aprenderá a editar conteúdos para multiplataformas e desenvolver projetos para mídias digitais.

Confira a grade curricular completa do curso de Design da Estácio:

  • Desenho de observação
  • Metodologias de projeto em design
  • Representação gráfica digital para design
  • Teoria e prática da cor
  • Ergonomia e desenho universal
  • Geometria, desenho técnico e design
  • Linguagem visual e percepção
  • Mercado cultural, formatos de captação e parcerias
  • Prática de projeto
  • Estética e história da arte contemporânea
  • Ilustração
  • Língua portuguesa
  • Projeto de identidade visual
  • Tipografia
  • Design de serviços
  • Programação e animação
  • Representação gráf. Digital para design – avançada
  • Sinalização ambiental
  • Design, materiais e processos
  • Edição de conteúdos multiplataformas
  • Oficina de modelagem e construções digitais
  • Projeto de mídia digital
  • Desenho e produção de joias
  • Design de moda e confecção
  • Ética e legislação em design
  • Teoria e história do design
  • Design de embalagens
  • Ecodesign, sustentabilidade e inovação
  • Design, sociedade e cultura
  • Projeto em design: desenvolvimento e apresentação
  • Tópicos em libras: surdez e inclusão

Gostou da área de UX design? Matricule-se no curso de Design da Estácio e dê início a sua carreira com UX designer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui