Encontrar a profissão que você vai seguir a vida toda não é uma tarefa fácil. Aliás, não precisa nem ser para a vida toda, mesmo assim é uma decisão bastante complexa, principalmente para os jovens. Nessa fase da vida, é difícil encontrar alguém que não tenha dúvidas sobre qual carreira seguir ou como escolher uma profissão. No entanto, não se desespere, há algumas dicas excelentes para encontrar a sua vocação.

Uma das decisões mais importantes nesse processo é a escolha do seu curso superior, por exemplo. Nesse caso, independente do curso, prefira instituições de ensino de qualidade, como a Estácio. Além disso, para saber como escolher uma profissão, é preciso fazer uma reflexão profunda sobre qual carreira você tem mais afinidade. Isso a partir das suas próprias características e aptidões.

Mas sabemos que nem sempre é fácil chegar nessas informações, que podem envolver até aspectos da sua personalidade e autoconhecimento. Em suma, é preciso muita conversa com profissionais das áreas que você mais gosta, buscar informações sobre o mercado de trabalho, o salário. E até contar com a ajuda de um teste vocacional.

Para você ter uma ideia, é possível até usar as aulas do ensino médio regular como base para decidir a sua faculdade. Quer saber todas as dicas preciosas para sobre como escolher a profissão? Siga a leitura desse post!

Leia também: Como escolher um curso de graduação?

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Como escolher uma profissão: um divisor de águas

Como ressaltamos no início do post, como escolher uma profissão é uma das dúvidas mais comuns entre os jovens. Mas fique tranquilo porque você não está sozinho nessa. É natural ficar indeciso entre uma área e outra, entre humanas ou exatas, curso presencial ou Ead, e assim vai. No entanto, uma coisa é certa: uma boa formação superior é fundamental para uma vida profissional de sucesso.

Por essa razão, vamos listar abaixo 5 dicas essenciais para ajudar a encontrar a profissão mais indicada para você. Vamos aproveitar também para esclarecer alguns mitos nesse momento. Confira!

1 – Não existe profissão para a vida toda

Um dos fatores que mais dificulta os jovens na hora de escolher uma profissão é considerar uma carreira para a vida toda. Em outras gerações, essa máxima talvez fosse mais forte. Entretanto, nos últimos anos, o mercado de trabalho mudou muito rápido e trouxe novas oportunidades, explorando potenciais diferentes das pessoas. Com isso, mudar de área após agregar uma certa experiência em uma determinada função tornou-se comum.

Assim como fazer uma segunda graduação, por exemplo, porque não se identificou com a primeira. Em suma, não existe profissão para a vida toda. Na prática, isso descarrega um pouco da pressão ao escolher a sua primeira profissão. Isso porque você sabe que poderá mudar lá na frente caso esteja insatisfeito.

Leia também: Conheça 8 vantagens em ser universitário e garanta já a sua vaga

2 – Invista seu tempo no autoconhecimento

Pode parecer complexo, mas ter autoconhecimento é como que conhecer você por dentro. Ou seja, buscar entender seus potenciais e qualidades, pontos fortes e fracos, seus atributos principais e em que você é diferenciado em relação às demais pessoas. Tudo isso tem um pouco de psicologia, mas é por aí. Compreenda a sua personalidade e qual profissão ou carreira combina mais com essas características.

É nessa hora que entram perguntas básicas como: você gosta de matemática? Ou prefere trabalhar com pessoas? Por essa razão, tente descobrir as suas habilidades e faça comparações com o mercado de trabalho. Portanto, não tenha receio em elencar as disciplinas do ensino médio em que você mais se destacou. Elas podem dizer muito sobre sua futura profissão.

3 – Faça pesquisas sobre as profissões que interessam

Ao mesmo tempo em que você analisa os seus potenciais e qualidades, faça uma pesquisa constante das profissões que você mais gosta. Em outras palavras, vá atrás de todos os detalhes destas carreiras, como o curso que você deverá fazer, as competências necessárias, os salários pagos aos profissionais, a oferta de vagas, etc. Para isso, a internet está aí para ajudar. Você pode começar, por exemplo, dando um Google.

Uma dica é conversar com profissionais que já atuam nessas áreas. Pode ser alguém da família, algum amigo ou conhecido, ou também os seus professores do ensino médio. Ou participe de fóruns na internet. Outro procedimento que ajuda muito é conferir as listas de cursos de graduação das faculdades e verificar qual o agrada mais. Aproveite para verificar a grade curricular e as disciplinas de cada curso.

Se tiver mais tempo, participe de um evento ou palestra sobre as carreiras. Fique atento também aos eventos que ocorrem nas universidades sobre as profissões. É bastante comum as faculdades promoverem feiras para divulgar seus cursos e ajudar os jovens sobre como escolher uma profissão. Mas não precisa esperar por esses eventos. Visite as universidades! Nesse sentido, é importante saber também quais as profissões já estão ultrapassadas e quais podem gerar mais oportunidades a você.

Leia também: Tecnólogo EAD: confira as opções e ingresse mais rápido no mercado

4 – Considere fazer um teste vocacional

Um método muito indicado e que pode ajudar muito em como escolher uma profissão é buscar um teste vocacional. Se você está no Ensino Médio, procure a coordenação do seu curso e pergunte onde e com quem pode fazer esse tipo de teste. Algumas escolas mantém psicólogos e pedagogos em seus quadros que conseguem aplicar esse tipo de teste.

Outro caminho é procurar os testes vocacionais na internet, de preferência em sites confiáveis. Na prática, um teste vocacional fará você pensar em todas as dicas anteriores, no entanto, direcionado por algumas perguntas ou com a ajuda de um profissional. Para você ter uma ideia, além dos colégios do Ensino Médio, as próprias faculdades e universidades também oferecem testes vocacionais aos estudantes.

Se você está bastante indeciso em qual caminho profissional seguir, procure por um teste vocacional.

Leia também: Teste vocacional: como esse método pode ajudar você a escolher seu futuro

5 – Coloque tudo no papel – ou no seu smartphone ou computador

Para finalizar, tente reportar em algum lugar todas as suas pesquisas sobre como escolher uma profissão. Ou seja, anote os insights, as informações que você conseguiu, em uma espécie de diário mesmo. Tanto sobre seus aspectos pessoais como sobre os dados de cada carreira que interessar. Essas anotações podem ser feitas em um caderno, agenda, ou de forma mais prática em um documento no computador. Ou ainda, até em uma nota no seu smartphone.

Ao longo dessa construção de informações você pode enfim descobrir a sua vocação. Mas saiba que isso não ocorre do dia para a noite. A ansiedade é grande, mas é preciso um pouco de paciência para atingir o seu objetivo. E não se esqueça: se lá na frente você se arrepender da escolha, não tem problema: sempre é possível recomeçar e você acumulou uma boa bagagem de conhecimento!

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Como escolher uma profissão: vamos começar?

Agora que você já conhece as dicas básicas sobre como escolher uma profissão, basta colocá-las em prática. Que tal conhecer os os cursos de graduação oferecidos pela Estácio? Ser universitário tem muitas vantagens.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui