A internet é muito ambígua na vida das pessoas. Como assim? Na prática, a web modificou a vida de todos e, dependendo da maneira como é utilizada, pode resultar em um efeito negativo ou positivo nos estudos. A verdade é que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. Ou seja, ela tanto pode ajudar, como atrapalhar. No entanto, há maneiras de fazer com que a internet seja sua aliada nessa tarefa.

Como qualquer ferramenta, o que vai fazer a internet ser uma boa aliada ou vilã dos estudos é a sua forma de uso. Os principais problemas de querer estudar por esse meio são as inúmeras distrações que estão acessíveis a um clique. Afinal de contas, é muito mais prazeroso ceder a assistir a uma série ou dar aquela conferida na rede social do que utilizá-la para o estudo.

Ao utilizar a internet para estudar é preciso um certo autocontrole. Além disso, é fundamental encontrar caminhos relevantes para incrementar os estudos. Muita gente condena o uso da tecnologia ou tem resistência em reconhecer que esse é um meio que está em crescimento na última década.

Pois é possível encontrar plataformas de ensino online, canais no Youtube dedicado aos estudos ou até mesmo muita coisa irrelevante que comprometem a atenção das pessoas. Confira a seguir alguns pós e contras de estudar pela internet e como tirar proveito da web a seu favor.

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO

Leia também: Cursos livres: conheça as opções oferecidas pela Estácio

Como aproveitar as vantagens de estudar pela internet

O universo da internet é infinitamente amplo e se usado de maneira positiva, a pessoa consegue se beneficiar com todos os recursos que ela permite que um usuário tenha acesso. Isto é, ela pode ser uma grande facilitadora e mediadora da aprendizagem.

Mas para isso se efetivo, é fundamental saber como usá-la a seu favor, pois com um mundo tão aberto, dependendo apenas de um clique, escorregar pode ser algo muito fácil. Confira alguns prós de utilizar a internet para estudar.

1- Possibilidade de estudar à distância

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), em novembro de 2019, o número de matrículas de ensino à distância (Ead) no Brasil cresceu 17% de 2017 para 2018.

Estudar nessa modalidade pode garantir uma série de vantagens, como economizar em transporte ou alimentação. Além disso, a modalidade Ead permite que você tenha uma rotina de estudos mais flexível.

Na Estácio, por exemplo, você além de encontrar cursos de graduação à distância, encontrará cursos de pós-graduação. A vantagem principal de escolher essa modalidade é a de poder encontrar cursos que comumente não são oferecidos em muitas instituições de ensino que são presenciais.

Esse tipo de ensino só é possível graças a internet, portanto, esse modelo permite que o aluno possa estudar em qualquer lugar e ter uma formação de qualidade.

2- Estudar em plataformas de ensino online

Atualmente muitos portais de plataforma de ensino oferecem cursos gratuitos. Essa pode ser uma ótima estratégia para você aproveitar e estudar através desses meios. Além disso, algumas plataformas oferecem certificados de especialização, o que poderia ser uma boa maneira de incrementar o currículo profissional.

As plataformas de ensino online também podem ser ótimas ferramentas para ajudar você a fixar um conteúdo. Pois nem sempre algo que você esteja estudando é assimilado em um primeiro momento.

Desse modo, um curso online pode desmistificar ou clarear a sua cabeça sobre algum assunto que tenha ficado nebuloso.

3- Utilizar aplicativos para estudar

Graças a tecnologia e a internet, nos tempos atuais você pode contar com uma diversidade bem interessante de aplicativos para estudar. Eles podem facilitar a sua vida e são ótimas ferramentas para manter a mente afiada.

Outro benefício que eles podem trazer para você é de otimizar a rotina de estudo, permitindo que você tenha produtividade e aprenda a estudar por outros meios mais modernos.

4- Possibilidade de fazer download de provas

Se você está estudando para concurso, uma boa dica é a de pesquisar por provas e gabaritos das diversas bancas que executam as avaliações dos concursos públicos.

Isso permitirá que você estude de maneira mais concreta e prática para esse tipo de avaliação. Além disso, poderá fazer um simulado particular para saber como está o seu nível de preparo para o concurso.

5- Simulados online

Se você quer testar os seus conhecimentos, procurar por simulados online pode ser uma boa pedida. Hoje em dia, é possível encontrar diversos sites na internet que fornecem esse tipo de teste.

Portanto, essa é mais uma possibilidade de incrementar os estudos e que é possível hoje através da tecnologia.

Como a internet pode prejudicar os seus estudos

O mundo está acessível a apenas um clique e as possibilidades de entretenimento na internet são inumeráveis. Isso basta para tudo fugir do controle, ou seja, se o usuário não souber dosar o tempo de estudo e trabalho com lazer pode dar problema.

Além disso, a propagação de fake news e a falta de credibilidade em fontes podem ser uma pedra no caminho para você desenvolver um estudo. Se você notar, hoje em dia muita coisa é publicada, mas raríssimas vezes os conteúdos podem ser checados por fontes confiáveis.

No entanto, essa propagação em massa de informações e memes prejudicam o desenvolvimento do pensamento crítico, fazendo com que as discussões e elaborações de ideias fiquem no plano do senso comum.

Veja a seguir como a internet pode atrapalhar os seus estudos.

1- Redes sociais em excesso

As redes sociais podem ser grandes vilãs na hora de estudar. Pois elas tomam um tempo preciso e que raramente são produtivos. Se você controlar o tempo em que fica visitando o perfil de cada usuário que você segue, certamente terá uma surpresa espantosa.

Existem aplicativos que ajudam neste controle e inclusive limitam o seu uso, caso você dê este comando, lógico.

Além de matar a sua produtividade, o uso frequente de redes sociais alimentam o seu feed de notícias com informações no campo do senso comum e muitas vezes duvidosas, que podem influenciar você de maneira negativa.

A dica é controlar ao máximo o tempo que você acessa esse tipo de entretenimento e estipular um tempo máximo por dia.

2- Ficar refém dos meios digitais

Ficar refém da tecnologia pode ser um problema. Um exemplo muito claro disso é no caso de dar uma pane no equipamento ou faltar luz. Se você tem um banco de dados de arquivos que utiliza para estudar, saiba que é importante fazer um backup com certa frequência, pois nunca se sabe quando a tecnologia pode deixar alguém na mão.

4- Muitas distrações

Plataformas de streaming, jogos e diversas outras coisas estão toda hora chamando você. Isso pode ser um problema na hora de estudar e manter a concentração. Portanto, é preciso resistir às tentações para não sofrer com a quebra de qualidade nos estudos. Pois é muito fácil perder o foco na internet com outro atrativo qualquer.

A dica de ouro é: quando for estudar ou trabalhar no computador, utilize ele somente para isso.

5- Dificuldade em focar em algo

Se você é alguém que tem dificuldade de focar em um assunto especifico e se dedicar à leitura de um estudo, saiba que a internet pode ser um problema. Pois é comum a pessoa abrir uma série de abas e desenvolver um raciocínio através de algo que estava lendo, porém, basta uma distração qualquer para que se perca o fio da meada.

Uma boa dica para evitar que você se perca é a de focar somente em uma aba e tentar desenvolver o estudo a partir dela. Após concluir o raciocínio é que você deve seguir em frente e quem sabe passar para uma próxima aba ou assunto.

Conclusão

Como você pode perceber, não existe uma resposta objetiva e que encerre a questão sobre a internet ser aliada ou vilã para estudar. Pois isso, depende da forma como ela é usada, não há dúvidas de que ela veio pra somar e contribuir muito para isso, porém também tem uma gama de ofertas que desvirtuam dos estudos.

O interessante é encontrar um balanço e aprender a aprimorar os estudos através dessa ferramenta. A experiência ajudará a ter mais maturidade para estudar através dos meios tecnológicos.

Confira mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui