Ser policial civil é uma maneira excelente de ter uma carreira sólida, com bons salários e um emprego importante. Mas você já sabe: o caminho para chegar lá é longo e com certeza algumas etapas precisam ser ultrapassadas, como a formação profissional. Logo, qual faculdade fazer para ser policial civil?

Se você não sabe, a Polícia Civil é o órgão público responsável por investigar delitos e proteger cidadãos da ação mal intencionada de terceiros. Para ingressar na polícia é preciso fazer concurso e, dependendo do cargo, ter um diploma específico.

Portanto, é importante pensar em qual faculdade fazer para ser policial civil. Afinal, estamos falando de uma profissão crucial para a nossa sociedade e com bons benefícios. Dessa forma, separamos algumas informações sobre essa atuação e como alcançar este objetivo. Vamos lá?

Leia também: Entomologia Forense: conheça mais sobre essa área de atuação

Polícia Civil: como ingressar?

Já vamos adiantar um ponto importante: sim, você vai precisar de um diploma de graduação. Claro, terá um cargo ou outro que não vai exigir, mas para ser policial e atuar nas principais funções da corporação, um certificado de conclusão de curso é essencial.

Depois de formado, você deve ficar de olho nos editais para realizar um concurso. Cada estado possui sua polícia e determina os cargos que serão disputados numa prova. Geralmente eles exigem conhecimentos gerais, numa avaliação escrita mesmo. Porém, você terá que passar por um teste físico e psicológico para conseguir entrar na corporação.

Deixamos abaixo algumas regras básicas para se candidatar:

  • Carteira de habilitação, com pelo menos a categoria B;
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Ter cidadania brasileira;
  • Ter o CPF regular.

Principais cargos

Comentamos acima como cada função dentro da instituição define a formação necessária. Um delegado tem exigências próprias, que não são necessariamente as mesmas de um investigador ou um escrivão, por exemplo.

Dessa forma, não existe apenas uma graduação possível de se fazer. Na verdade, essa é a parte boa de entrar na Polícia Civil: o diploma e a área de formação pode ser bem geral, dependendo do cargo em questão.

Por isso, vamos abordar cada função e quais as exigências básicas em cada trabalho.

Delegado da Polícia Civil

Um dos cargos mais importantes na corporação, o Delegado é o líder de uma delegacia e costuma participar ativamente das investigações. As exigências podem variar conforme o estado, mas esse profissional precisa ser formado em Direito e já deve possuir alguma experiência jurídica ou policial.

Investigador

Com certeza você conhece o trabalho de um investigador e como sua atuação é relevante para todos. Porém, o legal desse cargo é que não existe uma exigência específica para uma formação acadêmica, diferente do delegado.

A maioria das instituições pede simplesmente o diploma de ensino superior, numa faculdade aprovada pelo Ministério da Educação (MEC). É formado em Biologia, Ciências da Computação ou Tecnólogo em Marketing? Pode se candidatar à vaga.

Escrivão

Seguindo a lógica do investigador, o cargo de escrivão também não exige competências específicas, apenas um diploma aprovado pelo MEC. Mas, se quer atuar nessa profissão, é bom pensar em graduações com conhecimento em linguagem e documentação, como Língua Portuguesa e Administração.

Perito Criminal

Aqui o negócio muda de figura. Para atuar como Perito Criminal, a Polícia Civil estabelece uma lista de formações aceitáveis. Por isso, podemos dizer que esse cargo é um pouco mais restrito. Mas não se desespere, a lista de possibilidades é bem longa. Veja abaixo:

Papiloscopista

A grosso modo, o Papiloscopista é a pessoa com a capacidade de trabalhar na identificação de impressões digitais. Existem outras atribuições, mas esse profissional é conhecido mais por essa função.

No mais, assim como o escrivão e o investigador, atuar como Papiloscopista exige apenas um diploma aprovado pelo MEC.

Qual faculdade fazer para ser policial civil?

Viu como não existe apenas uma resposta para qual faculdade fazer para ser policial civil? Tudo depende do cargo, de qual edital estamos falando e para qual estado você está prestando o concurso.

Para facilitar a sua vida, vamos apresentar duas opções, um bacharelado e um tecnólogo, com a possibilidade de lhe apresentar o básico na área de segurança pública.

Tecnólogo em Segurança Pública

Essa formação habilita os alunos a achar soluções para problemas de criminalidade em grandes centros urbanos. Dessa forma, o aluno consegue formular, gerenciar e supervisionar ações preventivas de segurança pública e intervir em situações de manutenção da ordem pública.

Direito

O curso de Direito talvez seja o primeiro quando nos perguntamos qual faculdade fazer para ser policial civil. E isso não é à toa.

Ele apresenta disciplinas e técnicas fundamentais, relacionadas à legislação. Se fizer o curso, vai ter boas noções sobre Direito Civil, Tributário, Ambiental e Penal, entre outras áreas que podem ajudar no trabalho na Polícia Civil.

Saiba mais: Faculdade de Investigação forense e perícia criminal

Atue na Polícia Civil

O caminho está mais claro e simples. É só seguir as informações anteriores e lutar para atingir seu objetivo. Gostou do texto? Ele respondeu suas dúvidas? Continue lendo o conteúdo do nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui