Se você está interessado em cursar uma graduação na área de tecnologia, saiba que a carreira de desenvolvimento de softwares encontra-se em ascensão. É um mercado com ótimas oportunidades profissionais e que vale a pena investir se você curte essa área.

Neste conteúdo, vamos nos aprofundar nessas duas especialidades da tecnologia, falar das atribuições dos profissionais de Front End e Back End, além de suas principais características, diferenças e cursos na área. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo! Quem sabe essa não é a carreira dos seus sonhos?

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Saiba mais: Curso de Sistemas de Informação: Tire suas dúvidas sobre a área já!

O que é Front End?

Front End é toda a parte visual existente em um site. Para que haja a interação com o usuário, o desenvolvedor deve trabalhar com códigos de interface gráfica, ou seja, que utilizam a linguagem JavaScrit, HTML e CSS.

Você pode estar imaginando que essa seria a função de um designer. Mas não é! O designer deve trabalhar com o desenho da interface, layout e, para isso, utiliza como ferramenta principal o Photoshop.

Já o profissional Front End deverá desenvolver códigos que tragam mais agilidade e funcionalidade ao site. De tal forma que o site esteja disponível para as diferentes interfaces e formatos de telas existentes, com a finalidade de não trazer maiores complicações ao usuário.

O que é Back End?

Já o Back End fica responsável por fazer a ponte entre os dados que vem do navegador rumo ao banco de dados e vice-versa. Nesse fluxo é necessário aplicar as regras de negócio, validações e garantias para não ter problemas de acesso ao banco de dados.

Portanto, seu papel nesta área é fundamental para que certas informações estejam disponíveis na internet. Por exemplo, sua conta no Facebook contém dados do seu perfil, amigos e publicações que ficam armazenados em um banco de dados. Então, por conta disso, suas informações estão sempre disponíveis a qualquer usuário.

Dessa forma, o programador Back End precisa conhecer algumas das linguagens PHP, Python, CSS, Java, Ruby.

Portanto, o trabalho dos dois profissionais são importantes para se ter um bom visual e uma boa funcionalidade no acesso às informações.

Principais diferenças entre Front End e Back End

Cabe ressaltar que há um outro tipo de desenvolvedor associado: o Full Stack. Ele possui técnicas e habilidades de um Front End e Back End, o que pode ser mais interessante profissionalmente. Mas neste conteúdo vamos focar nas diferenças existentes entre os dois profissionais, Front End e Back End. Confira a seguir.

Atuação profissional e salários

Como visto anteriormente, um profissional Front End é responsável pelo lado artístico e criativo, enquanto o Back End pela correta aplicação do negócio.

Quanto aos salários, há diferença. Enquanto o Front End tem média do piso salarial de R$ 4.007, 96, em 2021, o Back End ganha em torno de R$ 4.900.

Contudo, você poderá obter melhores remunerações caso busque por novas qualificações e cursos,  visando uma atualização constante. Aliás, a tecnologia está em constante modificação.

Conhecimentos necessários

Outro diferencial está no conhecimento exigido por cada profissional. O Front End necessita obter conhecimentos de linguagens associadas à parte visual da aplicação. Já o Back End requer outras linguagens com a finalidade de implementar arquiteturas com o intuito de viabilizar as funcionalidades do site, sistema ou App.

Competências profissionais

Para ambos, os profissionais necessitam saber trabalhar em equipe e ter foco nos detalhes. Porém, o Front End precisa desenvolver habilidades de design, usabilidade e experiência do usuário.

Enquanto o Back End deverá ter conhecimento em tecnologias de banco de dados, de controle de versão, conformidade de segurança, experiência na escrita de documentos e realização de testes em unidade/integração, entre outros.

Entretanto, ter agilidade e flexibilidade torna-se indispensável para os dois profissionais. Ou seja, devem entregar valor de maneira rápida e eficiente, e da mesma forma devem atender a necessidade e expectativa do cliente.

Então, entre as atividades de um desenvolvedor estão: análises de requisitos, desenho de fluxogramas, desenvolvimento de soluções, documentação, testes, entre outras.

Front End desenvolve aplicativos mobile?

Muitas pessoas fazem confusão ou desconhecem se um Front End pode desenvolver mobile. Embora utilizem a mesma linguagem de programação JavaScript existem suas diferenças. Entenda um pouco mais!

As tecnologias utilizadas nos aplicativos mobile são diferentes, sendo que para Android se utiliza Java, Kotlin; e para iOS Swift e Objective C.

Outra possibilidade existente para mobile é desenvolver um site e instalá-lo como aplicativo através do Phonegap ou Apache Cordova, e, mais recentemente, através das PWAs.

Mas devido às diferenças existentes entre as plataformas, site e aplicativo, os profissionais devem buscar especialização para as duas áreas e, posteriormente, atuar em ambas.

Leia também: Trabalhar em startup: já pensou em aproveitar essa oportunidade?

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Agora escolha um curso da Estácio para se especializar!

Aqui na Estácio, dentro da área da tecnologia, oferecemos o curso de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos na modalidade presencial e a distância. O primeiro com duração mínima de dois anos e meio, e o segundo de quatro anos.

Fazer uma boa graduação é a porta de entrada no mercado de trabalho. Dessa forma, se o seu desejo é ser um profissional Front End ou Back End invista nos cursos oferecidos pela Estácio.

E, querendo saber mais sobre assuntos relacionados ao mundo universitário e à educação, continue acompanhando as nossas publicações no Blog Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui