Recentemente, o excêntrico bilionário Elon Musk afirmou que você pode aprender tudo online. E ele tem toda razão. Inclusive, estudar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representa a porta para o curso superior dos seus sonhos. Se você quer saber como estudar para o Enem pela internet, preparamos um guia básico para orientar nessa jornada e ser feliz com uma boa nota no exame.

Na verdade, muitos estudantes apostam tudo no Enem para conseguir o ingresso em uma faculdade. Além disso, a nota do Enem pode ser usada para conseguir bolsas de estudo em instituições de ensino privadas, além de financiamento estudantil. Devido a esse grau de importância, é bastante comum dedicar-se muito para conseguir uma boa nota no Enem.

Para você ter uma ideia, a mesma internet que alimenta suas redes sociais também é um excelente caminho para obter conhecimento para a prova do Enem. Na web, por exemplo, você pode acessar as provas antigas do Enem e saber quais os conteúdos que mais aparecem. Ou ainda, pode verificar exemplos de redação nota mil para aperfeiçoar seus textos. E até assistir a filmes no Youtube!

Em suma, a prova do Enem deste primeiro semestre de 2021 já passou. Mas toda hora é hora de começar a planejar e iniciar os estudos para a próxima prova. E, para isso, basta ter acesso à internet e ir atrás do conteúdo necessário. Neste post, vamos mostrar como estudar para o Enem pela internet.

Você vai se surpreender com o que pode encontrar. Confira!

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

Leia também: Matérias para estudar para o Enem: veja 57 conteúdos essenciais

Estudar para o Enem pela internet: sim, você pode!

Você já deve estar cansado de ouvir que não devemos acreditar em tudo que se vê pela internet. No entanto, ao pesquisar em sites referenciados, pode ter certeza que haverá conteúdo importante para você estudar para o Enem. Vamos deixar claro que um cursinho e livros, por exemplo, também são tão importantes quanto o material encontrado na internet. Mas na web é tudo mais fácil, acessível e de graça. Por que então não aproveitar?

Abaixo, vamos listar alguns tipos de conteúdo relevantes encontrados na internet e que são muito úteis para quem está se preparando para o exame. Nesse sentido, insira na sua rotina de estudos o material encontrado na web.

Acesse provas antigas do Enem na internet

Uma das maneiras mais eficientes de estudar para o Enem, vestibulares e até concursos públicos e procurar por provas anteriores. Isso porque nessas provas passadas você tem uma ideia melhor de quais os conteúdos mais abordados e de que forma são cobrados. É possível refazer também as questões e verificar a resposta correta no gabarito. Em resumo, você consegue praticamente decorar as provas antigas do Enem e ser certeiro caso apareça alguma questão parecida no próximo teste.

Outra vantagem de resolver as provas antigas é conhecer o estilo das questões e também o tempo que você precisa para terminar o exame. Desse modo, você previne surpresas na hora de fazer a prova para valer.

Você pode acessar as provas antigas do Enem no site do Ministério da Educação (MEC) ou em portais paralelos de estudos sobre o Enem.

Leia também: Provas antigas do Enem: saiba como utilizá-las nos estudos

Busque por exemplos de redação nota máxima

A Redação é uma das partes mais importantes da prova do Enem. Ao mesmo tempo que pode diferenciar um candidato da multidão, pode também ser o pesadelo e motivo para eliminação. Assim como pesquisar provas antigas, verificar exemplos de sucesso de redações corrigidas no Enem é um bom caminho para entender como o texto é avaliado. E, dessa forma, como você pode desenvolver suas redações de uma maneira mais adaptada à prova.

Desse modo, no universo da internet, você pode achar muitos exemplos de redações escritas para o Enem, tanto as mais sofríveis como as exemplares e notas 1000.

Leia também: Redações nota mil Enem: três exemplos que foram bem no exame

Acompanhe podcasts específicos para o Enem

Certamente você já sabe o que são podcasts. São programas em áudio divulgados periodicamente sobre qualquer assunto que você pode imaginar. E claro: há muitos deles que ajudam a estudar para o Enem. O legal do podcast é que você pode ouvir o programa em um fone de ouvido enquanto faz outras atividades, como um exercício físico. Ou, ainda, quando está em deslocamento de ônibus, de carro, de bicicleta etc.

Em outras palavras, dá para acompanhar os podcasts de qualquer jeito e não perder nada. Veja abaixo o nome de alguns dos mais conhecidos, com professores super-renomados e que abordam várias disciplinas:

  • Podcast Nerd Cursos
  • Xadrez Verbal
  • Resumov
  • AntiCast
  • Escriba Café
  • Scicast
  • Fronteiras da Ciência
  • Presidente da Semana
  • Dá Ideia
  • Filosofia Pop

Leia também: Podcasts: conheça os melhores para estudar para o Enem

Videoaulas no Youtube com experts sobre o Enem

Assim como os podcasts, estão bombando as videoaulas no Youtube sobre as disciplinas cobradas no Enem. Em outras palavras, tem muitos canais do YouTube para estudar de forma gratuita e ir muito além dos livros e simulados. Confira abaixo alguns dos canais mais conhecidos para você acessar e aprender de uma forma mais descontraída:

  • Redação e Gramática Zica
  • YouTube Edu
  • Biologia Total com Prof. Jubilut
  • Se Liga Nessa História
  • Descomplica
  • Enem por Mateus Prado
  • Eureka!
  • Omatematico.com
  • ReVisão
  • Manual do Mundo

Estudar para o Enem pela internet com filmes

Outra maneira muito atraente de estudar para o Enem pela internet é acessar as plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video, por exemplo, para assistir filmes, séries e documentários. Para quem procura ampliar o conhecimento sobre atualidades, por exemplo, assistir filmes é uma boa estratégia. Além disso, é uma prática menos cansativa do que ler um livro por muito tempo.

Ao assistir a filmes sobre acontecimentos históricos, por exemplo, você ganha conhecimento para desenvolver uma melhor redação. Ou, ainda, acertar questões sobre atualidades, história, geografia, entre outras. Vale a pena investir em filmes para descansar e aprender ao mesmo tempo. Em outras palavras, unir o útil ao agradável.

Leia também: Vai fazer Enem? Confira 40 filmes para estudar história

Procure por simulados e potencialize as redes sociais

A internet também está repleta de simulados com questões que podem cair no Enem para ajudar você a estudar. É uma boa maneira de treinar o perfil da prova e das questões. Em tese, aprender como resolvê-las sem perder muito tempo, com a técnica necessária.

Por fim, parece estranho, mas até as redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter podem ser muito úteis para estudar para o Enem. Nessas redes há muitos fóruns e grupos específicos sobre a prova do Enem. Procure por esses grupos e participe das discussões. Vale a pena.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Como estudar para o Enem pela internet: entendeu os caminhos?

Como você pode perceber, a internet está aí para ajudar e temos que tirar proveito do conhecimento disponível na rede. Portanto, tente organizar sua rotina de estudos para o Enem com espaço para o conteúdo da internet. Certamente, essa prática vai ajudar bastante a assimilar os conteúdos necessários.

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog da Estácio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui