8 dicas para alcançar o sucesso profissional e qualificar-se em uma faculdade

Alcançar o sucesso profissional é a meta de vida de muita gente. E não só por uma questão financeira: há quem sonhe em ser referência no mercado, inspirar outras pessoas e fazer a diferença em sua área de atuação. Apesar de não haver uma fórmula para isso, existem alguns passos que podem tornar esse objetivo mais acessível. Se você começar a se dedicar desde a faculdade, por exemplo, maiores serão as chances de chegar lá.

Confira, a seguir, oito dicas para investir em sua carreira desde o início da sua vida acadêmica.

Como a faculdade pode ajudá-lo a alcançar o sucesso profissional

1. Escolha um curso que você gosta

Pode não ser só isso, mas escolher um curso – e, consequentemente, uma profissão – que você gosta já é parte do caminho para alcançar o sucesso profissional. Quem opta por uma carreira que o faz ter vontade de levantar da cama e ir trabalhar todos os dias é mais motivado, produtivo e acaba chamando atenção no mercado.

Em uma entrevista à revista Você S/A, Mark Albion, autor do livro Making a Life, Making a Living, conta que, em uma pesquisa, entrevistou 1,5 mil profissionais que tinham concluído há 20 anos MBA nas melhores instituições de ensino dos Estados Unidos. Dos 101 multimilionários encontrados no estudo, apenas um afirmou ter escolhido o primeiro emprego por conta do salário. Todos os outros optaram por oportunidades com as quais realmente tinham afinidade.

2. Conheça suas habilidades

O autoconhecimento é o primeiro passo para decidir qual caminho trilhar profissionalmente. Se você realmente souber do que gosta, quais são as suas habilidades, como você quer estar daqui 20 anos, entre outras questões, será mais fácil escolher sua carreira. Os testes vocacionais podem ser grandes aliados nesse momento, mas lembre-se que eles só têm validade quando aplicados por profissionais.

3. Dedique-se aos estudos

Pode parecer óbvio, mas o tempo que você dedica aos estudos costuma fazer diferença ao ingressar no mercado de trabalho. O bom profissional é aquele que está sempre se atualizando e, além disso, se você tem o hábito de ler e procurar saber mais sobre as disciplinas durante a sua graduação, certamente dará sequência a esse processo depois de formado, em seu emprego.

4. Aproveite a faculdade para fazer networking

Atualmente um dos fatores que mais fazem a diferença para o sucesso profissional é a rede de contatos que você tem. É a partir dela que você poderá ser recomendado para uma vaga em uma empresa, encontrará um sócio para montar o próprio negócio, será convidado para participar e palestrar em eventos, entre outras oportunidades. O networking começa na faculdade, com colegas e professores da sua área e com interesses em comum. Conhecer pessoas e mostrar a elas suas habilidades pode abrir muitas portas.

5. Agarre as oportunidades de estágio

O estágio é a melhor forma de iniciar uma carreira e alcançar o sucesso profissional. Ele é a porta de entrada para o mercado de trabalho, além de ser uma oportunidade para você aprender na prática o que viu durante as aulas. Começar a trabalhar na área enquanto ainda está na faculdade pode, ainda, ser uma boa maneira de garantir um emprego quando você estiver com o diploma em mãos, uma vez que é comum os estagiários com bom desempenho serem efetivados nas empresas.

6. Disciplinas optativas para aprender ainda mais

Uma outra forma de aproveitar ao máximo o período em que você está na faculdade é cursar a maior quantidade de disciplinas que puder. Além da grade curricular obrigatória, as instituições de ensino costumam oferecer matérias optativas, que podem ser até de outros cursos. Quanto mais você aprender, mais chances terá de alcançar o sucesso profissional.

7. Projetos de extensão que simulam um ambiente profissional

Além dos estágios, os projetos de extensão servem para que você coloque em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. No curso de Direito, por exemplo, existem os escritórios com atendimento jurídico à comunidade, assim como no curso de Psicologia os alunos oferecem consultas e, no curso de Jornalismo, são produzidos jornais-laboratório – em todos os casos com a supervisão de professores.

8. Tenha um objetivo e trace um plano de ação

É impossível chegar ao sucesso profissional se você nem mesmo sabe o que ele significa. Para muitos é alcançar um cargo de gestão, para outros é virar referência em determinada área, e ainda há quem sonhe em ter uma empresa de sucesso, concluir um doutorado, entre diversas outras possibilidades. Por isso, antes de tudo, é preciso ter certeza do que você quer. Assim, fica mais fácil planejar como chegar lá e seguir os passos necessários para trilhar o caminho almejado.

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe nosso blog e saiba mais sobre sucesso profissional, vestibular, cursos de graduação, entre outros temas ligados à carreira e à educação. Até o próximo post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *