Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!
Você está aproveitando as disciplinas optativas que o seu curso oferece? Muita gente vê essas matérias apenas como uma obrigação para cumprir as horas necessárias para se formar e acaba se matriculando nas mais fáceis, sem pensar muito no que elas trarão de conhecimento. Porém, essas disciplinas podem ser a grande chance de você se diferenciar dos colegas de faculdade ao desenvolver outras habilidades e aprender assuntos diversos do que é esperado de alguém formado na sua área.
O que levar em condireação
- Interesses pessoais e objetivos de carreira;
- Áreas de estudo que gostaria de aprofundar;
- Recomendações de professores, mentores ou outros estudantes;
- Requisitos de créditos de disciplinas optativas do programa de estudo;
- Disponibilidade de horário e conflitos com outras disciplinas obrigatórias;
- Pré-requisitos ou conhecimentos prévios necessários para o curso;
- Opções de disciplinas oferecidas pelo departamento ou faculdade;
- Dificuldade do curso em relação a outros cursos e habilidades pessoais do estudante;
- Reputação do professor e avaliações do curso por outros estudantes;
- Impacto do curso na média geral e no progresso do programa de estudo.
Por que as disciplinas optativas são importantes?
As disciplinas optativas existem porque não há como inserir todos os assuntos importantes para determinada área nas matérias obrigatórias da grade curricular. Dessa forma, são disponibilizadas alternativas que os acadêmicos podem escolher de acordo com seus principais interesses.
No momento de decidir qual disciplina optativa fazer, tente levar em consideração duas situações:
Escolha algo diferente do que você já conhece
São nas disciplinas optativas que você pode se destacar ao aprender algo muito além do que é oferecido em seu curso. Por exemplo, na Estácio os alunos de cursos de comunicação, como Jornalismo, Design de Moda e Publicidade e Propaganda, têm a chance de estudar desenvolvimento de games como disciplina eletiva.
Nela, eles aprendem a programar, algo que será um grande diferencial em suas carreiras e pode ser aplicado em diversas áreas de atuação – um jornalista, por exemplo, pode fazer uma reportagem multimídia sozinho, criando uma página especial com o conteúdo dela no site do veículo de comunicação no qual trabalha.
Também é possível puxar disciplinas optativas de cursos que não necessariamente tenham alguma relação direta com o seu. Alunos de qualquer área podem se beneficiar de noções de empreendedorismo, por exemplo, mesmo que elas normalmente sejam ensinadas apenas em matérias da Administração. Assim, arquitetos, engenheiros, médicos e quaisquer outros profissionais podem aprender a montar o seu próprio negócio.
Existem ainda disciplinas optativas mais abrangentes, como Filosofia e Sociologia, que são importantes para qualquer curso, uma vez que o profissional formado exercerá sua função dentro da sociedade.
Tente direcionar sua carreira
Uma outra função das disciplinas optativas é direcionar a sua carreira. No Direito, por exemplo, é comum existirem optativas aprofundando matérias obrigatórias – como Direito Civil III e Direito Penal IV.
Na Medicina, há disciplinas que ensinam sobre plantas medicinais, para quem pretende receitá-las como mais uma forma de tratamento, e a Nutrologia Pediátrica, que é uma introdução àquilo que o acadêmico que escolher se especializar em Nutrologia ou Pediatria verá na residência médica.
Nos cursos de Comunicação, costumam existir optativas relacionadas à fotografia, mesmo que seus conceitos básicos já sejam vistos em uma disciplina obrigatória. Na optativa, há o aprofundamento no segmento escolhido, como fotografia publicitária ou fotojornalismo.
Não desperdice sua chance de aprender algo que gosta e não está previsto em sua graduação ao escolher as disciplinas optativas que dão menos trabalho. Pesquise a grade curricular de outros cursos e identifique assuntos que trarão benefícios para o seu dia a dia antes de se matricular. Essas matérias podem poupar seu tempo de um curso livre depois de formado.
Se você gostou das dicas deste post, não deixe de acompanhar nosso blog. Nele, trazemos diversos conteúdos para deixar a sua experiência na graduação ainda melhor. Deixe também suas sugestões de assuntos nos comentários. Até o próximo post!
Perguntas
O que são disciplinas optativas?
Disciplinas optativas são cursos que você pode escolher livremente para complementar o seu currículo obrigatório na faculdade. Elas são oferecidas por departamentos ou faculdades específicos e permitem que você se aprofunde em áreas de interesse pessoal ou obtenha habilidades adicionais em sua área de estudo.
Quantas disciplinas optativas eu preciso fazer?
O número de disciplinas optativas que você precisa fazer depende do programa e das regras da faculdade. Algumas faculdades exigem que você faça um certo número de créditos em disciplinas optativas, enquanto outras permitem que você escolha apenas algumas disciplinas optativas. Verifique com seu orientador acadêmico ou com o departamento de sua área de estudo para obter informações precisas.
Como escolho quais disciplinas optativas fazer?
As disciplinas optativas devem ser escolhidas com base em seus interesses pessoais, objetivos de carreira ou áreas de estudo que deseja aprofundar. Procure orientação de professores, mentores ou outros estudantes para obter recomendações sobre quais disciplinas podem ser mais úteis ou interessantes para você. Verifique também os catálogos de cursos e converse com os professores sobre as opções disponíveis.
As disciplinas optativas são importantes?
As disciplinas optativas podem ser importantes por vários motivos. Elas podem ajudar a complementar sua formação, a aprimorar habilidades em áreas específicas ou a expandir seus conhecimentos em áreas que você não teria a oportunidade de estudar de outra forma. Além disso, muitas vezes as disciplinas optativas podem ajudar a torná-lo mais competitivo no mercado de trabalho ou prepará-lo para futuros estudos acadêmicos.
As disciplinas optativas custam mais?
Geralmente, as disciplinas optativas custam o mesmo que as disciplinas obrigatórias. No entanto, alguns cursos especializados ou que envolvem viagens podem exigir taxas adicionais. Verifique com a faculdade ou departamento de sua área de estudo para obter informações precisas sobre os custos.
Posso fazer disciplinas optativas fora da minha área de estudo?
Sim, muitas vezes você pode fazer disciplinas optativas fora de sua área de estudo. Isso pode ser uma ótima maneira de ampliar seus horizontes e experimentar coisas novas. No entanto, verifique com seu orientador acadêmico ou com o departamento para garantir que as disciplinas optativas escolhidas atendam aos requisitos da faculdade e sejam contabilizadas para seus créditos.
As disciplinas optativas afetam minha média geral?
Sim, as notas das disciplinas optativas contam para sua média geral, assim como as notas das disciplinas obrigatórias. No entanto, se você escolher uma disciplina optativa que esteja fora de sua área de estudo e for muito desafiadora, pode ter um impacto negativo em sua média geral. Certifique-se de escolher disciplinas optativas que sejam relevantes para seus objetivos de carreira e que estejam dentro de seu nível de habilidade e interesse.
Receba mais atualizações sobre os cursos e ofertas para sua inscrição!