Capacitação profissional: convença a empresa a pagar por sua faculdade

Apesar de cursar uma faculdade particular hoje ser mais acessível do que era antigamente, pagar pelos estudos ainda exige sacrifício. Alguns programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) ajudam quem quer fazer uma graduação mas não consegue bancar a totalidade das mensalidades. Porém, esses programas são limitados e nem todos que tentam o acesso à eles conseguem o benefício. Por isso, muitas pessoas recorrem às empresas onde trabalham para custear os seus estudos, utilizando como justificativa a capacitação profissional.

De fato, isso pode trazer benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa. Cada vez mais o capital intelectual é reconhecido como uma das partes mais importantes da companhia e investir nele é uma forma de proporcionar crescimento às pessoas e, consequentemente, ao próprio negócio. Porém, para isso, o funcionário precisa se mostrar comprometido com a oportunidade, além de deixar claro como ela poderá impactar positivamente no seu desempenho no trabalho.

4 dicas para mostrar à empresa que vale a pena investir em sua capacitação profissional

1. Seja valioso para a empresa

Ninguém investe no que não acredita que trará retorno. Isso pode parecer óbvio em relação a aportes financeiros, mas não é diferente no investimento em pessoas. Se você tiver um alto desempenho, fizer a diferença na sua equipe e for admirado pelos colegas e gestores, provavelmente terá muito mais chances de conseguir que a companhia pague pela sua capacitação profissional. O principal ativo das empresas são as pessoas, por isso é vantajoso a elas darem todas as ferramentas para que bons profissionais cresçam e façam ainda mais diferença no trabalho.

2. Mostre vontade de crescer dentro daquela companhia

Nos Estados Unidos é comum as empresas pagarem pela faculdade dos profissionais. Isso é abordado em alguns filmes e séries, como em Better Call Saul. Na produção, a advogada Kim Wexler se formou em direito com a ajuda do escritório onde trabalhava, o Hamlin, Hamlin & McGill. Mesmo após sua formação, ela permanece durante um longo período de tempo na empresa e, devido à sua boa reputação profissional, ela conquista grandes clientes para o escritório.

Apesar de a obra ser uma ficção, retrata exatamente o que as companhias buscam ao investir na capacitação profissional de seus colaboradores: que eles virem referência e utilizem na empresa todo o conhecimento adquirido. Ao solicitar para os gestores um investimento em seus estudos, mostre vontade de permanecer na empresa, mostrando quais cargos almeja e como poderá contribuir ao chegar lá.

3. Apresente as vantagens que uma capacitação trará para o seu trabalho

Ao propor que a empresa invista em sua faculdade como uma capacitação profissional, você certamente escolherá um curso que tenha a ver com o que faz dentro da companhia, ou pelo menos com alguma função que almeja alcançar nesse lugar. Dessa forma, o melhor argumento para convencer os gestores que vale a pena bancar os seus estudos é mostrando como esse aprimoramento poderá trazer benefícios para o seu trabalho.

Afinal, além de aprimorar conhecimentos técnicos e teóricos, não existe lugar melhor para se atualizar do que um ambiente acadêmico. Nesse local você não apenas terá mais embasamento como conhecerá novas e mais produtivas formas de produzir algo em determinada área.

4. Tire notas boas

Este é o conselho mais clássico. Se você já iniciou a faculdade e quer que a empresa o ajude a bancá-la, o mínimo que pode fazer é ter boas notas. Assim, será mais fácil convencer qualquer gestor de que você está fazendo os seus estudos valerem a pena. Caso você ainda vá começar o curso, a dica se mantém.

Mesmo que a companhia concorde em ajudá-lo a pagar a universidade desde a primeira fase, você provavelmente precisará ter um bom desempenho para manter o benefício. Pensando além da questão financeira, focar em bons resultados fará com que você aprenda mais e se destaque em sua profissão.

Se você quer crescer na sua carreira e, principalmente, se o seu objetivo é progredir dentro da empresa onde já trabalha, não hesite em solicitar aos seus gestores um investimento na sua faculdade como forma de capacitação profissional.

Esperamos que as dicas acima o ajudem nesta tarefa! Caso você tenha interesse em saber mais sobre os cursos de graduação e formas de ingressar na universidade, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais. Até o próximo conteúdo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *