Presencial, EaD e flex: dicas para escolher a modalidade de curso ideal para você

Fazer uma especialização é fundamental para garantir uma carreira de sucesso. Aliás, de acordo com uma pesquisa do IBGE, uma pessoa com diploma universitário no Brasil ganha 2,5 vezes mais do que alguém com apenas ensino médio. Só que para conseguir a tão sonhada formação é preciso investir tempo e dinheiro. Pensando nisso, as instituições de ensino criaram as modalidades presencial, EaD e flex. São formatos diferentes e muito atualizados para você conseguir equilibrar o seu tempo livre e ainda pagar as mensalidades de acordo com as condições financeiras.

Na Estácio, por exemplo, as modalidades presencial, EaD e flex são pensadas para atender todo o tipo de público. O presencial vai garantir maior interação com o mundo universitário, o EaD é para quem tem pouco tempo disponível e gosta da facilidade de estudar de qualquer lugar e a flex é para os que precisam garantir mensalidades mais baratas, mas não abrem mão da convivência com o mundo acadêmico. Quer entender melhor cada uma dessas modalidades? Então, leia este texto até o final. Vamos explicar as diferenças e as vantagens de todas elas.

Modelo presencial

Passar pela faculdade é o sonho de muita gente. Escolher o curso é só o primeiro desafio. Entre as possibilidades das modalidades presencial, EAD e flex, a primeira opção costuma ser a mais procurada. É a facilidade e o caminho já conhecido dos universitários. Na Estácio, por exemplo, esse formato é o que oferece aos estudantes uma convivência frequente com o universo acadêmico para trocas de experiências e novas descobertas em grupo.

Assim, para quem valoriza o contato presencial e não dispensa uma roda de discussão em grupo, a modalidade presencial é a melhor opção. Além disso, para facilitar as coisas, a Estácio, por exemplo, já oferece uma pequena carga horária online de até 20%. Isso significa que matérias mais conceituais podem ser feitas pela internet. Assim, você poderá manter o contato com o mundo acadêmico, mas agiliza sua formação em disciplinas online.

A principal diferença entre as modalidades presencial, EaD e flex é que no primeiro caso você precisará escolher um período para as aulas, ou seja, matutino, vespertino ou noturno. A partir de então, precisará estar na faculdade praticamente todos os dias. Assim, se você ainda está em dúvida entre as modalidades presencial, EaD e flex, saiba que na primeira opção é preciso levar em conta a localização de sua faculdade.

Afinal, morar mais perto da sua unidade é um ponto muito importante para evitar atrasos e percursos muito longos, por exemplo. Também tenha em mente que, para cursar no formato presencial, você precisará dedicar períodos do seu dia de forma exclusiva para as aulas. Então, tenha disciplina.

Modelo a distância (EaD)

Considerando as modalidades presencial, EaD e flex, temos a opção de estudos online. O EaD já é bem conhecido da comunidade acadêmica. O formato surgiu tímido e com muitas incertezas, mas hoje ocupa boa parte da vida dos estudantes. Essa modalidade oferece mais flexibilidade e um ambiente virtual de aprendizagem mais completo.

Saiba que no caso da Estácio, por exemplo, os cursos na modalidade EaD lhe possibilitam estudar de qualquer local e em qualquer horário. É preciso apenas uma conexão com a internet para entrar na sua sala de aula virtual e baixar o Material Didático Digital. Assim, dá para acessar todo o conteúdo disponibilizado pelos professores e também bibliografias complementares das disciplinas em que está matriculado, tais como: livros didáticos, power points, vídeos explicativos, jogos digitais, bibliotecas virtuais e física ou portais de periódicos.

De forma geral, entre as modalidades presencial, EaD e flex, o ensino a distância costuma ser o preferido dos estudantes. É que tem a facilidade de não precisar estar na faculdade presencialmente e ainda lhe permite adiantar ou atrasar os estudos de acordo com os imprevistos do dia. Além disso, o formato oferecido pela Estácio, por exemplo, é bem mais amplo e seguro. Você tem diferentes formatos para aprender, estuda em período letivo semestral e possui critérios de avaliação simplificados. Dá até para avaliar o seu conhecimento no final de cada aula.

Metodologias

Na sua sala virtual você ainda terá um fórum para troca de mensagens e conhecimento entre alunos e professores. É uma interação diferente, que, entre as modalidades presencial, EaD e flex, somente o ensino a distância oferece. Por fim, tem acesso a um plano de estudos para ajudar você e mais uma biblioteca virtual com tudo o que precisa.

Veja então que o EaD abre muitas oportunidades de aprendizado. A modalidade se reinventou nos últimos anos para oferecer um jeito ainda melhor de ensinar.

Modelo flex

Agora que você já entendeu melhor as outras possibilidades de estudo, vamos para o flex. Das modalidades citadas, é a mais completa, se assim podemos classificar. Na verdade, ela é uma junção das outras. No formato flex da Estácio, por exemplo, você terá aulas a distância, mas estará presencialmente na faculdade quando precisar usar um laboratório ou desenvolver alguma atividade mais prática.

Assim, o flex costuma unir o que há de melhor, uma metodologia inovadora e digital, comprovada pelos resultados no Enade. Você terá acesso aos materiais digitais, aos laboratórios presenciais e muito mais comodidade para criar o seu ritmo de estudos.

No caso das aulas presenciais, é só você entrar em contato com o polo mais perto da sua casa, fazer um agendamento e pronto. Nos laboratórios você sempre vai encontrar um tutor especializado. Isso significa que, entre as modalidades presencial, EaD e flex, essa última é a que oferece para você 70% do conteúdo digital e 30% do conteúdo presencial.

Vantagens da Estácio

Agora que você conhece as modalidades presencial, EaD e flex, vamos entender quais outras vantagens você precisa levar em consideração antes mesmo de escolher a sua faculdade. Na Estácio, por exemplo, você tem acesso a desconto de parceiros, como Saraiva, Gympass, Avon, Electrolux, Centauro, Hotel Urbano, Magazine Luiza e Cantão. Além disso, ao concluir a sua matrícula, pode acessar uma plataforma exclusiva de carreira. São dicas com orientação profissional online, milhares de vagas de estágio e emprego exclusivas.

Por fim, se precisar de apoio na hora dos estudos, ainda pode acessar a biblioteca virtual. E, em caso de imprevisto financeiro, tem ainda o seguro educacional. Se passar por uma demissão ou crise financeira, é só acionar o contrato para aquela ajudinha.

Financiamentos para sua faculdade presencial, EaD ou flex

Se ficou interessado em uma dessas modalidades, saiba que existem ainda mais vantagens e algumas bolsas de estudo. Você pode usar o PROUNI para fazer sua inscrição. Trata-se de um programa do Ministério da Educação com bolsas de estudo integrais e parciais (50%), nas modalidades presencial, EaD e flex.

A Estácio, por exemplo, também oferece o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), pelo qual você pode parcelar sua faculdade e pagar só depois de formado. Mas lembre-se que para conseguir essa vantagem é preciso ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Ainda existe o parcelamento Estácio. Assim, você pode começar a sua graduação pagando somente 30% da mensalidade nos dois primeiros períodos e parcelando o restante. Pra isso, nem precisa ter conta em banco e o parcelamento é feito sem fiador.

Mais para você

Gostou das dicas sobre as modalidades presencial, EaD e flex? Então, temos vários conteúdos esperando por você no nosso blog. Materiais gratuitos e exclusivos que podem apoiar você nessa jornada do conhecimento e pelo mundo acadêmico. Separamos várias dicas e algumas orientações para você se dar bem no mercado de trabalho e também na faculdade.

Acesse o nosso material e aproveite para construir uma carreira de sucesso! Você vai se surpreender com as possibilidades das modalidades presencial, EaD e flex e também de outros formatos disponíveis para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *