6 dicas para acertar na escolha de uma pós a distância

São inúmeras as vantagens de optar por uma pós a distância. Entre as principais estão os custos reduzidos — como o centro de ensino precisa de menos infraestrutura para oferecer os cursos nessa modalidade, consegue ofertar mensalidades mais em conta — e a possibilidade de assistir às aulas a qualquer horário e de qualquer lugar.

Devido ao EaD, não há mais desculpas para deixar a especialização em segundo plano. E se você é daquelas pessoas que preferem estudar sozinhas, concentrado e disciplinado, certamente só terá vantagens com esse tipo de formação. Todavia, assim como em qualquer curso de pós-graduação, é preciso ter atenção no momento de escolher em qual investir. Separamos, abaixo, algumas dicas para ajudá-lo a encontrar a opção que melhor se encaixa no que você está procurando. Confira!

Quais passos seguir para escolher a minha pós a distância?

Não são poucos os cursos e instituições de ensino disponíveis, o que torna a missão de escolher uma pós a distância ainda mais difícil. Confira algumas dicas que poderão auxiliar na escolha do curso certo para a evolução da sua carreira:

1. Não escolha a pós pelo título dela

Não é incomum encontrar alunos de pós-graduação insatisfeitos com o curso que escolheram simplesmente porque não verificaram a grade curricular antes de fazer a matrícula na pós a distância.

O título serve apenas para você ter uma noção do que irá estudar, mas dando uma boa olhada nas disciplinas será possível decidir se é realmente aquele curso que você procura.

Verificar a matriz curricular também é importante para escolher em qual instituição de ensino estudar: muitas vezes, cursos com nomes iguais ou semelhantes têm programas muito diferentes. Informe-se e faça a matrícula sabendo realmente o que esperar das aulas.

2. Procure por instituições de ensino de referência

Independentemente de fazer uma pós a distância ou presencial, busque sempre uma boa instituição de ensino. Uma vez que você está investindo o seu tempo e dinheiro, o mínimo que deve ter de contrapartida é uma boa formação.

Além disso, muitas instituições oferecem cursos de pós-graduação, mas nem todas são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). No sistema e-MEC é possível conferir quais especializações são reconhecidas pelo órgão. Nessa mesma plataforma você pode pesquisar a nota dos cursos e comparar com outros centros de ensino.

3. Conheça as demandas do mercado

A maioria das pessoas procura uma pós-graduação para manter-se atualizada e, assim, conseguir melhores oportunidades no mercado, sejam novas vagas ou mesmo um aumento de salário. Mas, para isso, é fundamental entender se a pós a distância que você pretende fazer vai ao encontro do que está sendo valorizado pelas empresas.

É claro que você pode apenas escolher um assunto no qual tem interesse, se o seu objetivo é apenas se especializar em algo que gosta. Para chamar a atenção dos empregadores, no entanto, é fundamental estar atento às tendências de mercado da sua área e da região onde você mora.

4. Busque ampliar os seus conhecimentos

Ter uma pós no currículo pode até ajudar na hora de concorrer a uma vaga, mas mais importante do que isso é conseguir adquirir conhecimentos novos por meio dela. Assim, ao analisar a grade curricular, como já foi sugerido, analise se você realmente aprenderá coisas novas com aquele curso. Não adianta ele ser uma reunião de tudo o que você já sabe — só se o seu propósito for apenas networking.

5. Tire um tempo para se dedicar aos estudos

Se você está investindo em uma pós a distância, é provável que não tenha muito tempo livre para assistir às aulas e fazer as atividades. Porém, é fundamental que você consiga se organizar para ter uma agenda fixa para isso. Pode ser todos os fins de semana ou mesmo um número x de vezes por semana à noite, por exemplo. O mais importante é conseguir seguir uma rotina para manter os estudos em dia.

6. Conheça os cursos da Estácio

A Estácio, maior instituição de ensino superior privada do País, conta com cursos de pós a distância nas mais diversas áreas. Entre as opções de formação oferecidas estão cursos de Comunicação e Design, Direito, Educação, Engenharia, Gestão, Humanas, Marketing e Vendas, Saúde e Tecnologia.

A universidade também possui uma modalidade voltada à formação de líderes, que é o MBA executivo. Ele oferece networking, workshops, mentorias, jogos empresariais, orientação de carreira e coaching.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *